quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Play offs ou segunda fase?

Enviei este mail aos capitães, mas coloco também aqui no blog para que todos possam dar a sua opinião.

Uma das coisas que será debatida quando estiver formada a nova Organização será o esquema da nossa Liga, várias equipas tem-se mostrado insatisfeitas (agora e no inicio da epoca) com o esquema de passaram 4 equipas para os play offs e depois ser ao "bota fora". Isto deita por terra o esquema de campeonato prejudicando as equipas mais regulares, que até podem estar a fazer um grande campeonato (regular) e depois num jogo infeliz, perderem e ficarem fora do titulo, até sem nunca terem perdido pontos no campeonato (caso dos Buba e do Logic que ainda não perderam pontos no campeonato esta epoca)
Isto não é definitivo mas é apenas um ideia minha, e também porque que é assim que fazem em alguns campeonatos distritais cá em Coimbra.

A ideia passava na mesma por as 4 primeiras equipas de cada grupo, passarem para um grupo e as restantes para outro, até se poderia pensar em limpar os pontos, mas ai tambem caia por terra a regularidade que tiverem até então, o que se faz actualmente nesses campeonatos é dividir os pontos a meio (agora não sei se arredondam para cima ou para baixo mas tinhamos que confirmar), ou seja, uma equipa que acabava as duas voltas com 30 pontos, começava a nova fase com 15 e assim para todas as equipas.
Esta fase seria apenas de uma volta, pois tambem não temos tempo para mais, se queremos ainda fazer a Taça da Liga (Maio, Junho e inicios de Julho).
As outras equipas iriam para outro grupo, os pontos seriam de igual forma divididos, lutando nesse grupo do 9º aos 17º lugar.
Isto só mesmo para premiar as equipas mais regulares e para também haver mais jogos entre equipas de grupos diferentes, senão arriscamo-nos a chegar ao fim da Liga/Taça e só termos jogado contra uma das equipas do outro grupo (ou até nenhuma caso das equipas que foram eliminadas na pré-eliminatória da Taça).
Lembro que as duas voltas do campeonato acaba a 6 de Março, pelo que teriamos Março, Abril e inicio de Maio para realizar uma volta, que seriam 8 jogos = 2 meses, tempo suficiente.

Como disse isto é apenas uma ideia, que será discutida pela nova Organização, entretanto peço-vos para darem a vossa opinião.

28 comentários:

Ricardo Loureiro disse...

Concordo plenamente com a ideia. Certamente o mais justo. E devia ter sido assim desde o inicio.

Não seria 7 jogos?

Ricardo Loureiro (Logic)

David de Passos disse...

Ou isso, 7. :)

Filipe Santos disse...

Pela minha parte tb concordo e acho mais justo! Pelo menos temos mais jogos! :)
De qq forma isto vai ser discutido pela equipa e a nossa opinião irá ser divulgada pelo nosso capitão que, agora que está lesionado não tem mais nada pra fazer senão trabalho de secretária!!! :)))
As melhoras Banana!

#7 Filipe Santos (PdM)

Anónimo disse...

Justo??? Entao mudar as regras a meio é justo? Seja ou não, a mudança deve ser feita para o ano. Não se alteram as regras a meio, isso é deitar abaixo qualquer crédito que a liga ainda tenha depois destas confusoes.

Nem pensei bem qual é a forma mais justa, mas seja como for, o que foi decidido antes deve manter-se. Caso contrário isto é uma anedota...É a minha opinião.

Calado (bubajuniores)

Nuno disse...

Que tal "imitar" o modelo usado nos mundiais de andebol:
As 4 primeiras de cada grupo passam à 2ª fase, com os pontos obtidos na 1ª fase nos jogos contra as que passaram; e na 2ª fase jogam apenas contra as equipas do outro grupo (a 2 voltas).
Assim, todos jogam mesmo contra todos...

Paulo Sá disse...

Eu penso que é justa a divisão dos pontos porque assim premeia a equipa mais regular e depois os primeiros de cada serie discutiram o titulo.

É bem melhor que os playofs, mas agora há uma contrariedade que é mudar os regulamentos a meio.


Mas se fôr debatido entre todas as equipas e se chegar a um acordo penso que não haverá problema mas se por exemplo houver uma equipa contra penso que se deveria manter o regulamento actual.

Abraços e bons jogos

Paulo Sá (Buba Juniores)

Nesto disse...

