terça-feira, 26 de março de 2019

GRUPO A - 6ª Jornada: SHAKTAR 1-4 MANCHA NEGRA

Shaktar:
1 - João Paulo Matos (GR)
9 - Pedro Pereira
23 - Hugo Matos
47 - André Pimenta (C)
SN - Sérgio Damas
SN - Tiago Correira
SN - Rodrigo Martins

Mancha Negra:
25 - Miguel Valença (GR)
4 - Eliseu Guimarães
7 - Timóteo Guimarães
8 - Luís Antunes (C)
11 - Pedro Cruz
20 - Rúben Fernandes
SN - Gabriel Guimarães

Golos: André Pimenta (Shaktar); Miguel Valença (2), Timóteo Guimarães e Rúben Fernandes (Mancha Negra)
Disciplina: Amarelos: João Paulo Matos (2); Vermelho: João Paulo Matos (Shaktar); Expulso final do jogo: André Pimenta (Shakar)
MVP: Miguel Valença (Mancha Negra)

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,

antes de mais , pretendo deixar bem claro que este comentário não serve para incendiar ou prolongar o que de mau se passou ontem no jogo para o blog, mas sim para contribuir para que no futuro a liga se torne melhor.

Todos sabemos que a liga é amadora e todos temos de estar preparados para as consequências disso, mas não posso concordar que uma equipa de arbitragem que vá apitar se ache com mais poder ou transmita essa imagem só porque se faz acompanhar de 2 cartões e os exiba sempre que vêem as suas decisões a serem questionadas. O futebol é e será um jogo de emoções e só quem nunca deu um pontapé numa bola não entenderá isso, com isto não venho desculpar a minha expulsão (é justíssima!) mas já não posso dizer o mesmo da expulsão do João Paulo Matos, levar 2 amarelos em 4 segundos, por "bater palmas" a uma decisão errada (na perspetiva da equipa) é apenas rídiculo.

Quanto à ficha de jogo , tem um erro, o nosso guarda redes levou 2 vermelhos, um por acumulação de amarelos (o tal lance referido anteriormente) e outro vemelho (julgo que direto) quando estava no banco. Não sei se vai agravar o castigo ou não.


A liga amadora deve ser um espaço onde todos se possam divertir, lamento que tal não venha a acontecer de ha uns jogos para cá e por motivos idênticos.

Uma última nota/sugestão, se é que me é permitido a esta altura do torneio, mas com certeza que poderá ser útil para o próximo ano numa perspetiva de crescimento da própria liga:

- Uma vez que a liga pertence ao quadro de competições da A.F.C., não seria proveitoso ter arbitragens realizadas por árbitros da própria A.F.C? Não venho com isto dizer que são melhores/piores ou que não erram tal como os "árbitros" que neste momento apitam os jogos, mas julgo que iria tirar alguma responsabilidade a quem não a tem de ter, neste caso jogadores de uma liga amadora, que estão acima tudo para jogar na liga e não para apitar jogos de outras equipas, até porque muitas nem fazem ideia de algumas regras de um jogo de futsal (tal como aconteceu ontem ou então apenas disfarçaram bem ... )

Continuação de boa liga amadora a todos.

Cumprimentos ,

André Pimenta (Shaktar)

Ricardo Goucha disse...

Bom dia Pimenta

Em primeiro lugar, eu não estive presente no jogo e por isso não tenho uma visão detalhada sobre os lances e os motivos das expulsões além do que foi escrito no relatório pela equipa de arbitragem.
O motivo do meu comentário não se prende com as razões das expulsões, mas essencialmente com o teu último ponto (que também acaba relacionado com o restante comentário).


Eu não sou árbitro, mas vejo muito futebol/futsal e uma coisa posso dizer-te com toda a certeza... 90% dos árbitros mostravam amarelo a um jogador que aplaudisse de forma irónica uma decisão da equipa de arbitragem (basta uma pesquisa no google e encontras N situações). Tu achas que este tipo de decisão (que consideras como excesso de zelo) iria mudar com árbitros federados? Com árbitros que estão habituados a ter este tipo de decisão quando são confrontados em competição? Eu acho que não... por isso, certamente que o resultado seria o mesmo.

Eu não tenho números exactos, mas aproximadamente 50% dos jogos da Liga são apitados por árbitros federados (futebol de 11 ou futsal).
A experiência que tenha na Liga Amadora (com muitas arbitragens não federadas) e noutros torneios (com arbitragem federadas) diz-me que não vejo uma grande diferença no global. Há arbitragens boas e más, há equipas que respeitam mais os árbitros e outras que estão sempre a pressionar e há jogadores que sabem ter desportivismo e outros que nem por isso.

Posto isto, a sugestão colocada no teu último ponto é inviável. As arbitragens federadas são caras, exigiria um aumento imenso do valor de inscrição das equipas.
Para as equipas que não querem ter a "chatice" de arbitrar jogos, podem solicitar à organização árbitros para irem na sua vez e, assim, só se preocuparem em jogar.

Cumprimentos


PS: os dois árbitros de ontem são árbitros de futsal da AFC.

Unknown disse...

Bom dia,

compreendo e concordo com algumas coisas que referiste mas deixa-me então acrescentar alguns pontos que posso não ter sido tão explícito quanto gostava :

- concordo com o amarelo, duplo amarelo para sancionar exatamento o mesmo , que foi isso que aconteceu, é rídiculo e excesso de zelo. Só mesmo de quem nunca jogou futebol, não compreende uma reação daquelas, que volto a dizer, justamente sancionada com 1(!) amarelo e nunca com duplo amarelo. Se considero a reação do meu guarda-redes uma reação a quente, a de quem exibiu amarelo, ainda mais a quente foi... e foi essencialmente isso que incomodou e revoltou a minha equipa.

- "os dois árbitros de ontem são árbitros de futsal da AFC.". Se realmente são, lamento e não compreendo então o motivo pelo qual tiveram alguma dificuldade em perceber que existem faltas acumuladas no futsal e ainda o motivo pelo qual um deles se desculpou dizendo que era "amador". Já não querendo referir que este mesmo "ábitro" exibiu o vermelho a um jogador que já tinha sido expulso (Não tem qualquer desculpa,visto que era fácil de identificar, pois era o guarda-redes e o único "problema" que houve em jogo foi com ele).

um abraço