terça-feira, 16 de abril de 2013

Deliberação protesto da Mancha Negra

 
Deliberação:


Nos termos e nos demais de direito, compete ao Conselho de Justiça, com base no Regulamento da Liga Amadora de Futsal, julgar o protesto apresentado pela equipa Mancha Negra, datado de 12 de Abril de 2013, ouvidas que estão as partes intervenientes no processo (equipa protestante, equipa adversária e equipa de arbitragem). Assim, passamos a apresentar o caso:


Factos

Situação 1: No protesto formulado pela equipa Mancha Negra, denuncia-se a existência da exibição de dois cartões amarelos mostrados ao jogador António Matos (atleta da Mancha Negra), sem que tenha sido expulso.

A versão deste a facto é negada pela equipa de arbitragem que considera ter admoestado o jogador apenas na 2ª Parte do referido jogo com o cartão amarelo. Durante a 1ª parte, os árbitros do jogo alegam que existiu um aviso verbal ao jogador com o jogo a decorrer, negando por completo que tenham exibido qualquer cartão ao jogador em causa.

A equipa adversária alega que não se apercebeu de qualquer exibição de cartões amarelos ao jogador em causa, nem tão pouco protestaram a falta de um segundo amarelo, conforme alega o protesto de jogo.


Situação 2: No protesto formulado, denuncia-se a existência de um lançamento de baliza executado com o pé pelo guarda-redes e na consequente jogada, existe um golo.

A versão dos factos é confirmada pela equipa de arbitragem, que confirmam a existência de um golo irregular, com a validação de um lançamento de baliza executado pelo pé do guarda-redes e que no seguimento da jogada, é marcado um golo pela equipa dos CIR Torre de Bera. A equipa de arbitragem acrescenta ainda aos factos, que reuniu com os capitães de equipa e que estes mandaram o jogo prosseguir. O jogo recomeçou com pontapé de saída.

A equipa adversária confirma a existência todos os factos descritos, dizendo que o golo é irregular e que transformou o resultado de 3-1 em 4-1, e salientaram o facto de ter existido uma conversa com os capitães.


Direito

Constitui também erro de direito ou erro técnico a exibição de dois cartões amarelos a um jogador e o jogador continue em terreno de jogo, sem que lhe seja exibido o cartão vermelho.

As Leis de Jogo de Futsal, na sua lei 16, consagram que o lançamento de baliza se execute à mão pelo guarda-redes. Constitui infração a esta lei a execução do mesmo com o pé, devendo levar à repetição do lançamento de baliza.

Estamos perante um erro técnico ou erro de direito, isto é, um erro do árbitro que vai contra aquilo que está escrito nas leis de jogo. O erro técnico é que dá origem a protesto de jogo e tem como consequência a repetição do mesmo.

O erro da equipa de arbitragem vai contra aquilo que está escrito nas leis de jogo e não apenas de uma errada interpretação das leis. Os próprios árbitros admitem a existência do erro e têm consciência do lapso que tiveram, conforme descrito em relatório. O facto de terem chamado os capitães de equipa não retira o erro e a equipa de arbitragem que podia ter mudado a decisão até ao recomeço de jogo. A decisão passaria sempre por anular o golo e recomeçar com um novo lançamento de baliza.


FACTOS PROVADOS E NÃO PROVADOS


Situação 1: Consideram-se NÃO PROVADOS os factos apresentados no protesto formulado. Não existe no processo qualquer prova fatual da exibição de dois cartões amarelos ao mesmo jogador sem a exibição do vermelho. Considera-se a única prova concreta o relatório do árbitro que nega o facto apresentado pela denúncia, chegando para considerar este facto como não provado.

Situação 2: Consideram-se PROVADOS os factos apresentados no protesto. A prova factual baseia-se na veracidade do erro e serem comprovado na unanimidade (equipa denunciante, equipa adversária e árbitros). Todos os intervenientes admitem o erro e na sequência deste, a existência do golo e recomeço de jogo com pontapé de saída. Dá-se como provado a existência de um erro técnico.


