domingo, 30 de novembro de 2008

Castigo:

Nesta jornada, no jogo Under41 x RR Teixeira Seguros, o jogador Luis Lopes(Under41) foi expulso, devido a agressão ao arbitro e comportamento inapropriado(chapada), como consta o relatório do arbitro a essa situação.
Como este tipo de comportamento é completamente inaceitável o jogador em causa será punido com 4 jogos de castigo. De referir que na segunda volta, quando se disputarem os 4 minutos e 30 segundos que ainda faltam disputar deste jogo, quer o jogador Luis Lopes (por ter sido expulso nesse jogo), quer o jogador Pedro Silva(RR Teixeira Seguros) (por estar a cumprir castigo nesse jogo), não vão poder actuar nesses 4 minutos e 30 segundos. Podendo, no entanto, jogar o jogo da segunda volta normalmente, desde que nenhuma outra suspensão venha a ocorrer entretanto.
O jogador Luis Lopes(Under41), poderá jogar novamente na 9ªjornada.

Volto a pedir ás equipas, que tenham bom senso quanto a questão das arbitragens. Não deixa de ser estranho que até agora expulsões só tenham ocorrido contra atitudes menos proprias com os arbitros. Qualquer dia vamos ter arbitros a recusarem-se a arbitrar jogos de certas equipas. Não se esqueçam que isto é um torneio amador e que os arbitros fazem sacrificios em deslocarem-se aos campos para arbitrar os jogos e muitas vezes não tem qualquer interesse nisso. Peço compreensão ás equipas mais uma vez, erros acontencem a nivel federado, quanto mais a nivel amador.
Agora agressões, volto a sublinhar, não serão toleradas e merecedoras de castigo exemplar.

Cumprimentos e bons jogos

31 comentários:

Jorge Sousa disse...

Viva, venho mostrar o meu desagrado com este tipo de situações. Existem jogadores que são afastados meses do mundo do futebol profissional por agredirem arbitros ou jogadores, e aqui onde é suposto estarmos a divertirmo-nos nem sequer se devia pensar duas vezes em excluir o jogador da competição. Tendo em conta a frequência com que este tipo de comportamentos está a acontecer, julgo que o mal se deve começar a cortar pela raiz. Não é apenas falta de respeito para com o arbitro, mas sim para com todos os participantes na liga. Para além da má imagem que dá à liga. Andamos a pagar para jogar, estamos a jogar a feijões, os ordenados são uma sandes e um sumol :) ou uma mini :), no fim dos jogos!! Deviamos acabar o jogo com um sorriso na cara em vez de andarmos para aí a discutir e as chapadas... É apenas a minha opinião.
Cumprimentos,
Jorge Sousa

Jorge Costa disse...

Boas pessoal!!
Não posso estar mais de acordo com o argumentado pelo Jorge Sousa..
É óbvio que não se deveria pensar duas vezes em excluir o jogador da competição pelas diversas razões por ele bem apresentadas.
O apregoamento de afirmações por parte da organização como "Agora agressões, volto a sublinhar, não serão toleradas e merecedoras de castigo exemplar." E vem um jogador agredir um arbitro e apenas é suspenso 4 jogos???? Que brincadeira é esta??
Bem o tipo que foi explulso além de vos estar a chamar "passarinhos/mansinhos" devido a atitude tão branda ainda deve estar a dizer que o crime compensa.
E não é só as agressões aos árbitros que têm de ser referenciadas, mas também aos jogadores pois acho que não é preciso recordar a ninguém que estamos numa competição em que não há seguro de acidentes pessoais/trabalho e que grande parte dos participantes são trabalhadores.
Resumindo chega de expressões como o não se compreender a violência, o ser lamentavel e blá, blá, blá e criar sim mecanismos/sansões para desicentivar os agressores..
A minha intervenção não é no sentido de me achar o dono da verdade mas sim com o intuito dignificar a liga e encher de orgulho quem nela participa e não de vergonha.

