quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Castigos

Jose Borges (Torre Bera) - 1 jogo (18ª jornada) vermelho por cortar lance perigoso
Romeu Matoso (All United) - 4 jogos (18ª à 21ª jornada) vermelho por injurias a adversário
Pedro Lameiras (Santana) - 4 jogos (18ª à 21ª jornada) vermelho por injurias a adversário

7 comentários:

Nesto disse...

Se calhar dever-se-ia reconsiderar a tabela de castigos. Eu não digo que chamar nomes e etc. e tal não seja uma atitude que se deva evitar. Numa competição amadora, onde apenas o convívio e uma Taça com um número é que estão em causa, o pessoal devia ter realmente mais juízo e respeito, é certo.
Mas agora, estar a castigar um jogador com 4 jogos por injuriar outro...acho um exagero.
Desde que não se chegue a vias de facto, aí sim, completamente condenável, não é por chamar filho desta ou daquela ou o que quer que tenha sido (não sei, não vi, não estava lá) que se tenha de ficar 4 jogos fora!
Quem é que a quente nunca se passou e mandou fo... alguém? Se nos campeonatos isso no máximo dá cartão vermelho com o consequente jogo de suspensão, porque é que aqui têm de ser 4!?...
Não sei, é uma opinião. É que depois cai-se no ridículo de haver coisas com maior gravidade com o mesmo castigo ou menor...

Abraço
Esteves

jorge santos disse...

Quatro jogos?

Mas está tudo doido?

Antes de mais quero que me enviem o relatório de arbitragem e depois após conversar com os responsáveis dos santana vou colocar a hipótese de uma exposição à comissão disciplinar.

No entanto o que eu posso avançar é que para além do ridículo que foi a amostragem dos cartões vermelhos a ambos os jogadores mais inacreditável é " 4 jogos (18ª à 21ª jornada) vermelho por injurias a adversário"! O que se passou foi um um lance perfeitamente banal que se vê em variadíssimos jogos e em que todo o árbitro resolve com amarelo para os jogadores envolvidos.

Peço aos Santana que comentem esta decisão para que em conjunto possamos corrigir este erro perfeitamente abominável!

David de Passos disse...

Boas,

Relatório dos arbitros:
Após uma falta que envolvia os dois jogadores em questão, estes envolveram-se verbalmente sendo necessário os restantes jogadores separarem os jogadores para que a situação não se agrava-se.
Por este motivo, decidimos expulsar os dois jogadores devido ao aparato da situação que provocaram e para que ambos não se tornassem a envolver e destabilizar novamente o decorrer do jogo.

Regulamento
Artigo 8º
(Penas aplicáveis aos jogadores)
- Insultos à equipa de arbitragem ou adversário: 4 jogos de suspensão

Filipe Santos disse...

Amigos, não se admirem com estes castigos!
Acreditem, a minha equipa já foi castigada 3 vezes desta forma este ano... e em 2 delas nem foi preciso mostrar cartões, bastou fazer queixa!

Quem manda é sempre o árbitro, ou seja,... tirem as vossas conclusões! É tão fácil "prejudicar" os outros... e mais não digo!

Abraços e bons jogos!! E com FairPlay!
Filipe Santos
FCRasgatanga

jorge santos disse...

Eu não ponho em causa o que está escrito no regulamento só acho é que as leis têm que ser aplicadas em consonância com a gravidade da infracção,e o que se passou nem de longe nem de perto se aplica a 4 jogos, e mais, quando separei o meu jogador do adversário não foi por receio de confrontos físicos mas sim a fim de evitar os cartões amarelos mas enfim será um pouco como diz o Filipe.
No entanto não posso deixar de colocar a verdade desportiva em jogo pois se antes tinha dito que me pareceu que esta equipa de arbitragem fez o seu melhor,agora tenho que retirar esse comentário pois é curioso que mais uma vez antes de um jogo com os goal temos um jogador expulso, pelos mesmos goal, intervenientes diferentes a mesma equipa.

Nesto disse...

Começa-se a cair num clima de suspeição que nada favorece a Liga.

