sábado, 25 de abril de 2009

21ª jornada: FC Niggaz 2 x 4 RCSOFT

FC Niggaz:
12-RAFAEL TEIXEIRA
13-ANTONIO MARQUES
2-LUIS MONTEIRO
3-LUIS BATISTA
8-RUI RODRIGUES(c)
9-LEONARDO REIS
16-TARQUINI
17-VASCO SECO
20-HUGO JESUS
27-AYLTON
Treinador-José Pinto

RCSOFT:
1-DAVID PASSOS(c)
2-CARLOS RAMOS
3-ANDRE MARTINS
4-JOEL QUARESMA
6-PEDRO GIL
7-SERGIO RAMOS
8-MAURO MARTINS
10-EMANUEL SOUSA
PEDRO SARAIVA
NUNO TENENTE
MARO HORTA
Treinador:Paulo Sousa

Golos: Tarquini(FC Niggaz), Hugo Jesus(FC Niggaz); 2-Mauro Martins(RCSOFT), Emanuel Sousa(RCSOFT), Pedro Saraiva(RCSOFT).
Disciplina: 1 amarelo-Luis Batista(FC Niggaz)
Melhores em campo para as equipas: Vasco Seco(FC Niggaz); Passos(RCSOFT).
Melhor para arbitragem: Mauro Martins(RCSOFT).

18 comentários:

Cândido disse...

Já me disseram que foi um grande jogo. A liga amadora de andebol de Coimbra sempre com grandes espectáculos. Ops! Futsal queria eu dizer. Parabéns aos RC Soft pela vitória.

Cândido (Buba Juniores)

Anónimo disse...

Nunca comentei qualquer arbitragem ser ser quando a minha equipa está directamente ligada a esse jogo, mas desta vez abrirei uma excepção.

Quero começar por dizer que a vitória dos RCSoft é justa, mas "suja", não por culpa deles, mas sim por culpa de uma péssima arbitragem!

PERGUNTO: Esta é uma liga amadora de futsal, ou uma liga amadora de andebol?

Admito que ontem fiquei com essa dúvida, devido à enorme quantidade de mãos não sancionadas pelos árbitros! Ficaram pelo menos 3 faltas por marcar por mão na bola e todas elas a favor dos niggaz...... Um "embalar" da bola no meio de uma pequena confusão, uma mão que julgo ser à entrada da área e uma mão ESCANDALOSA que daria penalti com a possibilidade de um 3-2 com o relógio a contar 4/5 min de jogo da 2ª parte. Não consigo acreditar que nenhum dos árbitros não tenha visto essa mão dentro da área. Ainda para mais, porque o árbitro do lado da bancada encontrava-se no mesmo sítio que eu e daí a imagem do lance era completamente NÍTIDA e EVIDENTE!

Também quero destacar a dualidade de critérios presentes neste jogo, dando o exemplo da jogada do Luís Batista em que lhe foi admoestado o cartão amarelo por puxar um jogador dos RCSoft, quando antes o jogador dos RCSoft Emanuel Sousa, tinha feito o mesmo!

Mas agora percebo porque é que a equipa dos RR Teixeira Seguros tanto protestou comigo por ter assinalado um penalti por mão na bola dentro de área contra a sua equipa. É que para eles, repito, estamos num torneio de andebol e todos são GR!!! Hum... Se eu já tinha quase a certeza que tinha assinalado bem esse penalti, agora fiquei com certezas absolutas!

Para finalizar quero destacar um jogador que admiro pela postura, força, técnica e agressividade (dentro das leis). Falo do Aylton! Ontem foi um grande senhor com a bola nos pés e mesmo sem ela. Pôs para trás das costas todos os infelizes incidentes da 1ª volta e mostrou o que é jogar à bola.

Parabéns a todos os jogadores dos Niggaz que conseguiram aguentar tantas tantas adversidades ao longo do jogo! Mas ontem não vos deixaram fazer mais!

Respondo agora à minha pergunta (em cima): "Para a dupla de arbitragem, é uma liga de andebol!"