João Vinhas disse...

Não posso concordar mais com o Jorge Sousa, agressão deveria ser sinónimo de expulsão da liga...

Filipe Santos disse...

Concordo em absoluto com o que foi aqui escrito.
Fui um dos arbitros desse jogo e, sinceramente, fiquei feliz por o meu colega que foi agredido não ter reagido. Se calhar se fosse outra pessoa respondia à agressão, pq ninguém gosta de "levar" sem dar em troca.
Trata-se de uma liga amadora, onde cada um faz o seu melhor, pelo que situações de violência deveriam ser BANIDAS, custe a quem custar.
O facto que mais me estranha é que o jogador que foi expulso continuou a mandar bocas e a ameaçar depois de ser expulso, haver testemunhas da organização na bancada que viram que ele não tinha razão nenhuma, e no final do jogo não ter tido uma palavra para connosco no sentido de pedir desculpa.

Cumprimentos a todos,
Filipe Santos

David de Passos disse...

Quero desde já esclarecer a todos do porquê de terem sido 4 jogos e não de ser banido da Liga.
Eu estava presente e vi a jogada toda e não me apercebi da agressão, o fasantos era o outro arbitro e também não viu, disse-me várias vezes, e disse-me que só o expulsou porque o outro arbitro lhe pediu.
O que vi foi o jogador barafustar muito com o arbitro e mexer muito as mãos. O arbitro em questão disse-me (no dia seguinte no nosso jogo contra os pai da manada) que apenas lhe tocou com a ponta dos dedos atirando o apito ao chão.
Deduzi por estas palavras e pelo que vi, que até pode não ter sido propositado e tenha acertado na cara ou apito sem querer.
Por isso é que foram 4 jogos. Se tivesse sido agressão tinha sido banido do torneio.
As palavras usadas no post podem ter sido mal interpretadas visto parecer que foi "porrada no arbitro", mas não foi garanto porque estava presente.
A nossa decisão parece-me acertada.
O que penso é que o jogador em causa esteve duplamente mal porque poderia ter vindo pedir desculpa no final do jogo, só lhe ficava bem.

Rui Rodrigues disse...

Pessoal, primeiro exclarecer que eu pedi desculpas aos 2 arbitros em nome da organização, outra questão é que eu pessoalmente não assisti ao jogo e o David esteve presente mas não viu a agressão, baseiamo-nos no que nos chegou do arbitro. Compreendo todas as vossas questões, mas na altura em que estavamos a decidir a punição e pelo que nos tinha sido dito, decidimos pelos 4 jogos. Pareceu-nos a decisão mais acertada, embora as vossas opiniões sejam validas e compreendo-as perfeitamente.
E volto a repetir que não estamos a colaborar com agressões, 4 jogos corresponde a um mês de jogos para não falar que agora vai haver a pausa para o natal. Estamos ainda numa fase inicial da competição. Também verificamos que o jogador em questão ainda não tinha sido punido com nenhum amarelo, até agora, daí a pena ter sido mais leve.

Filipe Santos disse...

é certo que eu não vi, mas é certo que tenho de acreditar no que o meu colega me disse, que foi que o jogador em causa lhe deu uma chapada com as pontas dos dedos, aleijando-o e fazendo cair o apito. De seguida, não satisfeito, continuo a empurrá-lo. Já depois de ter sido expulso, continuou no banco a ameaçar e a proferir asneiras. No final do jogo, não foi capaz de pedir desculpas nem de assumir que errou! Continuou sempre a dizer que não tinha feito nada e ele é que tinha sido agredido!

Filipe Santos disse...

No seguimento desta discussão, proponho o seguinte:
para "aliviar" destes assuntos a organização da liga, proponho a criação de um grupo de pessoas (1 por equipa) que se reuniria para decidir estes casos de indisciplina. Seria uma espécie de Conselho Disciplinar.

xano disse...

Li com atenção tudo o que foi aqui escrito e estou de acordo. Na pessoa do árbitro que foi agredido não queria estar a fazer muitos mais comentários porque não é do interesse de ninguém estar a alimentar esta polémica, mas não tenho dúvidas que a atitude do jogador em causa, (primeiro agrediu o árbitro dando uma chapada com as pontas dos dedos, deitando o apito ao chão. Depois empurrou o árbitro e depois de ter sido expulso esteve no banco a mandar bocas.) é completamente inadmissível e passível de irradiação da liga, mas entendo também que a decisão está tomada e é irreversível.

Valter Ferreira

Rui Rodrigues disse...

Não sei até que ponto será muito viável esse grupo de pessoas. Primeiro já foram deliberados 2 casos de amostragem de vermelho pela liga, não ia ser agora outros casos decididos por outros. Outra situação é que não é por serem outros a decidir que se vai saber de algo que não se saiba, ou seja, a decisão de uma suspensão vai sempre depender daquilo que o arbitro escrever ou dizer posteriormente. O castigo já foi feito, agora irradiar um jogador, quando ainda estamos a 4 jornadas da competição, parece-me ainda um bocado exagerado, atendendo que o proprio jogador, primeiro queixou-se de uma agressão anterior(não há desculpa evidentemente para o que se passou depois) e ter uma folha de disciplina limpa até ao momento. Foi nesses presupostos que nos baseiamos. Em competições oficiais não estou em querer que tivesse havido alguem excluido defenitivamente de uma competição por agressão deste genero. O que não quer dizer, que em casos futuros não venham a ser punidos jogadores, mais jogos por casos identicos. Agora, cada caso é um caso...

Filipe Santos disse...

...ele queixou-se de uma agressão que NÃO existiu! Agressão houve da parte dele e por várias vezes. Mandou uma chapada (seja com que intensidade for), e continuou a empurrar o árbitro e a chamar nomes, ameaçá-lo, etc.
O jogador dos RR Teixeira que foi expulso e que apanhou 2 jogos não fez nem metade do que este fez! E estou a falar à vontade porque, infelizmente, estava presente em ambos os casos.

Rui Rodrigues disse...

Daí a diferença dos castigos...2 jogos para um, 4 para outro.

Jorge Costa disse...

Boas pessoal !!
Caro Rui Pedro não vejo o motivo da resistência oferecida no que toca a haver digamos uma "comissão disciplinar" constituída por um elemento de cada equipa como muito bem sugeriu o Filipe Santos, uma vez que isso só iria contribuir para dar garantias de imparcialidade e decisões baseadas numa maioria o que consequentemente credibilizaria mais a liga . Pois meu caro não me parece nada bem é que seja apenas os elementos da organização a serem os donos e senhores das decisões uma vez que são jogadores de duas equipas participantes e quando houver casos relativos ás suas próprias equipas que garantias de não parcialidade podem ser dadas???? Parece-me lógico ser um sistema nada democrático e passível de muitas confusões.
Para finalizar peço-te que não voltes a referir frases como "..agora irradiar um jogador, quando ainda estamos a 4 jornadas da competição, parece-me ainda um bocado exagerado.." e depois vir apregoar que não colaboram com agressões, pois isso é o mesmo que está a dizer que não foi sancionado um adversário num jogo nem que tenha partido a perna a outro só porque apenas iam decorridos 10 minutos de jogo.
Respeitosos Cumprimentos

David de Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David de Passos disse...

Pessoal sei que cada um tem a sua opinião e agradecemos que seja dada, até porque sugestões para melhorar a organização da liga é sempre benvinda.
A sugestão da comissão disciplinar até que não me desagrada de todo. Quando houver um caso que precise de análise, os capitães reunirem-se para decidir o castigo a aplicar. A organização marcaria o dia e hora e ficaria decidio nesse dia o castigo a aplicar sem haver contestações nem recuo nas decisões.
Tambem sei que a organização de eventos participar nesses mesmos eventos pode originar desconfianças.
Vou falar com o Rui e nos proximos dias terão novidades.
Quanto ao castigo em questão, esta dado e não vai haver recuo na decisião.
Vá joguem a bola e divertiam-se que foi para isso que a liga foi criada.

