segunda-feira, 22 de junho de 2015

Acórdão do Conselho de Justiça 01/2015

Na sequência da contestação ao castigo de irradiação aplicado ao atleta José Borges, da equipa CIR Torre de Bera, decide este Conselho de Justiça apresentar o acórdão com o seguinte teor, com os fundamentos nele expresso:

Analisando os factos invocados pelos intervenientes, prova-se que existe um empurrão ao árbitro da partida, facto este, denunciado pela equipa dos Buba Juniores, confirmado pelo árbitro e explicado pela equipa dos CIR Torre Bera. Todos os intervenientes do jogo confirmaram a existência de um empurrão ao árbitro.

Nos fundamentos do recurso, vêm alegar o seguinte: 1 e 2) o caso não foi exposto no relatório do árbitro e não ter existido expulsão no jogo – este fundamento não é viável na medida que, podem ser atribuídos castigos de situações que não estejam no relatório da equipa de arbitragem e sejam de conhecimento posterior; 3) ter ficado tudo resolvido no local entre as partes intervenientes – não é viável o fundamento apresentado, já que ocorreu uma infracção grave no decorrer do jogo e a mesma não pode ser branqueada; 4) aplicação analógica a um caso anterior de retirada da pena de irradiação – no que concerne ao caso anterior, os esclarecimentos do árbitro/equipa adversária deram como ter existido um contacto entre o atleta punido e o árbitro mas sem ser considerado agressão.

Decisão: Entende, este Conselho de Justiça, manter a decisão de irradiação do atleta José Borges emitida pelo Conselho de Disciplina, por ter empurrado/agredido um elemento da equipa de arbitragem.


CONSELHO DE JUSTIÇA LAFC

10 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável...
Gostaria apenas de dizer que foi "condenado" um atleta com base em "pressupostos" que não foram relatados e que, claramente, uns elementos defendem (colegas de equipa) e outros atacam ( adversário que vêm na irradiação do atleta uma mais valia para as suas equipas no futuro), será sempre assim, sempre. Se as coisas foram graves, e não foram relatadas, porque não se alerta o arbitro para o facto e se repete o jogo? Será que se os Buba tivessem perdido o jogo não estaria-mos agora a ver a sentença final de uma reclamação de uma repetição de jogo? Parece-me que era por aqui que seguia os parâmetros...
Levantam-se aqui muitas dores de cabeça, seu eu vir um arbitro a beber uns copos com a equipa adversária depois de eu perder um jogo que fora apitado por esse arbitro, será que posso levantar uma suspeita de combinação de resultado? Nada será escrito e eu defenderei que perdi o jogo porque o arbitro é amigo do adversário e o adversário dirá que estavam apenas a confraternizar... consegues punir alguém por isso?
Lamentável...

Obrigado
Humberto Primo


ps- Só uma lembrança para as restantes equipas, como foi julgado o caso Pichel (Luis Antunes)?

Nuno disse...

Boas,

Concordo,

Alem disso resta AFIRMAR e voltar AFIRMAR que é mais grave dar um ligeiro empurrão num arbitro, do que meter.lhe a mão/apertar o pescoço!!!!!
È isso que aqui esta relatado no ponto 4, em relação á deliberação em que requisitamos "jurisprudência"..ah ya eu nao sei o q é esse conceito, só o advogado= conselho disciplina sabe e decide...

PS: Recordo apenas que o jogador esta sentado no banco de suplentes quando o arbitro veio ao banco "desafia-lo", e que nada escreveu no relatório porque admitiu no local atitude provocadora perante o jogador ( foi homem ao contrario de outros)



Veremos se factos bastante mais graves já ocorridos com outras equipas aqui vão ser relatados, fico aguardar.....

Quanto a ti Ricardo e equipa dos Buba, podia aqui enumerar uma serie de situações em que o teu/vosso sentido de justiça "social" fica em causa....Mas como nao pretendo, nem faz parte da minha personalidade esse tipo queixinhas /acusações prefiro nao alimentar polemicas nem descer a níveis baixos.
Apenas tenho a dizer que muita da consideração que tinha por ti baixou bastante, porque os santos estão no altar, é necessário separar o trigo do joio, e como em tudo na vida se quisermos levar tudo ao pormenor de regulamentos etc entramos em guerras e mesquinhices que nunca mais acabam e prejudicam todos.
Pensava que tinhas esse bom senso, mas pelos vistos só o tens quando te interessa!
E realçar mais uma vez que atitude do Jose Borges obviamente nao foi nada correta

Ja agora, e se a direcçao da liga tiver tomates / registos, gostaria de perguntar em 5 anos, salvo erro que estamos nesta liga, quantos emails ou queixinhas iniciadas da nossa parte fizemos de equipas adversarias ou relatos de situações....
È que se nunca fizemos, deve querer dizer que todos os nossos adversarios sempre foram uns anjinhos contra nós, nem nunca nada se passou!!!!