Abraços
Filipe Goucha
Buba Juniores

Vitor Fonseca disse...

o pack do paparazzi

http://rapidshare.com/files/225594166/niggaz_rcsoft.rar

Rui Rodrigues disse...

Antes de mais dar os meus sinceros parabens aos RCSOFT pela vitória no jogo de ontem.
Dar destaque porque me parece importante, dizer que o jogo decorreu(entre as 2 equipas), com respeito e com correcção, não são 2 equipas amigas nem no final fomos todos pos copos, mas ao menos houve respeito e tudo correu felizmente bem, ao contrario da primeira volta.
Dar nota tambem para a excelente moldura humana para um jogo amador e agradecer aos nossos amigos presentes, que tanto apoio nos deram, bem como a presença de imensa gente da liga.
Em relaçao ao jogo, penso que até nem começamos mal o jogo, enviamos uma bola ao poste e praticamente na sequencia sofremos o golo. Após isso os RCSOFT tomaram conta da primeira parte por completo, chegando com toda a justiça aos 3-0 ao intervalo.
Na segunda o jogo pareceu-me diferente, nos tivemos melhor, criamos varias oportunidades mas um Passos inspirado, com uma defesa muito compacta(Saraiva fez um excelente jogo) e factores "extra" as 2 equipas nao nos permitiu chegar a igualdade, tendo o jogo estado em 3-2 a 8 minutos do final. O 4-2 matou o jogo.
Penso que nao se pode retirar de maneira nenhuma o merito pela vitória dos RCSOFT, mas atendendo a que a 2ªparte foi nossa e a 1ª deles acho que o empate era o que mais se adequava.
Para acabar uma nota para a minha equipa, mais uma vez todos se portaram muito bem, quer no jogo(deram tudo para chegar no minimo ao empate), quer em não responder nem baixar o nivel na relação com a arbitragem de ontem. Houve coisas que nem quero pensar muito na razão para terem acontecido porque se o fizer vão me levar a pensar no que é que esta liga tem de amigável...mas ao menos não perdemos a razão ontem, com nenhuma atitude.
Fiquei so a estranhar que num jogo de Voley, o resultado tenha sido de 4-2...quando toda a gente sabe que a primeira equipa a ganhar o 3ºset vence o jogo...

Ricardo Goucha disse...

Tenho que dar os parabéns ao Vitor Fonseca... conseguiu gravar uns vídeos de alguns dos lances mais interessantes da partida.

Ja se falou muito na arbitragem e realmente foi a equipa que esteve em pior plano. A equipa de arbitragem dos RR Teixeira até ja foi elogiada por mim neste blog, mas ontem deixou-me envergonhado.

Não querendo falar mais nisso, só gostava de perguntar ao elemento que arbitrava do lado dos bancos porque razão voltou atrás na decisão de marcar penalty, numa das mãos.
No vídeo vê-se perfeitamente que ia apitar, mas não o fez à última de hora.

O jogo foi muito interessante. A fazer inveja a muitos jogos dos distritais da AFC, não só a nível do futebol jogado, mas também a nível do público, que esteve excelente no apoio (maioritariamente a uma das equipas).
A vitória decidiu-se num aspecto... a eficácia.

Ricardo Goucha disse...

Esqueci-me de falar numa coisa...

Surpreendeu-me ver o jogador Emanuel Sousa em campo. Isto porque quando o jogador foi castigado na primeira volta, o capitão de equipa David Passos referiu num comentário no blog:

Independetemente do castigo que o jogador Emanuel iria levar, nós já tinhamos decidido castiga-lo internamente, não pelo que chamou e não vou comentar mais, mas sim pela atitude.
E mesmo achando o castigo injusto e muito pesado, mas o que está decidido, decidido está, vamos castiga-lo na mesma e queremos partilhar isso com o resto das equipas. O jogador Emanuel não irá jogar o jogo da 2ª volta contra os FCNigazz. Ele aceitou e não se impõe ao castigo, embora ele também ache pesado o castigo da comissão da liga.
Afinal voltou-se com a palavra atrás.

Apesar disso, os RCSoft tinham toda a liberdade para o pôr a jogar.

David de Passos disse...

