terça-feira, 8 de outubro de 2013

Despenalização do castigo Paulo Sá (Buba Juniores)

Os capitães votaram que os castigos a partir de agora transitam de uma época para a outra, e quiseram que esta regra fosse já aplicada esta época, a organização na altura fez o levantamento dos jogadores nessa condição e apenas o Paulo Sá estava com castigo no final da época, pelo que o seu castigo ficou alargado até à 3ª jornada da época atual.
Hoje fomos alertados que mais um jogador estava nessas condições, pelo que deveria ter falhado os 4 primeiros jogos na presente temporada, como o erro foi nosso, e como o outro jogador Hugo Fernandes (Santana) já jogou esta época, achamos injusto que o Paulo Sá não possa jogar, mas também achamos injusto que o Hugo Fernandes fosse agora castigado.
Sendo assim os 2 jogadores podem jogar, e esta regra só entrará em vigor no final desta época.

20 comentários:

Filipe Santos disse...

No meu entender, acho injusto!
Havia uma maneira mais "simples" de resolver isso... era obrigar o Hugo Fernandes a cumprir os 4 jogos a partir de agora...
Há coisas que não devem ficam impunes, e se houve erro da vossa (nossa) parte, deve ser corrigido. Mas os prevaricadores não devem NUNCA passar impunes.
Imaginem... eu matava uma pessoa, a polícia esquecia-se de "apontar" que tinha sido eu... pronto, vai lá à tua vidinha e estás safo, mas a partir de agora, quem matar é preso! :)

Atenção, nada tenho contra o Hugo ou o Paulo! É apenas a minha opinião (nem sequer é da equipa).

Abraços e bons jogos,
Filipe

Ricardo Goucha disse...

Mas Filipe, se na altura do crime não existir a lei que te puna, não podes, a partir do momento em que a lei aparece, punir todos os crimes anteriores à mesma.

Filipe Santos disse...

Mas a lei existia, tanto que, o Paulito não jogou nas 2 primeiras jornadas... achas justo para ele?

Ricardo Goucha disse...

A lei não existia na altura em que foi a decisão dos castigos... só apareceu após o final da época.

É óbvio que não acho justo em igualdade de circunstâncias, um jogador ver o seu castigo passar de época e outro não.

Filipe Santos disse...

É-me indiferente... apesar de não concordar nestes pontos de vista, aceito a decisão! :) Eu quero é jogar!

Abraços e bons jogos.
Filipe

Nesto disse...

Aqui a culpa tanto é da Organização (por não ter simplesmente mantido a lista de castigos ativos atualizada para o início da época) como, principalmente, dos Santana.

Eles melhor que ninguém na Liga sabiam que o Hugo tinha castigo ativo, e na reunião de início de época disse-se que os castigos dados no final da época passada passavam para esta época. Eu estava lá, e concordei e o Joel também estava lá e concordou (pelo menos não disse nada em contrário).

Deviam ter sido mais honestos e no mínimo ter confirmado com a Organização se o Hugo poderia jogar ou não. Nós sabíamos que o Paulito não podia jogar, não jogou, não foi preciso estar no Blog o aviso, ou a Organização alertar-nos (novamente) para esse facto...

Um capitão de equipa tem certas responsabilidades, é como tudo na vida, se falha com as responsabilidades o grupo que gere é punido... Mas pronto, não quero entrar em grandes coisas. O que decidirem é o que fica decidido. Estou como o Filipe eu quero é jogar. Mas lembrem-se que por vezes a Organização também precisa da ajuda de Todos e da boa fé de Todos para isto funcionar da melhor forma para Todos.

Um abraço
Esteves

Paulito disse...

Boas a todos.
Digo desde já que não estou de acordo com a despenalização.
Se eu cumpri em não jogar e outra pessoa não fez, neste momento (apesar das duas derrotas) uma equipa saiu beneficiada, neste caso os Santana.
Neste caso foi falha dos Santana e segundo sei este assunto foi falado na reunião de inicio de época, por isso penso não haver desculpa.
O que eu peço é justiça eu não me importo de cumprir os jogos de castigo, agora penso que a despenalização dos dois jogadores não e correto.

abraços

Paulo Sá (Buba Juniores)

Anónimo disse...