Ja agora acho que ficava bem, um ranking de fair play, relacionar os amarelos e vermelhos a cada equipa ao longo destes ultimos 5 anos. Ja que somos uma equipa violenta, de certeza que devemos estar quase em ultimo neste ranking.


Ja me alonguei demais em relação ao que pretendia, mas felicito os intervenientes pelo objectivo cumprido! Conseguiram irradiar o melhor jogador da liga....os meus sinceros PARABENS!!!!

Nuno

CIR Torre de Bera

JN disse...

O comentário do Kiwi diz tudo: é fundamentado, contundente, rigoroso, objetivo, preciso, prático e, muito importante, procura a estabilidade, estabilidade essa apimentada pelos Buba (com todo o seu perfeccionismo cego e estúpido) e, naturalmente, corroborada por um Conselho de Disciplina igualmente cego e estúpido e, pior que isso, "unicéfalo".

João Rodrigues
(CIR-Torre de Bera)

Ricardo Goucha disse...

Nuno, começando pelo fim.
Esta época os Torre Bera foram a equipa mais indisciplinada da Liga (23 amarelos e 3 vermelhos). A segunda equipa com mais amarelos foram os Rendisphera com 17.
Nos vermelhos houveram 3 equipas com mais (Rendisphera (4), Mancha (5) e Amigos do Caçado (5)).
Em 5 anos de Liga os Torre Bera têm 160 jogos (Liga + Taça) e contam com 109 amarelos e 13 vermelhos.
Os Buba participaram em todas as edições (7), contabilizam 206 jogos e têm 96 amarelos e 6 vermelhos.
Da vossa parte, o jogador que mais contribuiu para os números da indisciplina foi o José Borges.

Se vocês nunca fizeram queixa de nenhuma situação, sinceramente não sei se vos devo aplaudir. Acho que se se passarem coisas como a que se passaram nos Torre Bera - Buba devem ser sempre relatadas. Mas esclarece-me uma coisa... não foram vocês que fizeram queixa/protesto no ano passado após o jogo com os Pimentinhas?

Mas fiquei curioso... que situações são essas que podem por em causa o nosso "sentido de justiça "social""?

JN disse...

Ricardo,

Desculpa lá, mas qual é a parte da nossa posição que tu não estás a entender? Alguém do CIR-Torre de Bera alguma vez deixou de condenar a atitude do Leandro??? Temos tido o cuidado de deixar isso bem claro, mas volto a frisar em maiúsculas para leres bem A ATITUDE DO LEANDRO FOI CONDENÁVEL!!! Tal como é têm sido muitas as situações condenáveis ao longo dos anos na Liga, tal como é condenável a forma violenta como o Vosso número 17 joga, tal como foram condenáveis atitudes da minha pessoa em dois jogos com a RCSoft na nossa 1ª participação. Nós estamos revoltados é com essa visão cega das leis e dos regulamentos, quando ainda por cima tudo é muito difuso e muito pouco claro.

E termino com a seguinte pergunta: No teu entender, achas que a Liga Amadora é mais forte, mais leal e mais justa, no fundo melhor, sem o Leandro?

João Nuno

Nuno disse...

Poderia aqui argumentar e contestar tudo o q disseste ( honestamente não tenho dados estatisticos), mas nao quero nem gosto entrar por esses caminhos porque seria uma conversa sem fim.

E como ficou aqui provado, de nada adianta , quando a vossa interpretação de sentido justiça e equidade é um empurrão no peito do arbitro é mais gravoso do que meter apertar/meter a mão no pescoço do arbitro.

Esperemos que situações bastante mais gravosas aqui também sejam alvo de sançoes.
Estou aguardar





Ricardo Goucha disse...

A nossa interpretação?
Se te tás a referir ao que aconteceu no jogo Mansturbinas-Buba em que o guarda-redes dos Mansturbinas foi expulso... eu recordo que nenhum jogador dos Buba viu a tal suposta agressão. Isso mesmo dissemos no final do jogo quando nos pediram esclarecimentos sobre o lance.

David de Passos disse...

Ao anónimo que deixou comentário se quer ver o comentário aceite assine com nome e equipa a que pertence.
Mas sugiro que leia os regulamentos para tirar as suas duvidas.

Nuno disse...

Ricardo,

Mas que grande coincidência!!!!! nesse jogo ninguem da vossa equipa viu nada, e o facto ficou provado que aconteceu.....incrivel!!!!

No nosso jogo, e como referiste TODOS voces viram!!!!! espectacular.......... :D

Meramente factos do acaso, coincidências apenas...por se tratar do jose borges/torre de bera
Mais uma vez fica provado que nao adianta argumentar...porque as pessoas só vêm e fazem o correto e justo quando interessa! Adiante...

Over and out que isto a nada leva e ja cansa...


Boas ferias

Unknown disse...

deixem lá o guarde-redes dos mansturbinas, ficou mais que provado que o arbitro extrapolou a situacao, comprovada por ambas as equipas!!!


Vitor Batista
(LORETO FC)