Mais uma vez vou falar no blog, e já tou farto de dizer que não gosto de o fazer prefiro falar com o pessoal cara a cara, falo não para lavar roupa suja como certas pessoas fazem e pelos vistos gostam, mas apenas o faço porque falaram no meu nome.
O castigo era interno à equipa e foi só levantado porque precisavamos dele para a estrategia que queriamos aplicar devido uma nova tactica que andamos a aperceiçoar.
Antes do dia do jogo e por varias vezes e momentos antes de começar o jogo, foi conversado com o capitão dos Niggaz acerca do Emanuel jogar, porque sabiamos tambem que os Niggaz disseram que se o Emanuel jogasse eles não entrariam em campo se o Aylton se recussasse a jogar.
Falamos com eles porque primeiro queriamos que eles jogassem e porque não queriamos que os Niggaz se sentissem mal a jogar com o Emanuel em campo, principalmente o Aylton.
Não somos os melhores amigos, mas acho que a relação entre as duas equipas é boa, prova disso o excelente comportamento das duas equipas hoje no jogo da final do Torneio AGIT e a confraternização que houve no final da entrega dos prémios.

Djisus disse...

Como interveniente gostaria de deixar aqui a minha opinião acerca deste importante jogo...

Jogaram as 2 melhores equipas da liga...o título estava em jogo e no caso de vitória nossa a Liga ficava logo decidida e esse factor, falando por mim e na minha opinião, pesou na forma como entrámos no jogo. Algo receosos e nervosos acabando por fazer uma 1ª parte muito longe do que sabemos fazer...Os RCSoft aproveitaram muito bem e nesse período mereceram claramente chegar ao fim com o resultado de 3-0.

A 2ª parte foi obviamente diferente, entrámos completamente transfigurados e decididos a mudar o rumo das coisas e conseguimos chegar ao golo na altura ideal...o jogo dos RCSoft na 2ª parte foi muito mais defensivo e a jogar no contra-ataque muito devido à nossa constante pressão...depois chegámos ao 3-2 e pelo meio houve algumas "coisas estranhas" que impediram a nossa reviravolta...depois os RCsoft num contra-ataque bem deliniado acabaram com o jogo ao fazerem o 4-2. E assim acabou...

Parabéns aos RCSoft que realmente mereceram ganhar muito pela boa vantagem que alcançaram na 1ª parte e não têm culpa nem da nossa má entrada nem das "coisas estranhas" que se passaram...

Agora falar só um bocadinho ( não vale a pena estar sempre a bater no ceguinho...) das "coisas estranhas" que se passaram...

eu sempre acreditei que no futsal e no futebol ( ou seja em jogos que se joga à bola com o pé na maioria das vezes ) a mão era proibida de ser usada ( tirando os gr e mesmo estes só a podem usar dentro de área)...mas pelos vistos, em tantos anos a ver futebol andava redondamente enganado...ou então na sexta estava com alucinações ( eu e a maior parte das pessoas ) e vi mãos por todo o lado...

O mais engraçado é que numa dessas mãos o arbitro mais próximo também a viu e supostamente iria apitar a respectiva grande penalidade mas subitamente decidiu não apitar e ficar quieto...isto a um metro de mim...eu pergunto porque? e o senhor arbitro não responde...não percebi...fiquei uma beca à nora...deve ter sido alucinação também... e fizeram montagens nos vídeos só pode...ou então tbm tenho alucinações a olhar pós vídeos ( isso é muito feio de se fazer xD xD)

bem isto tudo para dizer que eu, fazendo parte da equipa prejudicada, sinto uma enorme frustração por perder o jogo nestas circunstancias...porque nós podemos não ser profissionais mas temos olhos para ver o que qualquer um viu...e assinalar o que é suposto ser assinalado...mesmo sem se ser profissional...

como diria o filósofo do futebol português:

"andebol, basketebol mão, futebol pé!!!"

neste caso é futsal ..o que é idêntico xD

bem por fim dar os parabéns mais uma vez aos RCsoft...o que lá vai lá vai e agradecer a todas as pessoas que foram vibrar ao pavilhão...fazendo disto uma verdadeira festa...que haja mais jogos assim...com fair play e bastante publico :D

Djisus[20]

António Silva disse...

