sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Nota Informativa nº 2

Devido a alguns problemas que têm existido nos jogos, informa-se os jogadores para terem atenção às seguintes situações quando vão apitar:
- o tempo de jogo, conforme o previsto no regulamento, é de 20minutos por parte, com as devidas paragens por lesões, se as bolas sairem das imediações do terreno de jogo e em outras situações em que haja clara perda de tempo; o intervalo não deve exceder os 5 minutos;
- não devem os árbitros, quando estão a actuar, encostar-se às paredes do pavilhão ou aos varões, devido à má imagem que transmitem para os jogadores e para o exterior.
- informa-se ainda que devem usar calçado e roupa adequada a apitar (p.ex. não devem apitar trajados como já foi visto esta época).
- devem estar munidos de apitos e de um relógio com cronómetro (evitem o uso de telemoveis para contrar o tempo de jogo).

18 comentários:

Filipe Santos disse...

As arbitragens das "equipas novas" estão a ser muito fraquinhas na generalidade.

Penso que está na altura de o Pinto Nunes perder um pouco do seu tempo e realizar um Workshop de arbitragem...

Um abraço e votos de melhorias nas arbitragens.
Filipe Santos (PdM)

Anónimo disse...

Boas, tenho de concordar com o filipe,tem sido fracas, as vezes parecem nao conhecer o futsal.. como o jogam??
Sei que todos cometemos erros mas alguns...
Abraço a todo o pessoal da liga e bons jogos para todos.
Andre lopes (A.C.A futsal)

João Nuno (C.I.R. - Torre de Bera) disse...

Boa tarde

Antes de mais dirijo-me ao Pinto Nunes, para lhe dizer que esses reparos fazem todo o sentido e devem ser feitos.

Depois gostaria de me dirigir ao Sr. Filipe Santos e ao Sr. André Lopes:

Quando referem que as arbitragens das "equipas novas" estão a ser fraquinhas não deve generalizar sem ter conhecimento de causa e sem terem sido apitado por todas as equipas ditas "novas". Além disso, não se desculpem com os árbitros para os fracos resultados, uma vez que se estes erram não me acredito que errem propositadamente, logo os erros acontecerão para ambas as equipas.

Depois façam o seguinte raciocínio: há quantos anos jogam vocês futsal? pelos comentários muitos, suponho... Apercebem-se das vezes que cometem erros técnicos, tácticos e de comportamento durante um jogo? Imaginem então o que é arbitrar, para quem nunca foi árbitro ou tão pouco fez dessa actividade passatempo enquanto os colegas se divertiam a jogar futebol...

Tenham calma e como se costuma dizer: joguem à bola! Evitem esse tipo de comentários que não contribuem para qualquer benefício da liga.

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Caro Filipe Santos
Este seu comentário é por mim considerado como muito inapropriado, injusto e só proprio de quem não tem no minimo conhecimento do que fala, passo a explicar: Fui o arbitro do vosso ultimo jogo e como tal tenho que defender as intituladas por si de "equipas novas" da qual faço parte também com muito gosto. Do "barulhinho" que vocês fizeram em algumas faltas que apitei contra vocês aqui ficam as leis com que se rege o Futsal: 1ª falta - Lei XII ponto 2 diz que: Não jogando a bola, fazendo obstrução intencional a um adversário, isto é, correr entre este e a bola, OU INTERPOR-SE DE FORMA A OFERECER UM OBSTÁCULO À ACÇÃO DO ADVERSÁRIO. Vosso jogador fê-lo.
2ª falta
Lei XII ponto 4-e) Guarda redes: Depois de haver soltado ou despachado a bola, volta a recebê-la de um colega de equipa, sem que a bola tenha passado a linha de meio-campo, ou tenha sido jogada ou tocada por um adversário. Mais uma vez vocês o fizeram.
Cartão amarelo ao vosso jogador porquê? aqui fica a lei...
Lei XII ponto 4 "um jogador deverá der advertido quando:" d) Mostrar, por palavras ou por atitudes, desacordo com qualquer decisão do árbitro. Pergunte ao seu colega de equipa o que ele fez.
E ainda vem para aqui mandar papaias que as arbitragens são isto e aquilo? Pois fique sabendo que duvido mesmo que tenha mais anos disto que eu, tanto como atleta como treinador e NUNCA, EU, colocaria aqui um comentário tipo "incendiário" num campeonato engraçado como este que visa na minha opinião a oportunidade que muitos INFELIZMENTE não têm de poder jogar a outro nível e saudável pelas amizades que se vão criando. Numa de AMIZADE e CONFRATERNIZAÇÂO pura fica aqui este meu comentário para que o Filipe Santos repense o que disse e a minha defesa em nome das tais "equipas novas"

Cumprimentos e votos de bons jogos até ao final sempre com FAIR-PLAY

João Graça

DRINK TEAM

Anónimo disse...