Estas coisas tiveram (muito) tempo para serem pensadas antes da Liga começar, aliás os argumentos que agora são ditos pelo Passos já eu os tinha utilizado logo no início quando saiu a proposta deste estilo de "Liga". Disse logo que não primava pela regularidade, que era apenas uma Taça da Liga maior e que iriam haver equipas que nunca se defrontariam numa Liga... Na altura ninguém quis saber e disseram que assim é que tava bem, então se estava bem na altura, julgo que tem de estar bem agora, senão qual será a próxima regra a ser alterada durante a competição?

Não critiquei só por criticar, justifiquei o porquê de não concordar e ainda apresentei algumas sugestões, como po exemplo o que acontece com os 4 primeiros de cada grupo (playoff com o 1ºx4º e 2ºx3º) acontecer também para os de baixo (5ºx8º e 6ºx7º) para ser mais justo para todas as equipas e não apenas disputa de lugar a lugar do 5º lugar para baixo.

Nada foi considerado quando ainda se estava a decidir. Julgo que agora não é tempo de alterações (apesar de com isso nós Bubas nos podermos "lixar", pois realmente podemos ter uma eliminatória menos feliz e lá vamos nós).

Concordo sim que para o ano se faça dessa maneira, é de facto melhor e mais justo. E tal como acontece no Andebol e no Hóquei (e pelos vistos no futsal - não sabia), nos campeonatos do Mundo e da Europa de Basket passa-se a mesma coisa, ou seja, à segunda fase passam os melhores, juntam-se todos num grupo e só se disputam os jogos entre as equipas que ainda não jogaram entre elas (ou seja no nosso caso dariam 8 jogos - casa e fora contra as 4 equipas do outro grupo) Do 5º ao 8º fazia-se a mesma coisa, e os 9ºs como "castigo de descida" decidiam só a duas mãos qual a equipa pior classificada da Liga.

Eu prefiro este modelo, ao modelo de playoff, para uma Liga claro! A Taça da Liga está muito bem como está. E assim já teríamos 3 competições com estilos completamente diferentes. Uma de mata-mata (Taça) outra de Regularidade (Liga) e outra de Playoff (Taça da Liga).


Pedro Esteves (#8 Buba Juniores)

Anónimo disse...

Sr. Passos,

E que tal pensar em jogar esta liga e programar a próxima?

São seguros e declarações, castigos imaginários, jogos aos sábados e agora alterar o modelo da Liga a meio da prova!?!? Até já tenho medo do que possa surgir a seguir!!

A ideia é boa, o que não foi bom foi a ideia do modelo actual!! Agora alterar as regras a meio...só mesmo para quem está a jogar a prova sem ser em campo!

Saudações,
Fernando Martins (Buba)

Anónimo disse...

Boa tarde,
No campeonato distrital de futsal de Coimbra, na passagem da 1ª para a 2ª fase, os pontos são reduzidos a metade e caso o resultado dessa divisão de pontos, seja ímpar, esses mesmos pontos são arredondados para mais e não para menos.
Um abraço
Pedro Veríssimo ( RR Teixeira )

David de Passos disse...

Sr. Martins,

Seguros e declarações ainda bem que o fiz, pois infelizmente já temos pessoal a necessitar de activar o seguro.

Castigos imaginários? lol as votações assim não o dizem.

Jogos ao sábado? Sempre houve e ainda há, basta ver o Grupo B. E quem não puder jogar ao sabado contra nós, joga em Cernache as terças, não obrigo niguem a jogar ao sabado, como é obvio.

Alterar o modelo da Liga a meio da prova? Se for para melhor, e pelo que vi até agora todos concordam, porque não? Ainda estamos na 1ª volta.
Jogamos mais jogos, jogamos contra mais equipas, e será tido em conta a regularidade das equipas.

R Teixeira disse...

Boas…
Penso que estamos a entrar por um caminho de ataques pessoais, que em nada dignifica a nossa liga servindo apenas para lançar confusão e intriga.
Não vejo qual o problema de a dada altura (neste caso a meio do campeonato), quando se vê que existe aspectos que poderão ser melhorados de o fazer, desde que exista acordo das equipas intervenientes e que não haja prejuízo para as mesmas.
Recordo que no ano passado +- na altura da entrada na 2ª volta foi acordado entre os capitães a inscrição de novos jogadores, tendo esta alteração sido achada como benéfica, no entanto ocorreu já com a liga a meio…..
Assim a nossa equipa está aberta e apoia qualquer tipo de alteração ao modelo da liga desde que esta seja para benefício da liga.
Quanto às alterações sugeridas a equipa RR Teixeira Seguros é composta por um grupo de amigos que participa nesta liga com o propósito dar uns chutos na bola e no final beber uns copos juntos, (ao contrario de outras equipas).
Sendo este o nosso espírito estamos de acordo de poder vir a fazer mais uns jogos……
Rui - RR Teixeira Seguros

Anónimo disse...