Cheguei ao Pavilhão quando a primeira parte estava a acabar com o resultado já em 3-0. Pensei que com a experiência da RCSoft o jogo estaria decidido, mas os Niggaz fizeram uma segunda parte de luxo secando completamente a equipa adversária e criando oportunidades suficientes para empatar o jogo. Não conseguiram e num contra-ataque os RC Soft fizeram o golo da tranquilidade.

Pelo que vi a vitória deveria cair para os Niggaz, mas seria injusto de todo afirmar isso porque como já referi não vi a primeira parte.

Quanto ao lance do penalti; é claríssimo que a bola bate no braço do jogador, mas parece-me não haver intenção de meter a mão à bola; por isso aceito a decisão do árbitro, tal como aceitaria se o mesmo fosse assinalado. Ainda relativamente a este lance lembro a comentário dum jogador dos Niggaz que beneficiou duma mão claríssima no jogo contra nós e no seguimento da jogada a sua equipa marcou um golo: "para mim era falta admito mas foi sem intenção de jogar com a mão portanto temos de respeitar o critério do arbitro". Não me parece correcto que agora como o lance foi contra ele não respeite esse mesmo critério e critique a arbitragem.

Parabéns a ambas as equipas pelo grande jogo efectuado e principalmente à RCSoft pela vitória.

Rui Rodrigues disse...

Bem Antonio respeito a sua opinião, mas os 2 lances que fala penso que não tem muito a ver...primeiro esse lance foi já dito por mim e por colegas meus que teria sido falta(o do Hugo contra voces), mas neste caso o jogador faz um movimento com o braço e nao esta com o braço ao longo do corpo, bem como alem desse lance existiu outro na area na segunda parte onde o jogador dos RCSOFT ajeita a bola com a mão. Penso que os 2 lances não são exactamente iguais dai a diferença na aceitação dos 2 erros da arbitragem. Para não falar que o arbitro viu, ia apitar, mas não marcou sabe-se lá porque...e sinceramente neste momento nem quero saber...

Anónimo disse...

O meu nome é João Santos, sou dirigente de uma equipa de futsal da AFC e ex-arbitro da modalidade.
Antes de mais quero felicitar a orgnização pela execelente Liga que conseguiu organizar e cujo expoente máximo foi atingido na passada 6ª feira num jogo que por acaso tive a sorte de ir ver, depois de tanto já ter ouvido falar nesta Liga, por alguns dos meus atletas.
Grande jogo, grande ambiente e um vencedor que acaba por ser justo face ao que se passou nos 40 minutos de jogo.
Muito bem os RCSOFT na 1ª parte da darem uma excelente demontração de como se joga futsal.
Na 2ª parte os NIGAZZ como lhe competia foram atrás do prejuízo, mas não conseguiram concretizar, uma vezes por falta de sorte, outras por uma excelente exibição do GR adversário.
Em relação à arbitragem que supreendentemente tem sido tão contestada (tanto aqui como no pavilhão), não consigo perceber o porquê disso acontecer, dada a concentração que mantiveram num jogo dificil de dirigir, e cujas decisões foram quase sempre correctas.
Quanto ao lance do pretenso penalty, relembro só que o remate é feito a cerca de um metro do jogador, e ele não faz qualquer movimento com os braços com a intenção de jogar a bola. É um CLARO lance de bola na mão e não mão na bola!
Em relação ao 2º penalty, sinceramente não me lembro qual o lance tão reclamado.
Fica o registo de dois erros, embora compreensiveis dado o posiciomento dos dois arbitros, quando um jogador da RCSOFT jogou claramente a bola com os braços no seu meio campo de ataque, e ou outro quando o nº 27 dos NIGAZZ tb ele jogou a bola deliberadamente com a mão. Terão de ter tb mais atenção aos "carrinhos", que devem ser punidos com falta!
Parabéns mais uma vez às equipas, que fizeram uma excelente partida e conseguiram mobilizar aquela excelente moldura humana para um jogo de futsal amador.. quem nos dera que nos nos jogos da AFC tivéssemos sempre os pavilhões com aquela moldura humana!
PARABÉNS!