DECISÃO

Compete à Organização da Liga Amadora a anulação do jogo e consequente repetição do mesmo, com base no facto descrito em Situação 2 que traduz um erro técnico da equipa de arbitragem.




O CONSELHO DE JUSTIÇA

LIGA AMADORA FUTSAL COIMBRA



Albino Miguel Baptista

30 comentários:

Unknown disse...

É este o espirito e personalidade de um dos organizadores da liga AMADORA!
Um lance aos 27 min da segunda parte, que estamos a ganhar 3.1 e fazemos o 4.1 faltava 20seg para terminar o jogo!
os arbitros chamaram imediatamente os dois capitaes de equipa para anular o lance, o capitao da mancha Luis Antunes disse para continuar que nao havia problema.
Passado umas horas essas mm "pessoas" enviam email a prostestar o jogo.

É este o exemplo que se deve dar neste tipo competiçao, e foi mm para isto que alguem decidiu criar o conselho Justiça...para que nao houvesse opiniao dos capitaes e poderem ter acesso a estas tramoias!

enfim é o q temos, vindo de quem é ja seria de esperar!!!

Boa continuaçao

Nuno Oliveira
C.I.R Torre de Bera

Unknown disse...

É este o espirito e personalidade de um dos organizadores da liga AMADORA!
Um lance aos 27 min da segunda parte, que estamos a ganhar 3.1 e fazemos o 4.1 faltava 20seg para terminar o jogo!
os arbitros chamaram imediatamente os dois capitaes de equipa para anular o lance, o capitao da mancha Luis Antunes disse para continuar que nao havia problema.
Passado umas horas essas mm "pessoas" enviam email a prostestar o jogo.

É este o exemplo que se deve dar neste tipo competiçao, e foi mm para isto que alguem decidiu criar o conselho Justiça...para que nao houvesse opiniao dos capitaes e poderem ter acesso a estas tramoias!

enfim é o q temos, vindo de quem é ja seria de esperar!!!

Boa continuaçao

Nuno Oliveira
C.I.R Torre de Bera

Filipe Santos disse...

Só não percebo uma coisa... se os árbitros se aperceberam do lance, se ambas as equipas também, porque é que não se voltou atrás na decisão e porque é que continuou como se nada se tivesse passado???

Filipe Santos

Unknown disse...

So mais uma achega:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/espanha/interior.aspx?content_id=814960

No campeonato profissional espanhol houve um erro tecnico com influencia direta no resultado visto que originou o 2.1, e a federação nao aceitou a repetiçao do jogo.Inclusive o protesto foi da realização do tempo restante de jogo...51 seg.

Na LIGA AMADORA um lance sem influencia no resultado, deu origem ao 4.1 a 20 seg do fim, da repetiçao de jogo.

E senhor Albino, no seu ponto 2 falta.lhe referir que foi o capitao da equipa que protestou o jogo que disse logo para continuar o jogo....isso foi descrito pela equipa arbitragem e pela nossa equipa! deve ser sido um lapso inocente na avaliação do protesto

Obgd

Nesto disse...

Mas se os capitães reuniram com os árbitros e se todos sabiam e concordaram que era um erro técnico, e que o golo não devia ser validado, por que raio é que não se anulou o golo?? Se o responsável que deveria ter protestado e ter feito finca-pé na devida altura(capitão dos Mancha) manda seguir o jogo e diz que não há problema, com que moral é que depois protestam o jogo?! Isto não tem cabimento nenhum....

Apenas estou a dar a minha opinião baseada no facto daquilo que li quer do relatório, quer do testemunho do Nuno Oliveira.
E já agora deixar este "PEQUENO" pormenor do facto do CAPITÃO da Mancha ter dito para seguir jogo fora do protesto à comissão é de muita má fé, pois é algo que faz toda a diferença. Uma comissão apenas pode deliberar corretamente se tiver todos os dados e todas as versões. Já aqui disse várias vezes, reunir ou ouvir todos os intervenientes é importantíssimo para se tomar uma decisão.