Todos concordam!!!! Entao e o meu comentario? Ou já só conta quem está a favor da organização. E como o fernando disse, até tenho medo do q vier a seguir. Quando tudo conta para ganharmos, deixa de ser uma liga amadora.

Eu quero é ver quando alguem da vossa equipa me chamar algum nome e eu ficar ofendido (ou mesmo q nao fique como foi o caso do Ademar) se também vai ser castigado.

David de Passos disse...

Todos os casos de racismo serão tratados da mesma forma.

Nuno Ferreira disse...

A NETVITA/HIS aprova a ideia.

vlgomes disse...

Por mim eu concordo com o Passos e com o Rui, penso que esta alteração e melhoria vem ainda a tempo...
Isto é uma liga amadora, o Passos ainda por cima está neste momento sozinho na organização, e penso que dá para ver que isto realmente seria uma boa medida para todos.
Não entendo os argumentos de alguns elementos dos Bubajuniores (mas respeito a opinião deles), pois se acham que a medida é boa e até a apoiavam no início da liga, porque não tomá-la a meio? Ninguém iria ainda ser afectada por ela, pelo que não vejo problema nenhum!
E concordo com o Rui quando dá o exemplo da inscrição a meio da "época" do ano passado, que também não estava inicialmente prevista, mas que foi uma excelente medida.
Pedia-vos que deixassem os ataques de lado, e apenas decidissem tendo em conta a melhoria da liga... Ainda por cima, como tão bem referiram, estando tão regulares como estão os Bubas, esta medida só vos vem beneficiar, pois poderiam ter um azar no playoff e ser eliminados...
Mas pronto, de qualquer maneira, respeito a vossa opinião, embora a minha seja contrária.
Espero que esta medida siga para a frente! Mais jogos, mais diversão! :D

Abraço a todos,

Vasco Gomes #3 Netvita/HIS

Anónimo disse...

Ninguem está em ataques pessoais, (pelo menos eu não) pois nem sequer se pode dizer que vos conheço para ter opinião boa ou má sobre cada um. Só digo mal das opções que estãoa tomar, nomeadamente ameaçar excluir equipas devido ao seguro, castigos sem haver queixa do lesado (e para mim chamar filho da p*** é tao grave como o racismo), mudança de regras a meio, etc...

Agora pessoalmente ninguem ataca ninguem. Só nos queremos divertir e ao dar a nossa opinião é uma maneira de participar.

Anónimo disse...

Meus caros e Sr. Passos,

Se ficou a ideia que estou a atacar o Sr. Passos...é uma ideia errada! A única coisa que sei sobre ele é que é o organizador e gr dos RCSoft! Acho muito mal pensarem que se está a atacar alguém apenas porque não se concorda com as suas ideias!

Eu não sei o que se passou no ano passado mas certamente que é errado alterar, mesmo que seja para o bem de todos, as regras a meio de uma prova!

Volto a repetir que a ideia é boa, e até foi apresentada por um jogador da minha equipa (Esteves) no tempo certo.

Mas lá está, como isto não é uma prova federado (porque amadora também são as provas federadas), admito que esta alteração fique à consciência da organização! Relembro que se for apenas para jogar mais jogos, então sou da opinião de juntar os dois grupos e fazer os restantes jogos...nem que se termine com as outras provas!

Quanto ao suposto episódio de racismo, eu tinha vergonha de proferir tal afirmação! Principalmente, porque se está a chamar racista a uma pessoa, por uma situação em que a alegada vitima não se sente vitima de racismo!

Fernando Martins (Buba)

Ricardo Goucha disse...

David, não posso deixar passar em claro o teu comentário.
Dizes que todos os casos de racismo serão tratados da mesma forma?

Mas no ano passado não era essa a tua opinião...

"nunca contei com o "apoio" dos RCSOFT e do seu capitão para manifestar este caso a comissão, muito pelo contrario, quando o disse que ia fazer até achou estranho eu o estar a fazer.

(Rui Pedro (Niggaz), na altura do caso do Emanuel Sousa)

David de Passos disse...

Volto a escrever o que escrevi.

Todos os casos de racismo "serão" tratados da mesma forma.

Anónimo disse...

Afinal o que escrevi noutro local tinha pleno cabimento era aqui...
Mas há sempre a possibilidade de o lerem no local que escolhi acho que sobre o tema MODERAÇÃO COMENTÁRIOS.