João Santos
COIMBRA

Djisus disse...

António Silva com todo o respeito pela sua opinião acho que os lances são bem diferentes...eu tinha o braço quieto no lance que refere e aqui o jogador faz o movimento com o braço...

E admitindo a hipótese de não ser penalty o que não se pode admitir é o que um arbitro vá para apitar a falta e decida no ultimo momento não apitar...ou seja ele viu e estava para considerar falta ma por alguma razão não assinalou nada...

E é pena não haver ( até ver ) mais vídeos do jogo que pudessem mostrar as outras mãos ( uma delas novamente dentro da área) porque não é só deste lance especifico em que os Niggaz se sentem lesados.

Mais uma vez queria no entanto frisar que a vitória dos RCSoft é justa e não queremos tirar mérito à vitória...simplesmente pensamos que, com uma arbitragem imparcial o resultado ( da maneira que estava o jogo no 2ª tempo ) poderia ter sido outro. Os parabens aos RCSotf mais uma vez pela vitória.

Carrega Niggaz

Nesto disse...

Não sou árbitro de futsal, nem de futebol, mas já apitei um ou outro jogo de basket e sei que esta função é extremamente ingrata! Ainda para mais num jogo que ia muito provavelmente decidir o título e com quê...? cento e tal pessoas a assistir?!... é muita pressão (houve mesmo quem gritasse aos ouvidos do árbitro junto da bancada) para quem não está habituado a estas lides e quem é amador!

Se há penalty(s)? eu sou da opinião que sim, independentemente de a bola ir ao braço como diz o Sr. João Santos, julgo que um jogador não pode estar com os braços abertos num ângulo de quase 90º em relaçao ao tronco. E a mim sinceramente até me pareceu que tivesse movimentado o braço. Mas pronto, cada um tem a sua opiniao. E os erros são as coisas mais naturais de um desportista. Senão vejamos:

2ª Parte do jogo:
1 - Aylton segue isolado pela direita para a baliza, está cara-a-cara com o GR e em vez de aplicar o excelente remate de pé-esquerdo, passa pro lado esquerdo para ninguem...
2 - Tarquini dentro da área de frente para o GR, completamente sozinho, depois de uma boa jogada pela direita dos Niggaz, remata frouxo contra o GR.
3 - Hugo Jesus, finta na defesa junto à linha, perde a bola. Vasco no meio campo nao recupera defensivamente, o jogador que teria de marcar corre para a frente, contra-ataque dos RCSoft - Golo (4-2)

Isto só pa transmitir a ideia de que todos cometemos erros e não podemos culpar somente o erro crasso (na minha opiniao) dos outros, para justificar que poderiam ter tido outro resultado.

Foi um excelente jogo, viram-se promenores individuais e de equipa fabulosos. A primeira parte foi toda dos RCSoft, a segunda foi completamente dominada pelos Niggaz, mas a eficácia dos primeiros foi maior, foram mais frios, mais italianos e venceram, julgo que bem.

Foi pena, estava pelos Niggaz, mas se repararem na classificação, vêm a velha máxima: "O ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos"!

Mais uma vez parabéns às duas melhores equipas da Liga de Futsal Amadora de Coimbra, pelo espectáculo proporcionado aos melhores adeptos da Liga de Futsal Amadora de Coimbra ;)


Abraço
Pedro Esteves (Buba Júniores)

Rui Rodrigues disse...