Já agora erros técnicos, em arbitragens amadoras? Tantos...mas tantos já foram cometidos! Olha por exemplo no jogo Buba-Torre Bera, eu quando fui à baliza também repus inadvertidamente a bola em jogo com pontapé pra frente. Os árbitros não marcaram o devido livre. Vamos também repetir o jogo!??! Os Torre Bera também deixaram seguir e não fizeram muito alarido e quem sabe se até não podiam ter ganho com a marcação desse livre?.. Não faz sentido nenhum...

Isto é uma Liga AMADORA!! Repetir jogos por erros técnicos de pessoal que não tem as leis todas de cor na cabeça (leis que ainda por cima vão mudando todos os anos - então a do atraso ao GR já foi diferente umas 3 vezes desde a formação da Liga!) é uma aberração! Agora, as equipas realmente deveriam fazer um esforço de levar pelo menos um árbitro com pleno conhecimento das leis. Caso contrário quando acontecer um erro técnico, a reunião dos capitães e dos árbitros para alterar essa decisão NO JOGO é fundamental, e os árbitros não podem ter vergonha de reconhecer o erro. Acontece a todos...

Não comecem a abrir ainda mais precedentes que aqueles que já foram abertos. Divirtam-se com os jogos e com o facto de ainda termos uma Liga com bastante adesão. Esquemas de secretaria é algo que esta Liga não precisa... Isso é prós outros, os "profissionais" :)

Abraço
Pedro Esteves (Buba Juniores)

Anónimo disse...

Boa tarde

Com todos os factos apresentados, só vejo que foi uma precipitação a apresentação de protesto, e apenas existem 3 intervenientes, a saber:
- árbitros
- CIR Torre de Bera
- Mancha Negra

Coloquem o resultado de 3-1 e deixem-se de filmes.

São poucos os jogos onde nós árbitros não temos errado, e mais neste em que até conversaram com ambas as equipas depois do referido lance.

Cumprimentos

Humberto Almeida
LOBOS

Pinto Nunes disse...

Boa Tarde

Quanto ao protesto de jogo, foi solicitado pela equipa da Mancha Negra, através de uma decisão unânime de todos os jogadores presentes do jogo, no qual EU NÃO PARTICIPEI DA VOTAÇÃO POR FAZER PARTE DA ORGANIZAÇÃO DA LIGA AMADORA.

Quando falas em espirito e personalidade, entristece-me dizer, em nome pessoal e não como organizador da liga, que aquilo que assisti no jogo foi deplorável pela vossa equipa, a roçar mesmo o ridiculo em muitas situações. Estavamos a jogar um jogo de futsal e não um circo. E não me quero alongar sob pena de dizer algo que não quero.

Cumprimentos e continuação de boa liga

Pinto Nunes

Nesto disse...

Já agora só não percebo uma coisa, o lance em causa foi aos 27min e o golo foi aos 29'40''? uma "consequente jogada" de 2'40''? Isto em futsal é uma enooorme jogada eheh

De qualquer das formas, protestar um jogo em que o erro técnico não influencia o vencedor é no mínimo mau perder e falta de fairplay.

David de Passos disse...

Boas,

Deixo aqui o protesto e o relatorio de ambas as partes. ATENÇÃO não estou a defender ninguem nem a dizer que concordo com a situação, apenas deixo todos os dados recolhidos e enviados para a comissão.

PROTESTO:

Em nome da equipa de futsal da Mancha Negra e como seu capitão de equipa, queremos por este meio PROTESTAR o jogo da 25ª Jornada da Liga Amadora de Futsal, entre as equipas do CIR Torre de Bera e a Mancha Negra por 2 erros técnicos da parte dos árbitros. A decisão foi tomada pela unanimidade dos membros da equipa presentes no jogo, excepto pelo Treinador Pinto Nunes, que se absteve da votação por fazer parte da Organização da Liga Amadora.

O protesto de jogo está relacionado com dois erros técnicos cometidos pelos árbitros da partida durante a partida.

1) O nosso atleta António Matos recebeu durante a partida dois cartões amarelos no jogo. O primeiro ocorreu na primeira parte por protestos com a equipa de arbitragem e o segundo na segunda parte após troca de palavras com adversário. Ambos os cartões foram mostrados pelo árbitro Luís Bica e presenciados pelos diversos jogadores da nossa equipa. Surgiram também alguns protestos do banco da equipa adversária.

