domingo, 24 de janeiro de 2010

Decisões

Aqui ficam os assuntos pendentes e as decisões tomadas pela organização, pedimos desculpa pela demora, mas foi-nos de todo impossivel reunir mais cedo.

Desistência dos Millennium - iremos anular todos os jogos em que os Millennium participaram, retirando os pontos a quem os venceu, e anular os golos marcados e os cartões recebidos nesses jogos. A quem cumpriu castigo devido a algum amarelo que levou contra os Millennium, nada podemos fazer. A equipa Millennium ficará em ultimo lugar da liga, ou seja, na 18ª posição com 0 pontos.

2ª fase ou não - não se alterará o esquema inicialmente previsto, pelo que a equipa que ficar em ultimo lugar do grupo A, não irá jogar qualquer jogo de "playout", devido à desistência dos Millennium, ficando essa equipa em 17ª lugar na Liga.

Comissão capitães - até ao final da epoca não iremos acabar com a comissão de capitães. Para a proxima epoca iremos apresentar propostas, uma delas poderá vir a ser uma comissão que não esteja vinculada à Liga Amadora.

Prazo Adiamento de jogos - todos os jogos adiados deverão ser jogados até à penultima jornada excusivé, ou seja, à entrada para a 17ª jornada, todos os jogos em atraso deverão ter sido jogados, salvo RARISSIMA excepção e com a aprovação da organização.

Motivo de adiamento - não iremos apresentar os motivos de adiamento dos jogos no blog, isso é um assunto que é tratado entre as equipas envolvidas nos jogos, os arbitros e a organização.

Arbitros nos playoff ou só nas finais - não haverá arbitros contratados para apitar os jogos, cada equipa de arbitragem que tente sempre levar a melhor dupla/tripla de arbitros que tiver disponivel.

11 comentários:

Anónimo disse...

Tanto mistério para ficar tudo (praticamente) na mesma... Enfim! Que teatro de tão má qualidade!

Deu-me vontade de rir no momento que li sobre a decisão referente à comissão de capitães...
1º" até ao final da epoca não iremos acabar com a comissão de capitães" - mal fosse se o fizessem. E ainda pior é, saber que estão a pensar nisso! Digo isto, porque a comissão de capitães é um 'orgão' que nunca poderá ser abolido, muito menos ficar nas mãos de uma organização (em que PASSOS a redundância, um dos seus elementos nunca é isento nas suas decisões);

2º Entregar as decisões que presentemente estão ao cargo da comissão de capitães a "uma comissão que não esteja vinculada à Liga Amadora" apesar de não ser uma péssima ideia, pode criar um mal-estar com as suas decisões muito superior do que se fosse entre os representantes de cada equipa na Liga (isto é, na Comissão de Capitães). Porque primeiro, qual seria a organização? A AFC? Se fosse a AFC, desculpem, era caminhar de cavalo para burro... E eu dou um exemplo num ano em que jogava: um jogador da minha equipa é expulso com vermelho directo por chamar ao árbitro "filho da puta" (tudo bem até aqui). Com isso apanhou 2 meses e meio de suspensão e uma multa de 75€ a pagar à AFC. E agora pergunto, foi justo? Na minha opinião, não! E é este tipo de decisões que não quero voltar a ver!


Cumprimentos

Filipe Goucha
Buba Juniores

David de Passos disse...

Não sei onde esta gente foi buscar a ideia que havia misterio nas decisões, enfim... é como digo não devem ler o que se tem escrito.
Mas mais uma vez vou repetir, não custa nada: não houve tempo neste mês e pouco de nos reunirmos os 3, mais nada, só esta semana o conseguimos, analisamos os mails enviados pelos capitães sobre a opinião deles, analisamos regulamentos da federação sobre desistências, etc.

Ricardo Goucha disse...

Em primeiro lugar, concordo com todas as decisões... parecem-me as mais sensatas.

Em relação à Comissão, se um dos objectivos para a acabar é acabar com um (possível) mal-estar entre as equipas devido às suas propostas, tenho uma ideia para poder precaver isso:
Após ser apresentado um caso à Comissão e após ter havido a defesa, cada equipa dará a sua opinião/proposta apenas à organização.
Desta forma, além da proposta de uma equipa não poder condicionar a opinião doutra, acaba com o possível mal-estar entre as equipas discordantes.
A organização ficaria responsável pela a avaliação dos mails, só transmitindo o resultado final do castigo (não entrando em detalhes de quem votou o quê).

Filipe Santos disse...

David, essa hitória de não sabermos ler o que se tem escrito deixa um pouco a desejar... e não serve como desculpa para nada e fica-te mal desculpares-te sempre com isso.