Rui Rodrigues disse...

Não ofereci resistencia nenhuma, apenas disse que não acho que seja por ai...até porque cada um tem a sua opinião...depois quanto a imparcialidade, pois bem acho qu eo problema está aí, muitas das equipas conhecem-se, porque tem amigos em quase todas as equipas, eu pessoalmente não tenho amigos em nenhuma das outras equipas, apenas conheci o David passos alguns meses atrás, imparcialidade acho que pode vir através dessa comissão...mas não é por ai que me oponho, agradecia só que não duvidassem da minha imparcialidade, pois acho que mantive sempre uma postura correcta com qualquer equipa presente na liga...em relação ao caso de haver algo de semelhante com um jogador da minha equipa...nesse caso como é obvio seria o passos a tomar essa decisão(sempre por base, aquilo que escreveu o arbitro) e vice-versa caso algo acontece-se no lado dos RCSOFT...caro Jorge Costa, não tem mais vontade de punir agressores que eu, simplesmente foi esta a decisão para este caso, ponto final. Outra questão, é que em outras competições do genero ou mesmo federadas, cabe sempre a organização essas decisões, por sinceramente acho essas criticas completamente descabidas.
Mas sugestões são sempre bem vindas, essa comissão bem organizada pode dar sem duvida frutos, mas ha varios problemas que se levantam...como de haver ainda algumas equipas "pouco preocupadas" com a liga, tirando os seus jogos e que caso houvesse mais um caso, equipas envolvidas (arbitragem e as 2 equipas), na minha opinião ficarem de fora dessa decisão, porque nunca seriam imparciais.
Volto a repetir, que são criticas algo descabidas, até porque nunca rejeitei essa ideia e não me achar dono de verdade nenhuma...e sugestões são sempre bem vindas...assim como as criticas...embora não tenha de maneira nenhuma concordar com as suas ultimas...
Cumprimentos e bons jogos.

Rui Rodrigues disse...

Bem pessoal, se houver mais um caso destes (esperemos mesmo que nao haja), ou seja expulsão directa, por agressão ou conduta anti-desportiva, essa "comissão" compondo todas as equipas vai poder dicidir o que fazer a esse jogador.
Se tal vier acontecer eu e o David iremos dar detalhes,de como isso se irá processar.
Não queremos que ninguem duvide da honestidade de ninguem, pode ser que assim não haja duvidas nenhumas.

xano disse...

A mim parece-me bem a ideia de criar uma comissão, envolvendo todos os capitães de equipa, a fim de recolver estes casos. E sim Rui e David estejam descansados que quanto à vossa honestidade ninguém coloca dúvidas. A vossa atitude a esse respeito tem sido exemplar.

Rui Rodrigues disse...

Caso encerrado. Acima de tudo espero que essa comissão nem sequer tenha que decidir nenhum caso. Sinal que nada de anormal aconteceria nos jogos.
Vamos mas é nos preocupar em jogar a bola que é para isso que criamos a liga.

Jorge Costa disse...