2) Perto do final do jogo, ocorreu um lançamento de baliza favorável à equipa do CIR Torre Bera. Para meu espanto e de todos os intervenientes, o guarda-redes efectuou o lançamento com pé. Todos os jogadores pararam excepto um, e para incrédulo de todos os presentes, o árbitro deixou prosseguir o jogo e a equipa dos Torre de Bera marcou golo. Inacreditavelmente os árbitros validaram o golo mesmo depois de conferenciarem um com o outro. O jogo recomeçou com o pontapé de saída favorável a nossa equipa.

Estamos claramente perante dois erros técnicos por parte da dupla de arbitragem, que dão direito a protesto de jogo e consequente repetição do jogo. Pautamos por uma conduta de respeito e fair play ao longo dos jogos mas não pudemos admitir que haja uma falsidade na aplicação das leis de jogo. É um direito que nos assiste contestar decisões que vão contra as regras do jogo. Assim, a equipa da Mancha Negra, solicita ao Conselho de Justiça da Liga Amadora que seja repetido o jogo com base nos erros técnicos da equipa de arbitragem.


RELATORIO DOS TORRE BERA:

Ponto Nº1 : Sinceramente não reparei, se é q existiu situação de duplo amarelo,!!!quem afirma que, e passo a citar "Surgiram também alguns protestos do banco da equipa adversária", só posso dizer que é um grande mentiroso porque eu estive sempre no banco da minha equipa e ninguém la reclamou nada disso.

Ponto Nº2 : O lance de que falam aconteceu salvo erro ao minuto 27, ou seja o jogo estava mesmo a terminar, estávamos a ganhar 3.1 e deu origem ao 4.1.
Os árbitros chamaram os capitães de equipa, e passo a transcrever o que me foi transmitido pelo meu capitão equipa daquele jogo

“Os árbitros chamaram os 2 capitães e assumiram o erro, deram a sugestão de anular o golo. Eu disse k era indiferente e que se podia anular o golo. O capitão da mancha disse prontamente k não se anulava e para começarmos o jogo com bola ao centro. Eu aceitei a decisão.”
O jogo acabou passado 30 segundos………..

Ora perante estes fatos acho uma falta de respeito de todo o tamanho, terem a “coragem” de vir pedir para o jogo ser repetido!!! E indo um pouco de encontro as palavras do Luis Bica, nem quero acreditar em premeditação da atitude, porque se esta atitude de protestar com base nos acontecimentos ja vai contra os principios de uma liga nao federado e puramente amadora, entao se foi premeditada nem sei que mais qualificar!!!

David de Passos disse...

RELATORIO DOS TROIKA:

O jogador da minha equipa Luis Bica, que foi um dos árbitros do encontro, decidiu acrescentar o seguinte ao relatório.

“Em relação aos amarelos estão equivocados. O 1º cartão amarelo foi mostrado na 1ª parte ao jogador Cláudio Costa (nº6), o segundo cartão foi mostrado na 2ª parte ao jogador Luís Antunes (nº8) e o 3º amarelo foi mostrado na 2ª parte ao jogador António Matos (nº9). O único lance da primeira parte em que me lembro que o jogador nº9 não foi correcto eu repreendi-o, com o jogo em andamento, dizendo-lhe para se acalmar. Como não parei o jogo é óbvio que não posso ter mostrado nenhum cartão.

Quanto ao lance do no final do jogo. Quero apenas acrescentar/frisar o seguinte. Nós assentimos o erro no momento, propusemos imediatamente a repetição do lance e foi o capitão da Mancha Negra que disse para seguir o jogo com a bola ao meio. Como é óbvio o capitão dos torre bera não se opôs. Se o capitão da Mancha o fez para evitar a correcção para a seguir poder protestar, então acho que a culpa já não é nossa.