Filipe, não são os árbitros que aplicam castigos, eles apenas reportam o que acontece, quem não se quer molhar não anda à chuva...não estou a dizer que foi justo ou não, apenas que se eles não tivessem reclamado e chateado os árbitros de certeza que ninguém escrevia nada.

Agora há uma coisa que realmente se tem de mudar/melhorar. Foi criada uma comissão de disciplina; ora o que eu estou a ver que é esse orgão da Liga não é mais do que uma maneira de não "chatear" a Organização por causa dos castigos, pois o que a Comissão apenas faz é aplicar a tabela definida há uns anos atrás. Sou contra isto.

Primeiro, a tabela é injusta (e isso já foi dito no ano passado e não só), daí que, pensei eu, se tivesse criado a Comissão de Disciplina para avaliar os acontecimentos, com a sua experiência a este nível (mas se não a têm não vale a pena lá estarem).

Depois,a avaliação tem que ter SEMPRE relatórios por parte de TODOS os intervenientes. Pois, meus amigos, se as duas equipas não vislumbrarem nada de grave, não vai ser a palavra do árbitro que tem de prevalecer!!! Quanto muito far-se-á uma reunião entre os capitães, árbitros, e Comissão para se aferir realmente o que aconteceu e para cara a cara se falar do sucedido. Quem sabe se com a conversa nem há castigos pra ninguém porque toda a gente entende a versão de toda a gente e se chegue a um acordo?! Isto de se fazer pela "calada" e decidir-se única e simplesmente por um castigo que existe na tabela mais próximo do que foi relatado pelo árbitro não faz sentido nenhum!!

Para mim, 4 jogos por chamar nomes, é completamente estapafúrdio. Uma conversa por parte dos árbitros, neste lance em questão, dizendo agora levam amarelo mas se voltarem a discutir ou a levantar desacatos mostramos o vermelho, teria sido mais que suficiente e acabava com esta confusão desnecessária...

Volto a dizer, se a Comissão existe só para aplicar a tabela, então não está cá a fazer nada. Porque pelo relatório do árbitro que foi aqui transcrito, nunca, mas nunca alguém com bom senso inferia da sua análise 4 jogos de suspensão!!! A não ser, lá está, se fosse obrigado a aplicar o que estava na tabela...

Logo, não vale a pena invocar artigos com a tabela, porque a Comissão foi criada para se acabar com a Tabela.

Se os jogadores foram expulsos por palavras, tudo bem, foi a decisão dos árbitros. O castigo normal seria não acabar esse jogo e ficarem de fora no jogo seguinte pelo vermelho visto, ponto final.

Abraço

Pinto Nunes disse...

Boas malta.

Em meu nome pessoal e em nome da organização, entendo que não é possível agradar a todos. Quando se aplica um castigo, nunca todas as partes vão ficar satisfeitas e vai existir uma parte que vai achar injusto. É a lei da vida!

O que temos é um Conselho de Disciplina, como qualquer outra competição, que se rege por uma tabela de castigos(igual á AFC, FPF, Liga ou mesmo FIFA). É impossivel aplicar castigos sem uma tabela.

Depois existem sempre reclamãções; imaginem cada castigo que era aplicado, tinhamos de ter um relatório das equipas e do árbitro e quem sabe do espectador, tinhamos dezenas, centenas de mails sobre um caso; imaginem quantas expulsões temos na época!

Quanto ao número de jogos, não é da nossa competência isso, a tabela é aplicada por quem de direito, logo temos de aceita-la e fazer os possíveis para não apanhar sanções.

Relativamente às suspeições, não me parece que tenham qualquer fundamento, o que pode acontecer como em qualquer outra competição (vejam os casos por ex. do Paulinho Santos e do João Pinto), é que ha jogadores que pela sua forma de ser ou de jogar estão mais propicios a apanhar castigos do que outros.

Mesmo assim, a Organização da Liga Amadora continua atenta a todas as situações e a ver se a prova evolui e corre dentro da normalidade.

E um conselho a toda a malta, vamos jogar e preocuparmos menos com arbitragens, com castigos e com a Comissão de Disciplina. Desfrutem, divirtam-se e lutem pelas vitórias; aos árbitros, cumprir as leis do jogo e bom senso na aplicação de cartões, gestão de jogo e relatórios.

Cumprimentos

Pinto Nunes