Filipe Santos, até as equipas antigas são fracas e têm erros incriveis.
Não é por aí.

Nuno disse...

Totalmente de acordo com Joao Graça, n vi o jogo... nem outros da sua equipa, agora erros acontem sempre!!!! e para os dois lados...podemos reclamar ok, moderamente ok! agora vir para aqui incendiar a falar de novas equipas etc etc independentemente de ter razao ou nao perde-a logo toda!!!!

Ja para nao falar que ate ao momento a sua equipa é das q menos se pode gabar de fair play e conhecedora das regras de futsal.
Se quiser comparar anos de futsal, experiencia , conhecimento das regras e pressupostos tambem estou completamente a vontade ( para andre lopes)

Por isso jogue a bola, honestamente e com fair play..coisa que pelos vistos n tem acontecido! no fim quer ganhe ou perca beba uns canecos com a equipa etc pk serve para isso mesmo o conceito da liga amadora, divertir e reuniar pessoal amigo num espirit de semi-competiçao...e por favor n venha falar em arbitragens de equipas novas!!!

Dani 7 disse...

Ontem em Lordemão a 2ª parte do jogo entre as equipas de Lordemão Star e o Sports inn Caffé teve 28 minutos, sendo que o resultado foi de 1-0 para a equipa de Lordenão e o golo da vitória surgiu ao minuto 23. Ou seja, podiamos ter conseguido 1 ponto, se tivessem cumprido os 20 minutos...

Abraço com desportivismo

Dani #7 (Sports inn Caffé)

Anónimo disse...

Bem, desculpem lá mas o que se está a passar aqui é de muita cachopada....
Onde está o problema dos comentários do Filipe e do André??
Pelo dá a entender a carapuça assentou em alguém....
Mas já que estamos numa de regras gostava de dizer ao sr. João Graça que se quer falar aqui de regras de futsal, ao menos que fale dos casos correctamente, isto é:
1º Da primeira lei que escreveu, o jogador dos PDM pára a 2 metros do jogador dos Netvita.Gostava de saber onde isto é falta, e em que lei de futsal vem isso. Que eu saiba, so é falta (tal como escreveu) se ele tivesse feito um bloqueio em andamento ou então tivesse parado literalmente à frente do jogador adversário.
2º Em relação ao amarelo ao guarda-redes, não percebi porque o guarda-redes dos PDM não levou nenhum.
3º Já que está numa de regras de futsal, acho que também devia haver umas regras de boas maneiras para certos árbitros, isto porque acho de muito maus modos a maneira como muitos se dirigem para os jogadores quando apitam uma falta ou quando há alguma reclamação (acho que reclamação é permitida no futsal, admitindo que por vezes de forma exagerada deve ser punida com cartão).
Espero que toda a gente entenda que aqui ninguém está a criticar ninguém, antes pelo contrário.
Este post foi colocado para alertar, e sinceramente, com toda a razão porque depois de ver o jogo dos A.C.A futsal vs Buba Juniores acho que não há mais palavras.

Ricardo Costa

Nuno Ferreira disse...

Eu tb já sugeri à organização um workshop como se fez o ano passado, não só pq nessa altura não pude assistir, como sei que já errei este ano, principalmente no que toca às novas regras. Acho uma excelente ideia

Anónimo disse...

Caro Ricardo Costa:
Deve ter visto (o jogo) e lido (meu comentário) bastante mal. 1ª falta o vosso jogador ficou peito com peito do adversário e por isso a falta (não vejo assim tão mal ok), 2ª o jogador que levão cartão amarelo ñão foi dito por mim que tinha sido o guarda-redes (leia bem que evita equivocos) e quanto ao 3º ponto se quer respeito em 1º lugar respeite. Não faltámos ao respeito a NINGUÈM. Somos pessoas educadas o suficientemente adultas para entrar por aí seja porque razão for. Acho preferivel terminar por aqui a bem do campeonato e que todos possam fazer um esforço para que daqui em diante as criticas se possam tornar construtivas e não com tentativas "mesquinhas" de denegrir quem lá está a dar uns pontapés na bola ou a apitar pela mesma razão que, penso eu estamos todos, Gostamos de Futsal e ponto final.