Tal como o Filipe Goucha diz, ficou tudo na mesma! LOL. Tanta coisa à espera do final da jornada pra ficar tudo na mesma. Bem, pelo menos "resolveram" os adiamentos!


Bons jogos,

Filipe Santos

Ricardo Loureiro disse...

Pessoalmente não concordo com a decisão referente ao Millenium.

Como foi a organização que decidiu... dei uma olhadela no regulamento da Liga e verifiquei que não existe nada referente a desistências de equipas. No entanto o Ponto IV - O Jogo, alinea 5 diz que "Se uma equipa não se encontrar no terreno de jogo até 10 minutos depois da hora marcada para o início do desafio, ser-lhe-á atribuída uma falta de comparência e à equipa adversária uma vitória por 3-0."

Se nada está escrito quanto a desistências no regulamento, mas no entanto existe sanções para quem não comparece aos jogos, não acham que seria simples a decisão!?!?!

Se tiveram a consultar regulamentos desta ou daquela instituição para tomar uma decisão, acho que fizeram mal. Se não estava regulamentado, a decisão devia ser SEMPRE tomada pela comissão de capitães, que no fundo representa todos os "amadores" da Liga AMADORA, e se ela existe, porque não usá-la para tomar estas decisões.

Se os golos vão ser retirados e vamos jogar menos 2 jogos (1 no nosso caso) que o grupo A... como fica a lista de melhores marcadores da liga e MVP?

Sem +
Cumprs
RL (Logic)

Ricardo Goucha disse...

Ricardo, o regulamento disciplinar da Liga diz o seguinte:

A pena de desclassificação importa as consequências seguintes:
1. Nas provas por pontos:
a) O Clube sancionado não poderá prosseguir na prova e os resultados verificados em todos os jogos disputados com esse Clube não serão considerados para efeito de classificação;
b) O Clube sancionado ficará a constar em último lugar da prova com (0) zero pontos.


Como nos regulamentos não existe o termo desistência, entendo o termo desclassificação o mais aproximado.

Ricardo Goucha disse...

Posso deixar também o regulamento da AFC:

Nas competições por pontos a pena de desclassificação tem as seguintes consequências:
a) O Clube punido fica impedido de prosseguir em prova e perde todos os pontos até aí
conquistados, os quais não revertem, porém, em favor dos adversários que defrontou até
então;
b) Para efeitos de classificação na prova o Clube punido fica a constar no último lugar com zero
pontos.
c) Se a desclassificação tiver lugar durante a primeira volta da competição, os resultados dos
jogos disputados pelo Clube desclassificado não são considerados para efeito da classificação
dos restantes Clubes;
21
d) Se a desclassificação tiver lugar durante a segunda volta da competição não são considerados
apenas os resultados dos jogos disputados pelo Clube desclassificado durante a segunda volta.
e) Se a pena de desclassificação respeitar a factos ocorridos nas ultimas três jornadas da
competição, à pena de desclassificação acresce a de suspensão por uma época desportiva.


Ambos os regulamento são claros em relação a este caso, e deve-se anular os jogos.

David de Passos disse...

Ricardo, a minha ideia era mesmo essa atribuir falta de comparência nos jogos todos dos Millennium apartir do momento que desistiram, mas como houve muita contestação, esperei pela nova organização para decidir.
Consultarnos vários regulamentos de competições oficiais, mas surgiram sempre duvidas, pelo que como a comissão de capitães já tinha enviado a sua opinião estivemos a rever os emails, e o mais votado foi o de anular os jogos, cartões e golos.

Quanto aos melhores marcadores E MVP penso que não ha nada que se possa fazer, a não ser que apresentem propostas para nós as estudarmos.

Ricardo Loureiro disse...

Goucha, refiro-me ao regulamento da Liga Amadora de Futsal de Coimbra, e não a outro, pois não o conheço. E agradeço o facto de teres colocado aqui os referidos pontos do regulamento da AFC. Temos de compilar melhor o "nosso" regulamento ;)

David, se foi o que os capitães mais votaram na altura, seja feita a sua vontade ;)

Quanto aos golos, para já não tenho sugestões.

RL (Logic)

Ricardo Loureiro disse...

O Rui Guerra e o Rodrigo apanharam cartão amarelo no jogo contra os Millenium. Ainda não está actualiado o quadro ..:: Jogadores com 2 amarelos(à 13ª jornada) ::..
O Guerra deve ficar só com um amarelo e o Rodrigo sem nenhum.

RL (Logic Pulse)

David de Passos disse...

Sim Ricardo no meu ficheiro Excel estava tudo correcto, mas no blog não estava actualizado.