RELATORIO DO ARBITRO:

Houve um lance polémico quando faltava cerca de 1 minuto para acabar o jogo.
Numa altura em que o jogo estava quente e havia bastantes jogadores a reclamar (tínhamos acabado de mostrar um cartão amarelo) o Guarda redes da equipa Torre Bera repôs a bola em jogo com o pé (tendo a bola saído pela linha final). Na altura com a pressão não reparámos na irregularidade deixando seguir o jogo e nessa mesma jogada a equipa Torre Bera marca o seu quarto golo (os jogadores da equipa Mancha Negra optaram por não disputar o lance reclamando que tinha havido a tal irregularidade).
Antes de a bola ser reposta em jogo nós (equipa de arbitragem) conferenciámos e chamámos ambos os capitães assentindo que tinha havido a tal irregularidade e propusemos repetir o lançamento do guarda redes. AMBOS os capitães optaram por prosseguir o jogo com reposição de bola no meio campo (validando o golo) e foi isso que fizemos. Volto a frisar que o resultado estava 3-1 (ou 4-1 contando com este golo) e faltava 1 minuto para acabar o jogo.

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas deixem-me rir antes que me esqueça.

Faltam 30 segundos para o fim do jogo, está 3-1, os Torre de Bera fazem 4-1. Erro técnico (todos nós erramos), e o resultado do protesto dos Mancha Negra....

REPETIR O JOGO
ISTO É SIMPLESMENTE CÓMICO.

Ricardo Lobo
Troika

João Rodrigues disse...

Bem,

Como capitão de equipa do C.I.R.-Torre de Bera, e apesar de não ter estado envolvido no jogo, cabe-me dizer duas palavras:

ABSOLUTAMENTE VERGONHOSO!!!

E acrescento: só não desistimos desta Liga Amadora por respeito a todas as equipas que ao longo deste ano têm mantido duelos saudáveis connosco.

Mas aproveito para deixar uma opinião (estritamente) pessoal para, quiçá, uma solução de futuro que nos permita uma liga cada vez mais justa: vejo 4 pessoas com enorme interesse por esta Liga e que me parecem ser bastante capazes: Esteves (Buba), Ricardo Goucha (Buba), Filipe (Rasgatanga) e Humberto (Lobos). Não fará bem em determinadas alturas fazer uma mudança e injectar sangue novo numa estrutura já algo desgastada?

Um grande abraço e deixo um desabafo: POR FAVOR não voltem a repetir uma situação deste tipo (repito POR FAVOR), porque senão corre-se o risco da revolta gerada culminar na desagregação da Nossa Liga!

Anónimo disse...

Não me quero alongar mto, pois a minha equipa é envolvida, e ainda por cima não presenciei, apenas sei o que me contaram.
Em 1º lugar, acho que esta decisão irá abrir um precedente bastante grande nesta liga AMADORA, precedente esse que não sei se será grave.
Este erro, embora não conteste que seja um erro técnico, teve influência nula no resultado, visto que estava 3-1 e faltavam alguns segundos para acabar. Isto penso que seria sempre uma atenuante.
Para além disse, existe a agravante de os árbitros terem aceite o erro e proposto a ambas as equipas recomeçar o jogo do pontapé de baliza. E aqui vem o busilis da questão, AMBOS os capitães concordaram. AMBOS!
Depois disso fazerem um protesto é de muita infelicidade, a meu ver.
Numa liga profissional, ninguém chamava ninguém e os árbitros, admitindo o erro, recomeçavam o jogo do pontapé de baliza. Destaco a palavra PROFISSIONAL ou FEDERADA.
Numa liga AMADORA, faz-se o que se fez, e infelizmente tem estas consequências.
Queria ser breve e já vai longo o texto, mas não podia deixar de referir tudo o que acho importante.
Decisão muito infeliz, a meu ver.

Abraço a todos,

Vasco Gomes
Troika

Preto21 disse...