Acho isto inadmissível, para umas coisas temos uma liga super "pro", mas para outras é isto que acontece.

Tenho pena que o meu colega Nuno Almeida que apanhou 10 jogos na época passada, não tenha jogado ao final de 2 ou 3 jogos, pois se tivesse jogado nada teria acontecido, e aposto que sse soubesse, algumas vozes do "contra" iriam logo insurgir-se para pedir a irradiação do jogador e principalmente da equipa..... (Quem achar que a carapuça lhe serve, que a meta...)

NOTA: esta é a minha opinião, não é dos Troika.

Ricardo Lobo
Troika

Anónimo disse...

Na minha opinião pior do que cometer um erro (e agora de nada vale tentar arranjar culpados) é resolver esse erro cometendo outro.

Primeiro que tudo esta situação deveria ficar como aviso para uma próxima vez que isto aconteça;

Segundo se o erro de o jogador castigado ter já jogado está cometido, ou se penaliza a equipa por o deixar jogar tendo conhecimento desse castigo servindo como exemplo futuro ou se mantém o castigo ao jogador pelos jogos ainda a cumprir;

Agora nunca em qualquer situação penso que a medida correta seja a despenalização pois isso vai abrir um precedente que pode vir a levantar alguns problemas em situações semelhantes em que uma equipa se julgue prejudicada e coloque um jogador castigado a jogar. E depois que é que os vai julgar se existe um precedente aberto?

Esta é somente a minha opinião pessoal.

Cumpts,

Nuno Barata
Futsalfestivaleiros

David de Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David de Passos disse...

Boas,

Só para deixar bem claro o porquê da nossa decisão.

O castigo dado ao jogador dos Santana foi um castigo que escrevemos no blog "até ao final da época", pois ele deveria cumprir 10, e só faltavam mais 6 jornadas para fim, mais os jogos da Taça, mas os Santana já tinham sido eliminados.
Como não existia regra de transitar os castigos de uma época para a outra, colocamos assim no blog.

O Paulo dos Buba foi expulso a 1 jornada no fim, quando já estávamos a ponderar a alteração da regra, a alteração da regra foi votada pelos capitães e aprovada, com efeito já para esta época. Ora aqui houve falhos da nossa parte:
1º Deveríamos ter visto que havia mais jogadores na mesma situação.
2º As regras as serem alteradas não podem ter feitos retroativos, ou seja, quem já tivesse castigos atribuídos não deveriam ter sido alargados para a nova época, apenas novos castigos que sejam atribuídos a partir do momento que a regra entrou em vigor.

Por estas falhas, que assumimos, que foram da nossa parte, decidimos que a regra só se aplica a partir da atual edição da LAFC (2013/2014).

Mais uma vez pedimos desculpa a todos, em especial ao Paulo dos Buba, por ter sido impedido de jogar na 2ª jornada, mas poderá faze-lo na 1ª e restantes jornadas.

vlgomes disse...

Também queria deixar aqui o meu bitaite...
Eu até entendo a questão da retroatividade... Mas não ficou decidido em voto pelos capitães que a regra iria ser logo tida em conta para a época seguinte?
Isso não foi discutido na reunião de inicio de época?
David, só se lembraram de retroatividade da regra agora?
Eu acho que a decisão mais justa e mais correcta era, sim senhor, já admitiram a falha, e o jogador em questão que já jogou esta época ficava os restantes jogos que lhe faltam castigado...
Se ainda lhe faltam 4 jogos, eram os próximos 4. Isto era o que fazia mais sentido!
Agora obviamente que se isto não se coloca, será justo o Paulo ser despenalizado, apesar de ainda haver a injustiça dos Buba já terem sido penalizados pois não puderam contar com ele para a 2ª jornada...
David, é a minha opinião, mas acho que a maneira como lidaram com esta situação é a pior opção possível...
Estão a tentar corrigir um erro com um erro ainda maior.
It's just my 50 cents...

Abraço a todos,

Vasco Gomes
Troika

David de Passos disse...

Qualquer decisão que nós tomamos é sempre contestada, isso é certo, basta ler todos os comentários às decisões ao longo destes 4 anos, que há sempre alguém a reclamar e sempre haverá pois nem todos temos a mesma opinião e respeitamos.