Boas pessoal!
Caro Rui Pedro quem não se julga dono da verdade não diz que a opinião dos outros é descabida (e duas vezes), o máximo que pode dizer é que não concorda com ela mas tem de a respeitar. O que me faz parafrasear o grande escritor que um dia disse "Não concordo nem um pouco com as tuas palavras mas defenderei até há morte o direito que tens de a proferir". Pois meu caro quem está numa organização tem de ter poder de encaixe e saber argumentar, neste caso escrever com descenerimento sem partir para insulto e muito menos sem pensar. Grande exemplo de como saber estar tem dado o David Passos. Quanto á questão da imparcialidade, oh meu amigo eu nunca disse que o Rui era imparcial, ou pus em dúvida a sua sinceridade, o que eu quis dizer é que haver só duas pessoas a decidir pode causar DUVIDAS, meu caro DUVIDAS quanto a ela, pois como diz e bem em qualquer competição do género é a organização que decide mas nunca se viu ser só duas pessoas a ter o poder de decidir sobre estes casos e ainda por cima serem jogadores de equipas intervenientes. Quanto á duvida em como se faria relativamente aos elementos da comissão cujos casos a eles dissessem respeito, meu caro é a coisa mais simples do mundo e o que acontece em qualquer boa organização, associação, assembleias, mesas administrativas, etc, em que quando o assunto diz respeito a um elemento que pertence ao órgão com poder de decisão, é permitida a sua permanência e argumentação na comissão, assembleia, direcção, mas não pode votar, para evitar uma coisa chamada "CONFLITO DE INTERESSES"..SIMPLES
Para finalizar, tenho visto que escrevem várias vezes com insistência que quanto a este caso a decisão é irreversível, blá,blá..Quanto a isso meu caro e se ler bem com atenção o que escrevi, em momento algum eu pus isso em causa, pois recuarem aí sim se aplicaria a palavra apregoada á pouco "descabimento" e ao manterem só revela postura de vossa parte. A minha opinião foi sempre no sentido de situações futuras..
Quanto a elogios vão sem duvida para o vosso empenho, dedicação para com a liga e preocupação para que tudo corra pelo melhor e exemplo disso é que sempre vai haver comissão..Prova que nao é assim tão descabido o que eu disse :-)
Cumprimentos

Filipe Santos disse...

Ok, pessoal, já chega de discussões, ou seja lá o que isto for.

O que interessa é que se deu um passo importante para a resolução de futuros problemas. Agora tem de se decidir quem de cada equipa entra na referida comissão.

Tenho uma proposta: seria o capitão de equipa, sendo que nas votações que se decidissem nas reuniões, o capitão da equipa do jogador em causa não poderia votar. Isto daria 11 votos, ou seja, evitava os empates.

Espero que realmente tudo corra bem a partir de agora, e que todos contribuam para isso. Estranho é numa liga com 12 equipas, só 2/3 equipas participarem com opiniões num tema tão discutido.

Um abraço e bons jogos!
Filipe

Rui Rodrigues disse...

Vou conversar com o Jorge Costa e de certeza que nos vamos entender.
Tambem gostava que outras equipas comentassem mais o blog.
Quanto a proposta do FAGSantos, concordo com ela, mas espero que não seja preciso acontecer tal coisa.
Cumprimentos

António Silva disse...

Boas,

Este foi um e-mail que enviei no passado dia 2 ao David Passos expondo a nossa interpretação do sucedido:

"Olha uma coisa, não sei se mais alguém te contactou por isto. Mas não me parece correcto que um jogador que agride um árbitro leve apenas 4 jogos de castigo. A meu ver devia ser banido do Torneio como está sub-entendido nas regras do Torneio: "A organização poderá afastar um jogador definitivamente da liga caso considere que tenha cometido acções graves" Não vejo nada mais grave do que agredir um árbitro.

Ainda por cima esse tipo de atitudes vão contra os principios pelos quais o Torneio se rege:
"As equipas que se inscreverem deverão ter em conta as seguintes regras e conscientes que as terão que cumprir afim de organizar uma liga que possa divertir todos, em que o desporto, fair play e convivio são o mais importantes." Não vejo nada de diversão, desporto, fair play ou convivio numa atitude dessas.

Fica aqui a minha opinião."

Por acaso não me lembrei de colocar esta questão no blog (este post ainda não tinha sido comentado)

Entretanto o David respondeu-me e deu-me as razões pelas quais a organização agiu da forma exposta; as quais respeitei e aceitei.

Quanto à criação da Comissão de Disciplina parece-me uma decisão acertadíssima, mas faço votos que a mesma não venha a ser necessária.

Este comentário fica como prova de que a nossa equipa tem estado preocupada com a Liga e tem acompanhado todas as incidências da mesma.