Já alguém aqui jogou futsal ? Já alguém aqui quis a verdade reposta ? Independentemente do resultado que venha, espero que sinceramente venha um jogo de igual para igual... pois o erro técnico foi só mais um de muitos erros. Ora, no próximo jogo levo uma almofada e mais... penso em levar um cartão amarelo e outro vermelho. Pois, estão se a esquecer da constante palhaçadas em campo... Piscina, não vi nenhuma mas havia lá um "jogador" que se atirava bastante. Espero que esteja recomposto, depois de tanta queda deve ter bastantes mazelas. Talvez também queira uma canadiana para não se desequilibrar tanto. Só tenho pena do que se perdeu... uma boa exibição do guarda-redes contrário, de resto... um resultado falso. Fui.

Preto21 disse...

Só tenho pena do que se perdeu... uma boa exibição do guarda-redes adversário. De resto, uma palhaçada. Vou levar uma almofada no próximo jogo... não quero que aquele "jogador" que cai sozinho, tenha mais mazelas... e tenciono levar um cartão amarelo e outro vermelho... Adoro quando a verdade é resposta, e aí está. O resultado que vier que seja justo, independentemente de perdermos ou ganharmos... uma arbitragem sem influência significativa é o que ser quer, mesmo numa liga amadora.

Filipe Santos disse...

No meio disto tudo, e se realmente aconteceu como está descrito, acho que a equipa Mancha Negra está a agir muito mal.

A decisão foi a tomada e para isso serve a comissão. Para mim o problema está no "assumir" o erro e dizer para o jogo seguir e depois voltar com a palavra atrás. Mostra muito falta de respeito por todos os intervenientes na liga.

As atitudes ficam para quem as toma. Penso que a equipa Mancha Negra deveria repensar bem a sua atitude perante o que aconteceu e assumir a "vontade" e "palavra" do seu capitão perante a equipa de arbitragem e os Torre Bera.

Não quero alimentar polémicas, mas esta é a minha opinião.

Sem mais, bons jogos a todos!

Filipe Santos

Anónimo disse...

Que grande palhaçada...

Erros técnicos é que mais se tem visto ao longo desta liga!! Aqui ninguém é jogador QUANTO MAIS ARBITRO!!!!!

Só não consigo perceber uma coisa, e gostava que fosse esclarecida, se houve entendimento dos capitães sobre o lance, pk que depois se decidiu protestar o jogo??
Não querendo julgar personalidades, mas isto é um acto de muita má fé, que não reflete em nada o espirito que a Organização quis sempre associar a esta competição!

Lamento também o precedente que se está a abrir, e não se admirem que agr surjam reclamações de jogos ao mínimo erro, e espero que as deliberações do Conselho de Justiça se mantenham todas na mesma linha, e não haja pesos diferentes para as equipas.

PS: Juro que depois de ler o relatório dos árbitros, ainda não consegui perceber como chegaram a esta decisão, é que já houve casos nesta liga que se deu a volta ao regulamento dizendo que eram mais umas "guidelines"... e agr fazem isto.

Posto isto, acho que devia imperar o bom senso, e não nos deixarmos levar por manhosices, nesta liga, essas devem ficar só nas 4 linhas.

André Espinha

David de Passos disse...

Embora as equipas sejam livres de enviar protestos para a comissão de disciplina também o são de enviar para a comissão de justiça.
Pessoalmente penso que os Torre Bera o deveriam fazer pedindo a intervenção da comissão de justiça.
Isto vai abrir um precedente muio grande e temo que todas as semanas passaremos a ter protestos e pedidos de anulação de jogos ao minimo erro dos arbitros.

Anónimo disse...

Brutal!!!

Reclamar porque o jogo devia ter ficado 3-1 e a Macha devia ter jogado com 4.

O Pinto Nunes continua como treinador da Mancha? É ele que vai representar a nossa Liga? Depois de deixar a própria equipa apresentar este tipo de reclamações?

Força...depois eu e os SAD é que andamos aqui de má fé!!!

Já agora...o "Preto21" quem é? Podes assinar, ou faz parte do perfil da equipa?

Abraço,
Fernando Martins
SAD

Ricardo Goucha disse...

David... os Torre Bera não podem recorrer para o Conselho de Justiça porque foi esse órgão que decidiu este protesto.