Nós apenas tomamos a decisão de adiar a entrada em vigor de uma regra que sim é verdade foi aprovada pela maioria, mas aí também falhamos assim como todas as equipas que votaram falharam, pois não faz sentido aplicar a retrotractividade, as regras quando alteram são para entrar em vigor após a data da sua aprovação.

Mas como esta a gerar muita indignação, eu e o Bruno vamos falar e decidir se enviamos para a comissão de capitães, para votarem no que realmente "querem" que seja feito.

Ricardo Goucha disse...

Se não querem abrir precedente, mas manter a justiça entre os dois casos, só há duas soluções:

1- A organização assumir o erro e os dois jogos dos Santana serem repetidos, sem a participação do jogador suspenso.

2- A responsabilidade ser dos Santana e eles serem punidos com a derrota (que até aconteceu), mais a punição por jogarem com um jogador que não podiam.

O que não pode acontecer é haver dois casos iguais com duas penas diferentes.
E como é óbvio, o jogador Hugo Fernandes cumprir os 4 jogos restantes a partir de agora não é nada mais que abrir outro precedente (um jogador cumprir castigo em jogos intervalados).

David de Passos disse...

foi enviado um mail a todos os capitães para se proceder à votação

Nesto disse...

Se calhar a Organização nem teve assim tanta culpa neste caso quanto isso (ok, foi uma distração importante que está a levantar muita celeuma), mas há aqui um aspecto que está a ser sub-valorizado.

A questão da retroatividade é perfeitamente legítima, não importa se se pensou nesta regra um dia antes do Paulito ser expulso ou se se pensou depois do Hugo ter o castigo, isso não interessa nada...
A partir do momento em que no início da época, na reunião da Liga em Taveiro a Organização traz à "ordem de trabalhos" este tema e todos os representantes das equipas concordam que os castigos devem transitar da época passada para esta, está decidido e está toda a gente avisada! Esta regra deixou de ser uma ideia do final da época passada, para ser uma regra vigente da nova época. Ponto final.

Agora, quanto à questão da solução mais justa, eu tenho uma, avaliem e decidam se faz sentido ou não, é a minha contribuição para o debate:
No meu entender, o Paulito deve cumprir na mesma os 4 jogos de castigo, ou seja, não poderá jogar com os Troika na 1ª nem com os Mansturbinas na 3ª nem com os RCSoft na 4ª. Já cumpriu o jogo contra os Shaktar na 2ª.
Quanto ao Hugo terá de cumprir com os restantes jogos de castigo que faltam (sinceramente nem sei quantos são, isso já são contas para a Liga fazer e apresentar).
Assim, não há precedentes a serem abertos, o que tem de existir, sim, é uma punição à equipa que desrespeitou as regras nesses dois jogos. Quanto ao castigo a ser aplicado penso que temos uma comissão para isso, ou então vai para conselho de capitães, que é o que acontece quando surge algum problema que não estava previsto no Regulamento.

Abraço
Pedro Esteves

Nesto disse...

Enganei-me numa coisa, o Paulo já cumpriu um jogo no ano passado por isso com os RCSoft poderia jogar :)

David de Passos disse...

Sim no mail, está bem explicito que são 3 jornadas esta época

vlgomes disse...

David, não estou propriamente a apontar o erro de não terem colocado o castigo. Acontece, é uma falha menor, como foi um castigo pesado e aconteceu antes de ser decidido a regra é normal e ninguém culpa por isso (pelo menos eu não culpo, provavelmente no vosso papel fazia bem pior do que vocês fazem...)
A única coisa que contesto por me parecer injusto, é a solução encontrada, que me pareceu fazer um erro ainda maior que o erro inicial.
E acho que tomaram a decisão correcta de ir a conselho de capitães.

Um abraço,

Vasco Gomes

Anónimo disse...

Nesta confusão só acho mal que se tenha convocado uma reunião de capitães para votar a penalização e não tenham feito o mesmo para votar a despenalização.

Por isso acho que agora estão a tomar a decisão correcta ao levar a questão à comissão de capitães.

Luís Bica Osório, Troika