Cumprimentos e bons jogos,
António Silva

lgameiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lgameiro disse...

eu já tinha deixado um comentario sobre este tipo de incidentes noutro topico deste blog..

depois de ler todos os vossos comments, posso dizer k tou de acordo kom alguns e kom outros ñ, mas ñ é pra isso k tou a comentar, pois tratasse duma liga amadora, e k foi pensada e criada pelo Passos e pelo Rui e concordo kom tudo o k façam desde k cumpram o regulamento k escreveram ao inicio, pois após ser escrito, é pra cumprir, senão ñ valeu de nada o ter escrito..

Esta liga está a ser emotiva e mt competitiva, mas não passa duma liga amadora (volto a frisar), em vez de jogarmos todas as semanas entre 10amigos, juntamos esses 10amigos numa ekipa e jogamos contra outras ekipas ká de Cbr, a ideia é super interessante e axo k tá a ser mt positiva, exceptuando estes problemas, mas k acontecem em todo o lado, até no ringue de fute da aldeia aos fds knd a malta k gosta da bola se junta pra umas futeboladas..

Eu tou de cama e faltei a 2dias de trabalho devido a ter-me lesionado na coluna no ultimo jogo da minha ekipa, futebol é futebol e coisas destas acontecem, por isso divirtam-se ao maximo e aproveitem cada jogo pra darem e vosso melhor e divertirem-se, limitem-se a jogar futebol e conviver e ñ discutir kom os adversarios e os arbitros..

Abraços e bons jogos futuros.. eu voltarei em 2009 se conseguir

(apaguei o anterior, pois dps li e tinha mts erros, isto de escrever deitado ñ dá mt jeito)

David de Passos disse...

Leo se vires que ainda não estas apto no jogo contra RCSOFT, não jogues pá não tenhas pressa :p
Tou a brincar, vá recupera depressa mas vai com calma a coluna é uma coisa para levar muito a serio.

Rui Rodrigues disse...

contra nos ja nao deves jogar o que nao deixa de ser bom para nós xD
estou a brincar...melhoras rapidas ;)

Filipe Santos disse...

Só para terminar a discussão anterior. Estive a ler com atenção o regulamento da liga, que a Organização enviou a todas as equipas. No ponto 8 diz o seguinte, que passo a transcrever:

"8) Reserva-se à LFAC o direito de irradiar uma equipa da Liga no caso de esta denotar um comportamento muito grave. A equipa será irradiada mesmo que um só jogador dessa equipa tenha contribuído para tal;

Comportamentos muito graves consistem essencialmente em:

•Qualquer tipo de agressão ao árbitro de jogo;

•Agressões a qualquer outra pessoa, exceptuando-se os casos de legítima defesa;
....."

Sem mais,
Filipe Santos

David de Passos disse...

Ok fagsantos já todos percebemos o teu ponto de vista, não vale a pena bateres mais no ceguinho. Só para te responder:
Como diz no regulamento Reserva-se à LFAC o direito de irradiar uma equipa. Ou seja, nós decidimos não irradiar e pronto está decido.
Ponho aqui um ponto final nesta discussão, até porque houve uma expulsão esta jornada e agora todos (capitães) poderão dar o seu contributo na decisão do castigo. Vou marcar um reunião para se decidir o castigo, agora o que decidirmos nessa reunião, esteja quem estiver, está decidido sem haver contestações nem recuo nas decisões.

lgameiro disse...

Obrigado pela força pessoal, tenho passado os dias deitado e a medicação e já me tou a sentir melhor, pelo menos sem dores.. Agora é continuar a descansar, mas pra semana tem k se trab, k o Boss ñ me paga pra tar deitado! LOL

Abraços e boas jogatanas por aí

Jorge Costa disse...

Boas Pessoal!
Leo apesar de não te conhecer, quero te desejar as rápidas melhoras e que em breve possas voltar a participar na liga.

Abraço