quinta-feira, 8 de outubro de 2020

INFORMAÇÕES E REGRAS PARA A ÉPOCA 2020/2021

Devido à situação actual não foi possível realizar a habitual reunião de início de época com todas as equipas onde costuma ser realizado o sorteio das competições e onde são dadas todas as informações importantes para o bom funcionamento da época desportiva. Desta vez essa reunião até traria uma importância acrescida porque esta época vai ser especial, com muitos procedimentos novos a nível de higiene e segurança.

Este post vai tentar abordar todas as novidades implementadas nesta época bem como as alterações em relação ao ano anterior. No entanto, a leitura deste post não substitui a necessidade de lerem os 4 regulamentos disponíveis no separador correspondente do blog.

LIGA

O modelo deste ano é muito semelhante aos dos anos anteriores. Na 1ª fase as 16 equipas jogam todas contra todas em 1 volta, perfazendo 15 jornadas.

Para a 2ª fase, as 16 equipas serão divididas em dois grupos: os 8 primeiros disputarão o título (Grupo A) e as restantes 8 equipas disputarão um lugar na Taça de Honra na época 21/22 (Grupo B). A diferença em relação aos anos anteriores é que esta 2ª fase apenas terá 1 volta.

Esta época foi aumentado o limite de adiamentos para cada equipa para 3.

NORMAS DE HIGIENE E SEGURANÇA

Devido ao Covid-19 houve a necessidade por parte da Liga Amadora de implementar uma série de medidas de higiene e segurança que devem ser sempre complementadas com as normas implementadas pelas entidades gestoras dos pavilhões.

Para esta época, as medidas principais são: 

  • Só poderão ter acesso ao recinto de jogo os elementos presentes na ficha de jogo.
  • É obrigatório o uso de máscara para todos os elementos presentes e em contexto de não realização de actividade física. Para os elementos que estão a realizar actividade física, o uso de máscara é opcional.
  • É obrigatório a desinfecção das mãos e a medição de temperatura para todos os jogadores e técnicos.
    • Este procedimento deve ser supervisionado pela equipa de arbitragem.
    • Se algum elemento se recusa a realizar estes procedimentos ou tenha uma temperatura acima dos 37,5º, deve sair do recinto de jogo e impedido de participar no jogo.
    • Tanto o álcool-gel como o termómetro são da responsabilidade da equipa da casa. No caso de não haver os instrumentos para a realização dos procedimentos obrigatórios de higiene, o jogo não se poderá realizar e será atribuída a derrota à equipa da casa.
  • Não há mudança de campo ao intervalo. 

Em cada jornada, as equipas da casa devem informar, com a devida antecedência, as equipas com que irão jogar de alguns aspectos específicos do pavilhão (disponibilidade dos balneários, circuitos de acesso, e outras informações relevantes).

Devido ao aumento dos procedimentos obrigatórios para se poder iniciar o jogo, é imperativo que as 3 equipas (visitante, visitada e arbitragem) estejam no recinto de jogo com a devida antecedência. 

ARBITRAGEM

Como habitual podem ser requisitadas arbitragens federadas (ler ponto 8 do Regulamento da Competição). Elas devem ser requisitadas apenas ao Ricardo Filipe, que depois atribuirá os árbitros mediante a disponibilidade dos mesmos.


Reitero a importância de lerem os regulamentos, principalmente o regulamento relativo à Covid-19, que é completamente novo para esta época. Tem muitas normas que terão que ser seguidas à risca (e que não foram colocadas neste post) e que no caso de incumprimento poderão ter sanções muito graves. Porque a responsabilidade pela segurança é de todos.

Qualquer dúvida, aproveitem a caixa de comentários para a esclarecerem.

Bom ano desportivo.

Sem comentários: