segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CASTIGOS

Após recebemos os relatórios dos árbitros e ouvidas as equipas, decidimos aplicar os seguintes castigos:

EQUIPA LOBOS - Perda de 1 ponto na classificação final (em virtude de apenas ter comparecido um árbitro no jogo Pai da Manada - Buba Juniores)

JOGADOR TIAGO ROSEIRO (Aeminium FC) - 4 jogos de castigo (ofensas verbais à equipa de arbitragem)

JOGADOR ANDRÉ PIMENTEL (Aeminium FC) - 4 jogos de castigo (ofensas verbais à equipa de arbitragem após o final do jogo)

51 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Irão ser tomadas alguma medidas relativamente ao árbitro de mesa não ser de nenhuma equipa? e ao facto de a equipa Triângulos ter terminado o jogo com 6 faltas e nenhum dos árbitros ter dado indicação de 5 faltas ou marcado livro directo na sexta falta? Por acaso o arbitro ofendido não foi o de mesa? Gostaria de saber esses pormenores do relatório.

Obrigado

Pedro Correia

Aeminium

David de Passos disse...

Não haverá castigos para os arbitros pois como está escrito no regulamento:

III – O Árbitro;

a) Competências:

1) Cada equipa deverá indicar 3 arbitros (podendo ou não ser jogadores da equipa).

Leiam o regulamento antes de perguntar.

Anónimo disse...

Já se estava a ver que nos querem mandar a baixo a muito, qualquer coisa é logo advertencias e jogos de suspensão..
gostaria de saber o porque de 4 jogos, e não um, dois, tres??É por ser o melhor marcador do campeonato??

Telmo Santos

Anónimo disse...

Acho que não precisam de responder... já obtive resposta sosinho há 19º jornada é Berra 20º jornada é contra RCSolf.

Telmo Santos

David de Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David de Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David de Passos disse...

Se tivesses lido o regulamento sabias o porquê de 4 jogos, mas eu volto a relembrar.

Ofensas e agressões verbais à equipa de arbitragem = 4 jogos de castigos

Anónimo disse...

4 jogos para o senhor Tiago é pouco para as confusões que tem armado nos jogos que tenho assistido.

Pq é que se está a retirar o ponto à equipa dos Lobos por terem comparecido com 1 árbitro, se tem havido muitos jogos com péssima arbitragem onde só comparecem 2 árbitros? Essas equipas com os 2 árbitros tb não merecem sanção?

Silva
espectador

Pinto Nunes disse...

Vou tentar responder a todas as questões embora o David já tenha respondido a quase tudo:

Elementos da mesa - não necessitam de ser da equipa.

Ofensas à equipa de arbitragem - 4 jogos de castigo

Os castigos, lembro todas as pessoas são atribuidos consoante os relatórios dos árbitros.

Questões relativas a arbitragens ou outras situações anormais ao decurso normal do jogo - enviem uma exposição para a organização que iremos analisar.

Respondemos sempre com diálogo e correcção a todas as equipas sem excepção, agora fazerem insunuações não vale a pena, pois só prejudicam o fair play e correcção desta liga.

Cumprimentos

Pinto Nunes

Anónimo disse...

"Estamos a tentar averiguar o que se passou exactamente com essa cuspidela/escarradela, e como a equipa e os jogadores (dos Aeminium) em causa são mais que reincidente e já os avisamos mais que uma vez e não aprendem, desta vez iremos tomar medidas, mas ainda iremos consultar a comissão de capitães para decidirmos o que fazer.
Lembro que o castigo poderá ir até à exclusão da equipa."

Palavras de David Passos no dia 7 de Janeiro de 2011 publicado às 18:22
Não sei se algo foi feito... Mas a resposta à agressão de que fui alvo, e depois de acertar com a camisola na cara do Tiago Roseiro que me cuspiu nas costas, ainda estou a cumprir castigo. Mas lembro que já me foi dito que se tivesse agredido fisicamente receberia o mesmo castigo. Advirto que existe uma grande diferença entre uma camisola e um punho.
Existem canais próprios para contestar os castigos, o blogue não é um deles, eu próprio tentei contestar, no sentido de diminuir o castigo de 10 para 5 jogos, porque entendo que terá sido uma resposta e não uma agressão isolada.

Francisco Oliveira
ACA-Futsal

Anónimo disse...

"III – O Árbitro;

a) Competências:

1) Cada equipa deverá indicar 3 arbitros (podendo ou não ser jogadores da equipa).

Leiam o regulamento antes de perguntar."

Se devem ser indicados 3 arbitros para cada jogo... nos jogos em que comparecem apenas dois, as equipas não deveriam ser tambem castigadas?? Nos so conseguimos aparecer com um arbitro e desta forma estivemos em falta tendo sido castigados. Mas se é para seguir o regulamento à risca, é favor começar também a castigar as equipas que só disponibilizam 2 arbitros, porque esses tambem estao em infração...

Cumprimentos,

André Espinha, Lobos.

David de Passos disse...

Nós avisamos no inicio da Liga que deveriam ir 3 arbitros, mas as vezes é dificil as equipas terem 3 elementos disponiveis pelo que se forem apenas 2, mas que saibam controlar o jogo, não é nenhum impedimento e já vimos duplas de arbitros fazerem melhores arbitragens/preenchiento das fichas do que alguns que levam 3, porque o 3 elemento responsavel por apontar está na conversa (a mim já me aconteceu) e depois as fichas vêm mal, (faltas não apontadas, golos não apontados, cartões e golos mal atribuidos), como tem acontecido quase todas as semanas, curiosamente por equipas que levam 3 arbitros para os jogos e esta semana não é excepção como podem ver.

Agora levar 1 arbitro é que não, eu já tive que apitar jogos sozinho, devido a equipas de arbitragem terem faltado, tanto este ano como no passado e é muito dificil e complicado.

Anónimo disse...

Então mas para que é que servem o regulamentos... Se para Castigos de Jogadores são intransigentes, neste caso também o deveriam ser... A minha equipa já apanhou várias "duplas" de arbitragem, que estarem dois ou nenhum era igual, maus todos os dias... e se esses tb se encontravam a infrigir os regulamentos, o minimo que se pede à organização é que tambem sejam punidos. Regras são regras. Se se tira a uns, tira-se todos...

Não se pede nada demais, apenas igualdade.

Andre Espinha, Lobos.

Anónimo disse...

Como o David disse e bem, é preferível uma dupla a apontar que um arbitro de mesa à conversa ou distraído...

A dupla está mais em cima dos lances e aponta logo no caderno/papel as incidências de jogo.

Agora não me parece justo para as equipas que estão a jogar que só apareça um árbitro. Nestes casos mais vale avisarem e não comparecerem do que um jogo decorrer sem condições.

Diogo Ramos, Triângulos.

Anónimo disse...

Diogo, ninguem diz o contrário, e nesse aspecto estou tb de acordo, agora acho excessiva a penalização de 1 ponto, e não me digem que são os regulamentos, porque segundo esses, quase todas as equipas já deveriam ter sido penalizadas... O jogo em questão até nem teve qualquer tipo de incidencias (tambem graças ao apoio do outro arbitro, eu sei), daí achar a penalização um pouco forte demais... As vezes mais vale um arbitro decente, que dois que estao la a fazer o frete (ja tivemos duplas de arbitros a acabar a 1ª parte aos 8 minutos por nem cronometro tinham... ridiculo)!!

Andre Espinha, Lobos

Anónimo disse...

Apoio de 100% ao jogador dos Lobos!
É certo que alguns, mas afirme-se só alguns, apitam melhor sendo apenas 2 do que a serem 3 árbitros, mas isso agora não interessa...

O que está em causa é não haver penalização alguma para aquelas equipas que apenas levam 2 árbitros.
De uma vez por todas, sr. Passos, o regulamento cumpre-se ou não se cumpre? Ou será apenas para aquilo que interessa?

Capitães, façam fazer cumprir o vosso regulamento, pq o que parece que quem manda são só "alguns".

E já agora, no Regulamento, está literalmente:

a) Competências:

1) Cada equipa deverá indicar 3 arbitros (podendo ou não ser jogadores da equipa). Na calendarização defenir-se-á também a tripla de arbitros que irá arbitrar esse jogo. Sendo que esses arbitros serão da mesma equipa e não serão de nenhuma das equipas intervenientes no jogo. A equipa em causa será notificada dos jogos em que os seus arbitros deverão comparecer. Esses arbitros não terão que pagar qualquer tipo de verba em relação ao aluguer do pavilhão, tendo apenas de deslocar-se ao local do jogo.
Pede-se o bom senso às equipas escolhendo os melhores arbitros que a sua equipa dispõe para irem apitar os jogos, pois um jogo apitado por arbitros que não saibam as regras poderá originar conflitos;

2) Os arbitros terão a seguinte missão: 2 deles arbitrar o jogo e aplicar as devidas sanções, o outro irá apontar o resultado do jogo bem como os marcadores dos golos. A equipa de arbitros terá 24 horas para enviar por mail (contacto do blog) a seguinte informação: resultado do jogo, nomes e número de golos dos marcadores, o nome dos jogadores amarelados ou expulsos durante o jogo, os melhores em campo e/ou qualquer incidencia que vá contra qualquer regra atrás referida.
Os arbitros terão poderes para cancelar o jogo caso o jogo se torne, por motivos de violencia (quer entre equipas, quer para com os arbitros).
Caso não compareçam, ou avisem em cima da hora sem que se consiga outra alternativa, será punida a equipa a qual pertencem com 1 ponto por cada falta de comparencia (esta regra será aplicada desde a 1ª jornada, sem possibilidade de contestação), à terceira falha a equipa será excluida da Liga e todos os jogos dessa equipa serão anulados.

Mexam-se e boa sorte!

Silva
espectador

David de Passos disse...

Caro Sr. Silva (espectador) a organização não é o Sr. Passos, somos 3, as decisões são tomadas pelos 3 e quando não há concordância e em casos muito especificos aí recorremos à comissão de capitães, o que não foi preciso, pois já foi dito, mais que uma vez, que aceitamos que se desloquem apenas 2 arbitros, agora 1 é que não.

Anónimo disse...

Caro David, ontem por acaso tive o prazer de jogar contra a tua equipa, e graças a uma (muito) má arbitragem a coisa ia dando para o torto. Uma arbitragem sem critério e sem conhecimento das regras. Essa arbitragem foi feita por 2 (duas) pessoas... e mesmo assim foi terrível... Será que não concordas que a qualidade da arbitragem, tem mais a ver com a qualidade dos árbitros, e não com a quantidade????

Eu continuo a defender (já que me sinto prejudicado), que a penalização à minha equipa é excessiva, visto que o jogo acabou por se realizar com os 2 árbitros que, apesar de não obedecer ás regras, tu consideras não punível.

André Espinha, Lobos!

David de Passos disse...

Boas André!

Eu sei que há arbitragens que não correspondem a qualidade dos jogos, mas irem 2 arbitros maus ou irem 3 a coisa é igual. Agora 1 que pelo menos as foras do outro lado do campo não irá conseguir ver, achamos que não é justo para as duas equipas em campo.
Em relação a punirmos os arbitros que apitam mal, em todos os jogos haveria uma equipa dizer bem e outra a dizer mal e depois o que faziamos? Que castigos aplicamos a essas equipas? Não vejo necessidada disso e nunca vi tal coisa.
E mesmo nas Ligas profissionais não vejo os arbitros a serem punidos por apitarem mal.
Isto é uma Liga amadora e temos que nos sujeitar aos arbitros que temos, todas as equipas sabiam que ia ser assim logo de inicio.
Eu também ja recebi queixas de várias equipas das vossas arbitragens mesmo indo os 3 elementos apitar.
E nunca nos viste a punir ninguem, apenas passamos toda a competição a alertar as equipas para levarem os melhores arbitros para os jogos, mas nem sempre é possivel e compreendemos.

Quanto a não saberem as regras, no inicio fizemos uma sessão de esclarecimentos das regras e poucas foram as equipas que vieram.

Para o ano já estamos a pensar fazer de outra forma, a inscrição de cada equipa será feita num só no dia, no dia do sorteio e haverá a sessão de esclarecimentos, as equipas que não comparecem não aceitaremos a inscrição.
Nesse dia aceitaremos sugestões das equipas e serão discutidas por todos.
Isto ainda é só uma ideia que temos em mente, para ajudar a melhorar esta Liga que como todos sabem tem tido uma grande afluência nos ultimos 3 anos, até equipas federadas que não conseguem inscrever-se nos campoenatos distritais estão nesta Liga, já para não falar na quantidade de jogadores que se encontram na mesma situação.

Anónimo disse...

Andava o acompanhar os comentários, mas ainda não tinha deixado a minha opinião.

Relativamente ao jogo de ontem, tanto eu como o meu colega mantivemos o nosso critério de deixar jogar do início ao fim. O problema foi que nem uma nem outra equipa ajudaram, tendo pedido faltas ao mínimo contacto. A meu ver, o futebol é um jogo de contacto, e se ao mínimo toque se parasse um jogo, todos os jogos iriam ter imensas faltas. Podem não concordar com este critério, mas é o que tenho seguido desde que comecei a arbitrar (pois também é o critério que mais gosto de ver no futebol profissional).
Admito obviamente que possamos ter deixado passar uma ou mais faltas, como acontece em todos os jogos. A minha equipa também já se sentiu prejudicada pelos árbitros, mais que uma vez, pelas mesmas razões. Têm que compreender que há pessoas que têm mais ou menos jeito para arbitrar, e sendo isto uma liga amadora, e havendo a obrigatoriedade de os jogos serem apitados por jogadores de outras equipas (amadores, também, obviamente), existirão sempre erros.
Se até no futebol profissional os árbitros erram, aqui não se iria errar? Às vezes as equipas pensam que quem está a arbitrar é alguém que gosta e que tem formação... Eu falo por mim, a 1ª vez que arbitrei um jogo na vida foi para a liga amadora, não gosto de o fazer, mas faço-o porque tenho de o fazer, da melhor maneira que sei. Irei errar muitas vezes, mas tentei inteirar-me de todas as regras para não cometer erros crassos. Há jogos mais fáceis, outros mais difíceis, mas sempre tentei apitar o que vejo e analisar os lances da melhor maneira. Se erro mtas vezes, peço desculpa, mas faço o melhor que sei. E sei que não serei dos melhores, mas também não serei dos piores árbitros da Liga...
Penso que é indecente da vossa parte afirmarem que desconhecíamos as regras e que não tínhamos critério. Tanto eu como o meu colega conhecemos as regras, nenhuma falta ficou por marcar devido a desconhecimento das mesmas. A vossa equipa se calhar é que não as conhece todas, pois elementos do vosso banco mostraram desconhecimento relativamente à sinalética da falta de acumulação, quando se dá a lei da vantagem e o jogo pára. Quanto a dizerem que não tínhamos critério, tivemos o mesmo do início ao fim, podem não concordar com ele, mas este não mudou. Se tivéssemos sido mais rigorosos, e apitado tudo como vocês pediam desde o início, provavelmente o jogador da vossa equipa tinha sido expulso (lance que eu não vi), e estava agora 10 jogos sem jogar. Porventura, poderá ter sido esse o nosso maior erro na arbitragem de ontem, que até foi em vosso benefício e "contra" a equipa dos RCSoft, mas o meu colega, que viu o lance, explicou-me (tendo também já explicado ao Passos), que o que viu, na opinião dele, não era justificativo do cartão vermelho e de 10 jogos de suspensão. Se tivesse sido um pontapé ou um murro seria diferente, mas pelo que foi ele achou que isso seria injusto. Se o meu colega tivesse seguido o regulamento, estavam agora vocês indignados porque também achavam injusto (e aí secalhar já teriam mais razão)... Para além de cumprir regras, há que ter bom senso na aplicação das mesmas, na minha opinião.

Quanto ao facto que estava aqui a ser discutido, penso que é notório que um jogo não tem condições para ser jogado apenas por 1 árbitro, pois ele até pode ser muito bom árbitro, mas se não tiver o dom da omnipresença, nunca conseguirá ver tudo o que se passa do lado contrário onde está, sendo o mais óbvio simplesmente ver se a bola ultrapassou ou não a linha (sendo um lance destes o mais básico).
Penso que 2 árbitros deverá ser o mínimo para um jogo começar.
Sugiro que para o ano se mude o regulamento, alterando a regra dos árbitros para conter a indicação que um jogo pode começar com 2 árbitros no mínimo, sendo o ideal 3 (com um na mesa), e que qualquer equipa que não cumpra estas condições, deverá ser penalizada.

Cumprimentos, bons jogos e boas arbitragens,

Vasco Gomes #3 (Netvita/HIS)

Anónimo disse...

Tal como o Passos referiu, houve a sessão de esclarecimento, e o meu colega de equipa teve oportunidade de ir, tendo-me transmitido a mim o que foi discutido nessa sessão.
E pelo que sei, penso que muito poucas equipas estavam representadas (não faço ideia se os Lobos estavam ou não representados), mas pelo menos sei que a equipa da Netvita/HIS foi, e tentou inteirar-se e perceber as novas regras, coisa que muitos outros não fizeram.
Por causa disso ainda mais me revolta teres afirmado que não conhecíamos as regras.
Tal como já afirmei, aceito que possam dizer que foi uma boa ou má arbitragem, pois é a opinião das pessoas, mas fazerem afirmações relativamente às regras ou ao critério já é um pouco demais.

Cumprimentos,

Vasco Gomes #3 (Netvita/HIS)

David de Passos disse...

Sim Vasco o regulamento para o ano já irá prever a situação de poderem ir apenas 2 arbitros apitar mas o ideal seriam 3.
Aliás o regulamento todos os anos tem vindo a ser alterado à medida que as situações vão surgindo ao longo da epoca.
Este ano já alteramos a regras dos 3 arbitros, ajustamos a tabela de castigos e mais umas coisitas, mas achamos por bem está a lançar um novo regulamento de cada vez que uma situação surge, pelo que esperamos sempre pela proxima epoca para aplicar as novas regras.
No inicio de cada epoca disponibilizamos o regulamento e colocamos a outra côr a alteração das regras em relação á epoca anterior.

Anónimo disse...

Sim Passos, concordo que não seria bom estar a mudar o regulamento a meio de uma época e que se deve esperar pelo início da próxima para conter as alterações. Aliás, a sugestão que fiz seria sempre para estar no regulamento da próxima época. ;)
Quanto ao de esta época, continuo a defender que deverá haver bom senso, e que, apesar do regulamento dizer que deverão ir 3 árbitros, aceitar que por vezes as equipas não conseguem disponibilizar 3 pessoas, e que estas não devem ser prejudicadas se forem 2 pessoas, pois penso que este será o nº mínimo de árbitros para um jogo decorrer sem problemas.
Não é por haver 3 árbitros que os árbitros são melhores ou piores, mas tal como referi anteriormente, por muito bom que 1 árbitro seja, se for só 1, não conseguirá fazer uma boa arbitragem, pois haverão sempre lances que lhe irão escapar por estar muito longe dos mesmos...

Cumprimentos,

Vasco Gomes #3 (Netvita/HIS)

Anónimo disse...

Bom dia Vasco, peço imensa desculpa, mas o que aconteceu ontem não foi deixar jogar, houve faltas, algumas delas duríssimas, bem à tua frente, e tu argumentas-te que não viste, numa delas o nosso jogador até teve de sair lesionado... Desculpa mas isso não é critério. E com isto não estou que és (porque de certo que não és) o pior árbitro da liga, mas ontem foi muito mau. E no lance em que o jogador da minha equipa sofreu uma entrada barbara, e o Nuno reagiu mal, se tivessem ido os dois para a rua não ficava nada mal, aquilo que eu disse no final do jogo ao treinador do RCSoft, é que uma palmadinha na cara não parte um pé, ao contrário da entrada do outro jogador. Mas esquecendo o jogo de ontem e voltando à discussão deste tópico, no jogo em que só conseguimos disponibilizar um árbitro, não houve nenhuma equipa lesada, porque apareceu outro arbitro (por sorte eu sei) para fazer o jogo. É só por isto que eu acho que a penalização é excessiva. Se tivesse afectado o jogo, a punição era correcta, agora não tendo, sinceramente acho que uma advertência era mais apropriada.

E David, nunca pensei em penalizar uma equipa por fazer uma má arbitragem, porque como disse o Vasco e muito bem, cada um faz o que pode e sabe. Isso era ridículo.


André Espinha, Lobos.

Anónimo disse...

Geralmente não respondo às criticas de arbitragem, bocas, insultos ou afins. Já não tenho idade para isso, já percebi há muito o espírito desta liga e só num jogo da 1ª edição me exaltei com uma arbitragem. Mas desta vez tenho de dizer que concordo em absoluto com o que o meu colega diz... parece que quem não conhecia as regras eram alguns dos vossos jogadores que me disseram que não sabiam que sinalética eu estava a fazer.

Em relação à questão do n.º de árbitros não me parece problemático serem apenas 2. Ainda ontem, antes do início do jogo, conversava com o treinador da RCSoft sobre essa situação e ele tb me disse que 2 safam-se bem. Nem sempre é possível contar com a disponibilidade das pessoas e estas não são dispensadas dos seus empregos para ir jogar ou arbitrar...

Agora não venham é dizer q arbitrar com 1 é a mesma coisa, por muito bom que o árbitro seja. Nós tb já faltámos a uma arbitragem porque nenhum dos 2 elementos habituais podia e tivémos uma 3ª pessoa que se ofereceu, mas eu próprio lhe disse que não valia a pena ir pq não iria arbitrar nas mesmas condições.

Nuno Ferreira
Netvita/HIS

Pinto Nunes disse...

Boa Tarde.

Mais uma vez afirmo o seguinte:

As equipas que aparecem aos jogos com um árbitro são penalizadas em 1ponto.
As equipas podem levar 2 árbitros que não são penalizados, aconselhando-se sempre um 3º arbitro (não obrigatório).

Esta é a decisão final da organização, não havendo qualquer lugar a recurso.

Cumprimentos

Pinto Nunes

Anónimo disse...

Bons dias Pinto Nunes,

com isso queres dizer que houve revisão de estatutos? Ou a alínea que diz que é obrigatória a presença de 3 (três) elementos na equipa de arbitragem deixou apenas de ser aplicada??

Só estou a defender os interesses da minha equipa, mais nada.

E Nuno, nunca disse que era a mesma coisa, é óbvio que apitar com um ou com dois nao é a mesma coisa, mas no jogo em questao o jogo decorreu com dois arbitros.
Eu sou tou a questionar a aplicação dos estatutos, mais nada.

André Espinha, Lobos.

Anónimo disse...

André,
No lance que o jogador da vossa equipa saiu lesionado, considerei que o elemento dos RCSoft tocou 1º na bola, e a seguir no pé do vosso jogador. Para mim isso não é falta. Pode até ter magoado, admito que sim, e até admito que possa ter visto mal e que ele tenha tocado 1º no pé e só depois na bola, mas tendo-me parecido que aconteceu o contrário, considero que não seja falta.
Existe outro lance em que o vosso jogador depois até caiu para o lado das bancadas, e que eu não marquei, porque considerei que foi carga de ombro, em que o outro jogador foi mais forte... Mais uma vez, admito que possa ter visto mal, mas foi o que me pareceu.
Admito também que possa ter errado em mtos mais lances, em foras que foram mal assinalados pq a bola tocou num jogador de outra equipa sem eu ter percebido, ou faltas em que não consigo ver, ou lances em que me parece que o contacto é dentro da lei, e engano-me.
No entanto, tento arbitrar da melhor maneira que sei, dentro das regras.

Quanto ao lance que referes, a entrada foi dura, sem dúvida, e penso que poderia ser mostrado o vermelho, por ter sido mais ríspida. Mas penso que o amarelo também não é mal mostrado. O outro lance, lá está, depende da interpretação, e o meu colega não o interpretou como uma agressão. Eu sinceramente, não vi, pelo que me abstenho, mas pelo que o meu colega disse, penso que interpretou bem, pois existe a diferença entre uma agressão (pontapé, murro, empurrão ou mesmo uma chapada) e o que o vosso colega fez. No entanto, se tivéssemos seguido o regulamento à risca, deveria ter sido expulso por agressão e iria apanhar 10 jogos. Penso que deves concordar comigo que pelo lance que foi, não seria justo...

Vasco Gomes #3 Netvita/HIS

Anónimo disse...

André,

Eu percebo o que estás a dizer, mas digo-te que por acaso apitaram com 2.
Se não houvesse ninguém na assistência ou ninguém se tivesse disponibilizado para isso o jogo teria decorrido apenas com 1 árbitro, o que seria injusto. Até poderia correr tudo bem, sem casos, mas seria injusto.
O que estou a defender é que o regulamento, de facto, diz isso dos 3 árbitros, mas penso que será correcto admitir que com 2 árbitros também tem condições de decorrer, pelo que seria injusto para as equipas que levam 2 árbitros serem penalizadas.
Se já levassem apenas 1 árbitro, como o jogo não decorre nas mesmas condições, também será justo que essa equipa seja penalizada.

O que dizes de o jogo ter sido apitado com 2 árbitros e não 1, não faz sentido, pois na realidade foi assim por acaso.
Imagina o seguinte, uma equipa não vai arbitrar um jogo, por acaso arranjam-se 2 pessoas da assistência para arbitrar, depois a equipa que não foi arbitrar é penalizada com 1 ponto e afirma (comparando com o que disseste) "Então mas o jogo teve 2 árbitros! Nós não fomos mas o jogo decorreu normalmente com 2 árbitros."
A comparação pode ser um pouco exagerada mas vai em linha com o que estavas a defender.

E penso que o grande problema aqui é que se se "perdoa" o facto de a vossa equipa só ter disponibilizado 1 jogador para arbitrar, da próxima vez que isso acontecer (com outra equipa), essa também deverá ser "perdoada" entendes? O que no limite, e passe o exagero, poderá levar a que equipas apenas disponibilizem 1 árbitro na esperança que alguém na assistência tome o lugar de 2º árbitro.
E se não houver assistência?
Uma equipa que fizer isso também deveria ser "perdoada" como vocês defendem?

Cumprimentos,

Vasco Gomes #3 Netvita/HIS

Nuno disse...

Boas Vasco,

So para alertar que carga ombro no futsal é falta.
Nao conheço a situação de que falam etc, mas so para ficar esclarecido que no futsal é considerado falta.

Achei pertinente referir porque ja ouvi vezes demais esse argumento tanto de arbitros como de jogadores campo.

Obgd

Nuno

Anónimo disse...

Vasco, não poderia concordar mais contigo. Mas o exemplo que tu das, é levado a um extremo, Nós ao menos ainda tentamos por lá um arbitro, é escasso eu sei, mas tentamos. E por acaso (sim, por acaso) foi sorte ter estado presente outro elemento para auxiliar na arbitragem, mas nenhuma equipa saiu lesada, daí eu dizer que uma advertência seria mais apropriada. Caso não aparecesse ninguém, e o jogo só se desse com um árbitro, até se poderia considerar a perda de um ponto, mas neste caso acho excessivo. E atenção, isto é só a minha opinião. Porque como já aqui foi dito, acima de tudo deve prevalecer o bom senso.
Agora, e para bem da liga, acho que se deve definir de vez, se os regulamentos são passiveis de alterações, mediante a gravidade da questão. É que eu vejo tanta intransigência no que toca a castigos de jogadores, e quando alguém refila, chapam-nos com o regulamento na cara, e agora que eu "só" pedia a aplicação do regulamento, o bom senso já impera....

André Espinha, Lobos.

MC disse...

Boas tardes amigos,

Digo o mesmo que disse aos meus companheiros, esqueçam isso dos pontos e não levem as coisas tão a peito.

Cada vez mais, gosto menos de intervir em diálogos deste tipo porque não ajuda nada.

A única coisa que me leva a escrever é hoje estar com hematoma na coxa e esperar não ter que ir ao hospital.
Como digo sempre no inicio dos jogos, "que ninguém se aleije".
Situações como a de ontem, levaram-me a internamento com fractura no rádio há uns anos atrás.
Todos erramos ontem, e todos vamos a continuar a errar mas a coisa mais importante é integridade física de todos nós.
Por isso tenhamos todos mais calma, que apenas somos uma liga amadora porque ninguém vai pagar o tempo que as pessoas ficarem em casa de baixa.
E como disse ontem a meu ver e pela minha integridade física também, é preferível nestes jogos fechar mais o critério e advertir, e se for necessário colocar na rua.

Estou pelo prazer e por o desporto.

Aquele Abraço
Marco Cruz(c)
Lobos

Anónimo disse...

Ah, e Nuno, se a carga de ombro é falta, ontem quando um jogador do RCSoft pôs um colega meu na bancada com uma, deves ter-te esquecido de apitar, é que na bola não tocou... Foi mesmo à tua frente...

André Espinha, Lobos.

Anónimo disse...

André e Marco,

Compreendo o que dizes, a sério que sim. E compreendo as tuas razões. O problema que se coloca aqui é que se se perdoar a vocês, depois também tem que se perdoar da próxima vez que isso acontecer (de aparecer apenas 1 árbitro), ou seja, está-se a abrir um precedente complicado...
Mas pronto, só para finalizar a conversa, ontem talvez pudéssemos, a partir de certa altura, começado a apertar o critério, mas não o fizemos e agora também já não há volta a dar.
Com os erros aprendemos e talvez da próxima vez que nos depararmos com uma situação as nossas atitudes sejam diferentes.
Quanto à carga de ombro, sinceramente desconhecia (ironicamente, eu que há pouco referi que sabia as regras), que no futsal era falta. Mais uma vez digo, que estamos sempre a aprender e da próxima vez que arbitrar terei isso em conta.
O lance que referiste da carga de ombro, André, foi há minha frente e não há frente do Nuno. E o Nuno que comentou isso da carga de ombro não é o Nuno Ferreira, o meu colega que ontem arbitrou. Só para esclarecer o mal-entendido. :-)

Abraço,

Vasco Gomes #3 (Netvita/HIS)

Anónimo disse...

Já agora, as melhoras para ti Marco. Espero sinceramente que não tenhas que ir ao hospital e que fiques bom rápido.

Cumprimentos,

Vasco Gomes #3 (Netvita/HIS)

Anónimo disse...

eu tenho acompanhado esta discussão sem intervir porque não sou conhecedor da situação.
Gostaria só de fazer uma questão, e as equipas que se apresentaram só com um arbitro até agora também foram punidas?

Só uma nota, quando só há um arbitro a apitar o jogo, este funciona como um arbitro de fut11, anda pelo maio do campo e não numa linha lateral.

Rui

Anónimo disse...

André, o Nuno que disse que carga de ombro é falta não sou eu, o Nuno árbitro de ontem :)

Já agora desejo as melhoras ao vosso jogador.

Nuno Ferreira
Netvita/HIS

Anónimo disse...

Agora temos uma espécie de ditadura!
O concelho de capitães é consultado quando não há consenso entre a organização ou o regulamento não contempla a situação em causa. (Passos)

Então, Pinto Nunes?!
Não vejo escrito em lado nenhum do regulamento onde esteja escrito que podem comparecer apenas 2 árbitros...
Esta é a decisão final da organização, não havendo qualquer lugar a recurso. (Pinto Nunes)

E ainda falam em insinuações como já foi dito por vocês noutras situações.

E já agora,quando afirmo que só "alguns" é que mandam, sei perfeitamente que são precisamente vocês os 3 (ou 2, isso ainda não percebi bem), não precisa de mo dizer. Errado é estarem constantemente a decidir o caminho da liga.

Quantas vezes este ano foi convocado o conselho de capitães? Poucas ou nenhuma, desconfio...

Silva
(espectador)

*que não haja dúvida que concordo que quem leva só 1 árbitro tb tem de ser penalizado

Anónimo disse...

Bons dias, Nuno, então peço imensa desculpa, deixei-me levar pelas emoções!! EHEHEHEHE!!

Um Abraço,

André Espinha, Lobos.

Nuno disse...

Sr.Silva

Bem ou mal é discutivel e é impossivel agradar a todos!!!
Por isso o trabalho do David e do Bruno deve ser valorizado em vez de criticarem tudo o q fazem!
Mtos de nos com metade dos stresses e tempo q têm disponibilizar, ja tinham abandonado o barco!
Por isso para uma liga amadora considero que esta bem estruturadae q funciona bem dentro das limitações.

O unico ponto em que nao concordo é na tabela de castigos, qualquer vermelho que nao seja por falta que origine situação golo iminente da direito a 10 jogos, o que se torna injusto em mtas situações.

Nuno Oliveira

Anónimo disse...

Boas

Venho aqui por este meio, sugerir que de hora adiante os jogos comecem às horas calendarizadas e nao como aconteceu no jogo em causa onde eu o unico árbitro (dizem) iniciei o jogo às 23H25, e acrescente-se a culpa nao foi do unico áritro (dizem). Sim eram 2 árbitros 1 da equipa designada para arbitrar e outro, que, como diz o regulqamento nao tem que ser um elemento da equipa.



Portanto amigos digo isto aqui publicamente quando uma das equipas nao estiverem dentro dos 15 minutos regulamentares de tolerância com 4 elementos no quadrado de jogo eu retiro-me e nao apito.

Sei que se o tivesse feito a minha equipa nao teria sido prejudicada pontualmente, mas sim outra ou outras.

De resto é de enaltecer o bom trabalho que os organizadores e mentores desta grandiosa Liga têm efectuado.


Humberto Almeida
LOBOS

David de Passos disse...

Sim Humberto se uma equipa não estiver em campo até 10 minutos depois da hora, os arbitros podem decidir ir embora e é atribuida derrota por 3-0 à equipa que não estava em campo. Se as duas não estão em campo é dada derrota às duas equipas.
Está no regulamento e para o ano acrescentaremos que bastam 4 elementos para iniciar o jogo.

Ricardo Goucha disse...

Se o jogo não começou a horas deveu-se ao jogo anterior (All United-Torre Bera) ter terminado bastante tarde, devido às incidências do jogo.
Tanto os Buba Juniores como os Pai da Manada já estavam prontos para jogar às 23h.

Anónimo disse...

para iniciar um jogo de futsal com as novas alterações bastam 3 jogadores sendo um deles obrigatoriamente Guarda redes

Filipe Santos disse...

Assino por baixo no comentário do Ricardo Goucha... aliás, eu próprio fui avisar o árbitro para começar o jogo e fui EU que fui convidar o Rui (2º árbitro) pois reparei que só estava 1 árbitro para apitar.

Temos também de ter em atenção se os pavilhões já vêm com as "horas atrasadas". Se começamos com "merdices" como algumas que têm sido aqui discutidas, a grande maioria dos jogos não se disputavam...

Bons jogos a todos, votos de fair-play!!

Filipe Santos (PdM)

David de Passos disse...

Obrigado anomino, fica registadioo, mas por favor assina os teus comentarios, corres o risco de não aceitarmos o comentario, só aceitei porque é uma informação util para a Liga.

David de Passos disse...

Sim Filipe, se o pavilhão ainda não está disponivel a culpa não é das equipas e devem esperar.
Quando nos refirimos aos 10 minutos, é quando o pavilhão está disponivel, a hora de inicio do jogo já passou, então os arbitros podem/devem esperar 10 minutos, depois desse periodo fica ao criterio do arbitro realizar o jogo ou não.

Anónimo disse...

Bom dia

Meus amigos no pavilhão do União de Coimbra o responsável pela aquela instalação, ajam incidências ou não, apita ás horas exactas de entrada e saída.

Eu no meu comentário anterior não disse que a culpa do atraso do inicio do jogo se deveu ás equipas que iam jogar ás 23H00.

Apenas referi e reafirmo que o jogo teve o seu inicio ás 23H25, inclusive o responsável pela aquela instalação veio chamar a atenção das horas.

Boa Continuação


Humberto Almeida
LOBOS

Filipe Santos disse...

Humberto, desculpa mas as coisas não se passaram bem assim...
Com as equipas já em campo e com o aquecimento feito, disseste que afinal só estavas tu para apitar...
Fui falar com o Rui para lhe pedir se te podia ajudar a apitar, é óbvio que se passaram mais uns minutos e que com o atraso que vinha dos jogos anteriores provavelmente atrasou ainda mais a hora do jogo.
Agora dizeres que o atraso se deveu às equipas, é faltar à verdade.

Não vou entrar em mais polémicas. Dou por encerrado o assunto.

Sem mais,
Filipe

Anónimo disse...

Boas

(continuando com a polémica)
(cenas dos próximos capítulos)

Mentira ainda estavam as equipas anteriores a jogarem às 23H15, tanto que quando cheguei ao pavilhão, faltavam cerca de alguns minutos para as 23H00 e estavam a começar a segunda parte.

Lembro-me perfeitamente de perguntar a um elemento de uma das equipas e essa pessoa pode testemunhar, nao sei o nome mas sei bem quem é, o porquê do atraso ou se era golo e respondeu-me que estava a começar a 2ª parte do jogo.

Mais é mentira estarem todos em campo, porque fui ao Balneario da equipa Pai da Manada chamar os restantes elementos para virem para o campo, depois do vigilante do pavilhão vir chamar a atenção por causa das horas. Os que estavam em campo eram da equipa adversária e eram só 5.

E como sabes nem 2 ou 3 minutos se perderam a chamar o árbitro que se encontrava logo ali.

Mais uma vez agradeço a imediata disponibilidade para me vir ajudar na arbitragem.


Abraço


Humberto Almeida
LOBOS

jorge santos disse...

Boas pessoal nao queria entrar em polemicas mas sim acrescentar um dado , o jogo Dos all united atrasou-se tb porqie a euipa de arbitrgem sofreu a infelicidade de num azar ter parado o relogio sem dar por isso aumentando assim o atraso.
Suponho que sejam essas as incidencias de que fala o Ricardo.
Sublinho por baixo o teu ultimo comentario Filipe.