Se aquilo que foi aqui relatado é a verdade, e parece que sim pela quantidade de testemunhos, a equipa da Mancha e, principalmente o seu capitão, mostraram uma grande falta de ética.

Filipe Santos disse...

Goucha, é isso mesmo!

Quem está mal não é o Conselho de Justiça, que apenas fez e decidiu o que tinha de decidir.

O problema GRAVE é a atitude da equipa Mancha Negra, em especial do seu capitão. Ser capitão não é só levar uma braçadeira no braço, é assumir os actos e palavras nos momentos que o deve fazer. Se ele assumiu o erro, disse que não havia problema e que o jogo devia seguir... voltar depois com um protesto é de muita má fé!

Filipe

Anónimo disse...

Os principais culpados foram os árbitros mas errar é humano e acho que foi o que aconteceu e não quero pôr em causa a equipa de arbitragem.
Eu não estive presente e não vale apena estar aqui ás bocas. As equipas são livres de protestar mas se a decisão for para a frente vão abrir um grande precedente.
Deixem-se de críticas pq falar é fácil. Temos que dar o devido valor aos organizadores desta Liga.
Nem tudo é perfeito mas quem não gostar está livre de ir embora.

Pedro Cruz
Mancha Negra

Nesto disse...

"O facto de terem chamado os capitães de equipa não retira o erro e a equipa de arbitragem que podia ter mudado a decisão até ao recomeço de jogo. A decisão passaria sempre por anular o golo e recomeçar com um novo lançamento de baliza." (Conselho de Justiça)

Caro Albino do "Conselho de Justiça", tal como está descrito nos vários relatórios que lhe foram disponibilizados, o motivo pelo qual não se anulou o golo foi porque:

"Os árbitros chamaram os 2 capitães e assumiram o erro, deram a sugestão de anular o golo. Eu disse k era indiferente e que se podia anular o golo. O capitão da mancha disse prontamente k não se anulava e para começarmos o jogo com bola ao centro. Eu aceitei a decisão." (capitão dos Torre de Bera)" e

"Quanto ao lance do no final do jogo. Quero apenas acrescentar/frisar o seguinte. Nós assentimos o erro no momento, propusemos imediatamente a repetição do lance e foi o capitão da Mancha Negra que disse para seguir o jogo com a bola ao meio. Como é óbvio o capitão dos torre bera não se opôs." (árbitro do jogo)

Penso ser evidente o denominador comum que fez com que o golo fosse considerado: O CAPITAO DA MANCHA NEGRA ASSIM O ENTENDEU E NÃO SE IMPORTOU COM O ERRO TÉCNICO QUE TODA A GENTE CONCORDOU EXISTIR!!! Que cara de pau para depois escrever o protesto que escreveu (lol) mas enfim, cada um é como é.

Acho que a decisão deveria ser passível de recurso por parte dos Torre de Bera e deliberada com mais atenção pelo Conselho que pelos vistos teve acesso ao "pequeno" pormenor que o capitão da Mancha Negra "inocentemente" excluiu...

Esta decisão deixa muito a desejar... Mancha claramente o espírito da Liga e a idoneidade das pessoas responsáveis.

Haja ética e bom senso, toda a Liga merece isso!

Cumprimentos
Pedro Esteves

Pinto Nunes disse...

Mais uma vez comento como treinador da equipa e não como organizador da liga, o que me foi transmitido pelo capitão de equipa foi que quando confrontado pelo erro do arbitro disse que "não queria saber disso para nada" e NUNCA CONCORDOU COM A DECISÃO.
De resto, aceito todas as opiniões que descrevem, mas só quem esteve presente no jogo, sofreu na pele, o que é tudo menos o espirito da liga amadora.

Enquanto organizador, condeno claramente a atitude de protestar o jogo da minha equipa, pois entendo que estamos perante uma liga amadora. Mas nesse jogo, também tive vergonha daquele jogo pertencer a competição que tanto esforço me dá a organizar. é apenas um jogo de futsal e não uma autêntica palhaça que nada ajuda a liga.

Cumprimentos

Pinto Nunes

ER disse...

