quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Arbitragens

Estamos neste momento a meio da 3ªjornada e como era de prever, já que se trata da primeira edição, tem havido alguns erros na questão das arbitragens.
A principal e que jamais pode haver outro tipo de atitude são as agressões.
Já existiram (infelizmente, trata-se de uma competição amadora para nos divertimos e jogar futsal), pelo menos 2 lances de agressões nesta liga, todas elas punidas com amarelo.
A organização condena qualquer tipo de critério diferente a aplicar nestes casos que não a expulsão. Seja no primeiro minuto, ou no ultimo, qualquer outro critério é recriminado por nós e não pode de maneira nenhuma existir.
Agressão seja ela verbal, fisica(ponha ou não a integridade fisica em causa do adversário), a arbitros, jogadores tem obviamente de ser punida, não podendo ser premiada com a continuação desses atletas em campo.

Outra situação, é que com o decorrer destas jornadas verificamos em alguns jogos algumas atitudes improprias para com os arbitros.
Pedimos as equipas que compreendam que tal como as proprias, as arbitragens tambem são amadoras. Erram na mesma medida que as equipas ao jogar em comparação com profissionais.
Alguns protestos são reprováveis, como já pude verificar e nesses casos as equipas de arbitragem tem total liberdade de actuar disciplinarmente, sobre esses jogadores, com risco de suspensão posterior caso o caso seja grave.
Pedimos as equipas, que se preocupem em jogar futsal e deixem as arbitragens para quem apita...e lembrem-se que hoje jogamos e reclamamos, mas amanha vamos tar do outro lado.

Cumprimentos e bons jogos

6 comentários:

João Vinhas disse...

Não podia estar mais de acordo...

Jorge Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Sousa disse...

E contratar arbitros? O pagamento ficaria à responsabilidade da equipa da casa. Assim nao se estava para aqui a perder tempo com este tipo de discussões.
Jorge Sousa

lgameiro disse...

é uma liga amadora, julgo que podemos dar bem conta do recado, se cada jogador, tiver a consciencia que o arbitro é amador também, e que hoje é ele que está a apitar, mas amanha poderemos ser nós, e também vamos errar certamente, tal como os jogadores erram e daí resultam golos

Rui Rodrigues disse...

Mais uma despesa na contratação de arbitros não me parece uma ideia muito positiva pelo menos agora.
Tal como o Leo referiu é uma competição amadora e a partir desse momento cada equipa terá que ter isso em consideração. Assim como nós falhamos passes e golos de uma forma amadora, as arbitragens tambem o fazem.
Apesar disso (eu já assisti a alguns jogos), as arbitragens até tem estado bem. Um erro ou outro como é evidente mas no global tem estado bem. Não acho que até aora tenha havido algum resultado de um jogo influenciado directamente pela arbitragem.

David de Passos disse...

Mesmo com arbitros federados (que não são nada baratos) iriam continuar a surgir estas discussões a volta dos arbitros, falo por experiência propria.
E também concordo com o Rui dos jogos que vi (bastantes) parecem-me ter sido todos bem arbitrados, desde que se facilite a vida do arbitro e não se pressionem. Porque se o arbitro errar, e o pressionar ele vai ficar mais nervoso e errar ainda mais.
Dos jogos que vi apenas me ficam as DUVIDAS em dois lances para vermelho e um ou outro para amarelo, de resto não houve erros que influenciassem o resultado.
Continuem assim malta isto é para nos divertir-mos.