Bom fim de semana a tds e bons jogos durante a semana

João Graça

Anónimo disse...

Eu acho que o João Graça não devia ter feito nenhum comentário porque é mais que óbvio que o filipe santos não estava a falar da arbitragem do ultimo jogo que teve, porque é mais que óbvio que os árbitros desse jogo conhecem as regras, mas tal como os árbitros federados erram e falham, e para os dois lados... e novas tecnologias para a liga amadora não me parece que o rui santos venha fazer um abaixo assinado para entregar na assembleia da republica...por isso temos os arbitros k temos, e é bom é que os jogadores aprendam a respeita-los. pk qualquer dia deixa de haver pessoas a ir apitar os jogos, pk não estão para ouvir bocas pk um gajo caiu e não se marcou uma falta, ou porque marcou um fora ao contrário. por isso, jogar à bolinha, que se lixe o árbitro que está a fazer um favor em apitar um jogo, ao frio e Às vezes a horas tardíssimas. e se a coisa correr mal num dia po outro corre melhor.. sem mais a dizer, inté
bruno duarte

Anónimo disse...

Ricardo Costa:
Estas crescido demais para este pessoal.
E um arbitro que nao erra.
Perfeito!!

Anónimo disse...

Anónimo pelo menos não sou cobarde como tu e ponho o meu nome...
E já agora viste o que escrevi??Eu so escrevi pelo facto de estarem a criticar dois comentários feitos....


Ricardo Costa

Anónimo disse...

Deixaste me sem palavras com essa resposta brilhante... e adulta...

Anónimo disse...

Azia... muita azia!!!
JOGUEM À BOLA MAIS QUE OS OUTROS E LOGO CONSEGUIRÃO GANHAR...

xano disse...

Sorte a do Filipe que a maior parte do pessoal da Liga já o conhece muito bem e sabe perfeitamente que o comentário dele jamais foi para denegrir as equipas novas, mas sim para propor uma solução de forma a melhorar as arbitragens.
Concordo contigo Ricardo, a carapuça serviu mesmo. Aliás em dias de chuva há sempre alguém que a mete, mas neste caso já foi tarde porque a molha já a apanharam.

Cumprimentos e bons jogos!!

Anónimo disse...

pessoal nao vim aqui para criticar ninguem, todos erramos nas arbitragens,e normal,somos humanos.. vamos jogar a bola e jogar com fair-play.
Bons jogos a todos
Abraço
Andre lopes (A.C.A futsal)

Filipe Santos disse...

Para tudo isto apenas alguns comentários:
- Tal como disseram/escreveram, quem me conhece sabe minimamente que as minhas criticas não são em vão.
- Posso orgulhar-me (e já somos poucos) de estar nestas ligas desde o seu inicio, e não vou aceitar que alguns que agora entraram me apontem nada nem falem do que não conhecem.
- Sr. João Nuno, o Sr. até pode andar no futsal "há quinhentos" anos e ter experiência, isso para mim pouco importa.
- Quanto ao Sr. João Graça, é como já disseram, serviu-lhe a carapuça? É que a critica que eu fiz, foi um comentário ao POST do Pinto Nunes, nada directamente ligado à sua arbitragem. Quanto ao Fair-Play que tanto apregoa, trate da sua equipa que eu trato da minha. Mais uma vez, quem me conhece sabe bem o que eu tenho lutado para que o Fair-Play seja um acto frequente em todos os jogos da liga. O resto da sua conversa é balelas.
- O Sr. Nuno nem merece comentários da minha parte.
- O Nuno Ferreira e o Bruno Duarte entenderam bem o que eu queria dizer.
Resumindo que já vou longo: O ano passado houve um Workshop sobre arbitragem ao qual poucas equipas foram. Penso que era importante realizar-se algo do mesmo género este ano. Era apenas isto que eu queria dizer no meu POST original!

Quanto à qualidade das arbitragens, é uma questão de perderem tempo e lerem o que se vai escrevendo nos vários blogues das equipas... em todos os jogos, todas as equipas, se queixam dos árbitros!!
REFLITAM bem o que se passou aqui.
Bons jogos a todos!
Filipe Santos (PdM)