Bem eu nao queria tar sempre a comentar, mas só para exclarecer uma coisa em relação ao que o Nesto disse...nós NUNCA justificamos, nem o vamos fazer, a derrota com a arbitragem, nem quero tirar nenhum merito aos RCSOFT, quer pelo excelente jogo conseguido, quer pela vitória, quer pela conduta que tiveram em campo...simplesmente achamos que os erros cometidos não foram porque o arbitro nao viu ou teve duvidas...foi porque nao quis marcar...porque chegamos ao ridiculo de ter um jogador dos RCSOFT, literalmente com a bola ao colo(está nas imagens) e nas barbas de um dos arbitros e nao ser assinalado...querem-me convencer que não viram? ou que tiveram duvidas? só faltava esse jogador ter feito uma manchete para o lado para passar ao colega...
Mas volto a sublinhar...os RCSOFT tiveram MUITO merito na sua vitória e o que conseguiram foi graças a sua qualidade e ao seu excelente jogo, quanto a nos nao conseguimos disputar ao maximo o jogo contra eles, porque como já disse eles nao deixaram...De resto a analise do Nesto concordo com ela a 100% de todos os lances e inclusive dos erros da nossa equipa que apontou...

Anónimo disse...

Acho piada que quem sempre fala (e até demais) desta vez fica calado!
Peso na consciência ou será que já perceberam que todos erram e não só contra a sua equipa como ultimamente têm vindo a dizer (mas de forma mais grosseira)!!! Enfim...

Filipe Goucha
Buba Juniores

Anónimo disse...

As pessoas falam como se ja tivesse acabado o campeonato :)
As pessoas so falam mal da arbitragem!!
gostava de ver essas pessoas a arbitrar!! pensam que é tarefa facil?
so erra quem la está!!
mas pelo que vi nesse jogo reparei bem que esta tudo contra os RCSoft!
Serão eles 1 bicho de sete cabeças? Serão uns criminosos? Ou serao apenas a melhor equipa da liga(pelo que ouvi dizer)
Penso que se esta liga fosse mais divulgada que seriam muito bem sucedidos!!! parabens

Nuno lourenço!!
Assisti ao grande jogo proporcionado!!

Nesto disse...

O campeonato não acabou...mas quase...é que na teoria os Niggaz até têm um jogo mais complicado na última jornada do que os RCSoft.

A vantagem no confronto directo vai para os Niggaz, por isso os RC não poderão facilitar e tudo o que for menos que uma vitória poderá mudar a história da 1ª Liga Amadora, no entanto estou convicto que vencerão o jogo.

Se os RCSoft ficarem em primeiro têm de ser considerados obviamente a melhor equipa do campeonato, mas garanto que o facto de praticamente toda a gente ter estado do lado dos Niggaz, não tem mesmo nada que ver com isso... talvez sim, com o espírito com que se abordou esta Liga por parte de toda a gente. Um espírito amador e de convívio acima de tudo.

Jorge Costa disse...

Boas Pessoal!
Antes de mais dizer o óbvio e mais que escamoteado, e com a devida razão, ou seja, Grande jogo de futsal e excelente moldura humana.
Quanto à arbitragem, que é infelizmente dos pontos mais focados, a dizer que também eu na altura contestei algumas decisões dos árbitros, pois o juízo que fiz de alguns lances não foram coincidentes com os deles. No entanto a ver as imagens, admito que são susceptíveis de haver dúvidas. Mas o cerne da questão é que maus/diferentes/duvidosos juízos por parte de arbitragens irão haver sempre em qualquer campo de futebol do mundo e isso nem pode ter discussão. Acontece porque felizmente somos HUMANOS. Discutível/Repreensível seria/será sempre, que/quando os árbitros têm um(a) juízo/ideia de um lance e assinalam o contrário deliberadamente, e pelo que eu conheço dos amigos Teixeira não foi o caso de certeza absoluta.
Não esquecer que estamos a falar, não de profissionais da arbitragem, mas sim árbitros de ocasião/boa vontade, de um jogo á partida decisivo e com espectadores constantemente a emitirem as suas opiniões e muitas vezes para criticar os árbitros (o que faz parte do jogo e que também o fiz). Portanto é de fazer estas perguntas em bom Português - "Já pensaram na PUTA da pressão que não deve ser???? ” ; - "Não será muito difícil manter a concentração e o descenerimento, o que pode levar em alguns lances nem saber bem o que fazer?? "
Enfim...Parabéns às 3 equipas que se esforçaram dentro da sua disponibilidade/vontade/saber para proporcionar um bom espectáculo e isso sim é que CONTA..
Vamos dignificar a liga até ao fim….
Abraço a todos…