É que o surrealismo chegou ao momento crítico, ou seja, os "donos da bola" agora querem modificar as regras do jogo. Curioso... Será que já estão à espera que saia mais alguma equipa da competição ou que os Buba Juniores já nem contem para a classificação?!

Por este andar ainda estou a ver a serem atribuídos pontos a algumas equipas...

Não posso deixar em claro é o reqmoque ao racismo.
Quem proferiu tão infeliz frase por certo não sabe o que é o racismo, caso contrário saberia que a única sanção disciplinar possível pela prática desse crime (sim trata-se de um crime) seria a irradiação.

Ora, acontece, que uma frase dita como a que foi referida em relatório, não é racismo, mas pura e simplesmente um insulto, ainda por cima um insulto dirigido cara a cara, isto é, não público!!!

Assim, ao aceitar as desculpas que o Miguel proferiu, como disse noutro comentário, com humildade, o que só demonstra ser um grande homem, bem como o insultado cuja atitude de desculpar só o dignificou e mostrou que também é um ser humano de enorme honra e dignidade, deixam ou deveriam ter deixado por aí um assunto que só aos dois dizia rtespeito.

De decisão em decisão cada vez mais "maioritária" (esta foi para rirem) vão desistindo equipas, abandonando jogadores e criando-se um clima que só é possível pelo "deixa andar" da organização perante factos bem mais graves como os da pressão sobre os árbitros não apenas verbal mas também física.

Cheguei a ouvir apitar uma falta três ou quatro !!! prolongados segundos depois do lance ter ocorrido.

Comigo, não perdem uma equipa, nem um jogador, mas apenas e tão só um espectador, como já disse, muitas vezes único, em alguns jogos...

Antonio Ribeiro
(ex-espectador)

Filipe Santos disse...

Eu já nem digo nada a ninguém... ultrapassa-me todo este clima!!!

Já agora, continuam a aparecer comentários anónimos e sem estar assinados!

#7 Filipe Santos (Um adepto da Paz e sossego que tenta dar uns toques numa bola)

Anónimo disse...

o das 15h27 era meu. Esqueci-me de assinar

Calado

xano disse...

Bem pessoal, se o vosso objectivo é acabar com o bom ambiente na Liga e acabar com ela própria, dou-vos os meus parabéns. Estão a conseguir.

#20 Xano - Pai da Manada

Ricardo Loureiro disse...

Só uma questão, se a ideia for para a frente e tendo em conta que está a ser discutido na comissão de capitães a questão Millenium. Como ficam as equipas que ganharam ao Millenium se for retirado os pontos da vitória? Dividir será justo?!?! Será que faria sentido atribuir a vitória por falta de comparência na 2ª volta?!!? O resultado final nunca será justo, nem para o grupo A nem para o grupo B. Como ficamos?

Ricardo Loureiro (Logic)

David de Passos disse...

Pois Ricardo, por isso o que eu sugeri faz mais sentido, uma equipa desiste todas as outras levam os 3 pontos daqui para a frente, é como se não aparecesse aos jogos, levando falta de comparência.
Pelo menos nos torneios onde tenho jogado foi sempre assim.
Assim dividia-se os pontos na 2ª fase não prejudicando as equipas do Grupo B.

Sérgio Santos disse...

Os Goal United tambem aprovam a ideia, achamos que é muito melhor, assim defrontamos todas as equipas da liga.

Filipe Santos disse...

David, não é assim tão justo "dar" os pontos às equipas, pois assim que seria prejudicado eram as equipas do outro grupo. Vejamos, ninguém garante que todas as equipas iam ganhar aos millenium, logo esses 6 pontos são dados! As equipas do outro grupo não tem nenhuns pontos dados, logo ficariam em desvantagem!! Fiz-me entender?
É complicado de decidir, mas a ser aprovado o mais justo era começarem todos a 0 pontos, ou então deixar estar com os play-offs. As equipas do outro grupo não podem ser penalizadas pelo facto dos millenium terem desistido!
Já agora, a eliminatória da taça que iamos fazer com os millenium... ganhamos, certo?

#7 Filipe Santos (PdM)

David de Passos disse...

Epa pois tás a ver o filme! Qualquer que seja a decisão vai haver sempre prejudicados, e não se pode agradar a todos.
Vou ter que me sentar com a nova organização e decidirmos, o que fazer em relação à desistência dos Millenium (anular jogos ou dar pontos), e isso irá influenciar a decisão de manter o actual formato ou partir para o novo (2ª fase, dividindo os pontos ou começar com 0 pontos).
A nova organização será anunciada, espero eu, hoje a noite, quando tiver todas as fichas de jogo e a jornada colocada no blog.