Considerado a descrição dos factos e a subsequente interpretação de direito dos mesmos, cumpre-me alterar para o facto que seria interessante verificarem se o Regulamento ou a dita “Lei” possui como sanção a nulidade do jogo ou antes a nulidade do golo…
Entendo que não pode o referido Conselho de Justiça, pese a existência do erro técnico, ignorar o descrito no relatório dos árbitros, ou seja, a assunção por parte do capitão da equipa da Mancha Negra da validade do golo. Caso contrário o livre arbítrio atribuído aos árbitros durante um jogo é completamento sobreposto pela atitude de declarada má-fé dos jogadores.
Urge relevar que o comportamento do capitão de equipa da Mancha Negra, tendo em conta o relatório da equipa de arbitragem, foi de perfeita má-fé e consubstancia uma conduta irregular, pelo que tal facto não pode simplesmente ser ignorado pelo Conselho de Justiça. Caso contrário, estaremos perante um caso em que o Conselho de Justiça para punir exemplarmente os erros técnicos, acaba por premiar comportamentos de são tudo menos desportivos por parte dos atletas intervenientes nesta competição.
A aplicação de sanção a qualquer erro técnico tem que ser agravada ou atenuada pelo comportamento dos seus intervenientes, o que no caso concreto não aconteceu… Onde está o respeito pelas regras do DIREITO….
Seria interessante que a entidade organizadora disponibilizasse neste site o Regulamento da Liga Amadora de Futsal e o Regulamento do Conselho de Justiça da Liga Amadora, possibilitando assim o acesso a todas as equipas e o esclarecimento de todas as situações dúbias que envolvem esta decisão.
São este tipo de comportamento que descredibiliza toda a organização desta liga…

Anónimo disse...

Se houve erro técnico o jogo deve ser repetido nem que só faltasse um segundo normalmente na federação os erros tecnicos pagam se caro os arbitos sao castigados se aqui nao podem castigar os arbitos castigem a equipa com pagamento de pavilhão ou subtração de pontos que axo injusto pois a melhor soluçao é mesmo o pagamento de pavilhão não ha mais nada a dizer mas ao menos ainda admitem que o fizeram erraram e não arranjam desculpas como alguns . Há aqui tb um comentário de um jogador levar muletas pro jogo para se segurar pois nao vamos mais longe num jogo contra a minha equipa houve um jogador que chegou de muletas ao pavilhao e na segunda parte até jogou mais de 15m por isso a mim não me é de estranhar as muletas

assinado:João Ventura

João Nuno Rodrigues disse...

Boa noite,

Parece-me que se confirmam os meus piores receios, está aberta uma "ferida" grave na Nossa Liga.

Posto isto, sugiro que os Organizadores da Liga voltem a reflectir sobre o assunto.

Abraço

Anónimo disse...

Levam tudo e mais alguma coisa ao conselho de capitães, porque razão não levam este assunto????

Vamos começar a ter reclamações de jogos todas as semanas.

Até esta época nunca tinhamos tidos este tipo de problemas, agora quiseram ser "finos" e dá esta bela estupidez.

Repensem bem este assunto.

Ricardo Lobo

Preto21 disse...

Preto21... Telmo Sousa.

;)

Anónimo disse...

Caro preto21

Almofada!!! Piscina!!! Palhaçadas!!! Nenhuma destas palavras pertence ao vocabulário do futsal, acho eu!!
Diz q o resultado foi injusto!!! como é possível a vossa equipa só criou desequilíbrios quando começou a jogar em 5 pra 4, nada mais, de resto era remates de longe do vosso capitão e bolas pelo ar em relação à exibição do nosso GR, penso que ele está lá pra isso mesmo, uns dias melhores, outros piores.
Infelizmente não necessito q me leve canadianas, eu sei o q isso é espero q vc nunca precise, em relação às quedas se já jogou futsal, ou andou lá, sabe q o contacto permitido tem limites e qd se ultrapassa esse limite por norma marcasse falta. E já agora eu por acaso joguei futsal e o jogo decorreu de igual para igual, acho eu, pelos menos vcs tinham 5 atletas e nós tb.

Mário Fernandes