segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Castigo: Rafael Branco (Triângulos)

Por ter agredido o árbitro do jogo, o jogador RAFAEL BRANCO da equipa dos Triângulos, fica irradiado da competição.

8 comentários:

Esteves (Buba) disse...

Não querendo atirar achas para a fogueira, pergunto apenas: a agressão que referem foi o que o jogador fez em campo, ou depois houve mais desacatos fora dele?

O que eu vi o Rafael fazer (atitude que eu concordo que seja condenável) foi fazer peito ao árbitro e empurrá-lo com o peito... não entendo isto como uma agressão para irradiar alguém... já vi e ouvi coisas piores e os jogadores mantiveram-se na Liga... No entanto concordo plenamente que haja um castigo pois são atitudes totalmente desenquadradas nesta Liga e que obviamente têm de ser punidas.

Só analisando ao pormenor as regras, mas 10 jogos seria uma punição adequada (até pelo que já foi decidido noutros casos) para este incidente.

No entanto, repito, não sei se se passou mais alguma coisa para além da situação em campo! Isto foi só o que tive oportunidade de ver enquanto assistia ao jogo (e que grande jogo!).

Abraço
Pedro Esteves (Buba Juniores)

Pinto Nunes disse...

O relatório do árbitro menciona que o jogador em causa o pisou e lhe deu uma peitada, acertando-o. É um caso de agressão, e sendo sobre um árbitro, é irradiação do jogador.

Cumprimentos

Pinto Nunes

Ricardo Silvestre disse...

Bom dia.
Em nome da equipa dos Triângulos F.C. não concordamos com a irradiação do jogador Rafael Branco pelo modo como está descrito. Falámos todos acerca da situação ocorrida, reconheço que existiram ofensas ao arbitro algo graves e no final do jogo,já me encontrava no balneário, ocorreram mais umas trocas de palavras mas, repito, não existiram agressões absolutamente nenhumas. O jogador da nossa equipa Mário Pinto confirma-me isso mesmo, porque ele próprio foi acalmar a situação e levou o jogador Rafael Branco para fora do pavilhão e ficou por aí.
Volto a referir que admitimos as ofensas graves e como todos os presentes puderam observar não existiram agressões á equipa de arbitragem.
Em ano e meio que participo nesta liga já presenciei situações infelizmente bem mais graves, envolvendo jogadores e equipa de arbitragem e não tenho memória de haver irradiações!

Cumprimentos,

Ricardo Silvestre
(Triângulos F.C.)

Esteves (Buba) disse...

Na tabela definida no Regulamento está bem explícito que uma agressão a um árbitro é irradiação do jogador (e acho muito bem! se a segurança dos árbitros não estiver garantida ninguém se iria disponibilizar para apitar). A questão aqui é definir o que é uma agressão...

Na mesma tabela encontrei uma expressão engraçada que acho que se adequa plenamente ao que se passou em campo, transcrevendo: "Castigo de 2 jogos...casos que não coloquem em risco a integridade física do adversário (ofensas jogadores, empurrões leves de chega para lá, tentativas de agressões, etc)". Ora na tabela dão 2 jogos ao jogador que for expulso por fazer isto e 10 jogos a uma agressão. Ou seja, há uma evidente distinção em relação à intensidade e à forma como o jogador realiza a chamada agressão.

Na minha opinião, de pessoa que nada tem a ver com nenhuma das 3 equipas, logo imparcial e com a vantagem de ter assistido ao que se passou em campo, julgo que é exagerado classificar o que o Rafael fez como uma agressão, pois de maneira nenhuma pôs em causa a integridade física do árbitro! Foi mais um "chega para la" do que outra coisa qualquer.

Mas volto também a referir, o que o Rafael fez, não tem justificação nem cabimento, deve ser castigado! A irradiação é que não me parece ser justa... é a minha opinião.

Um abraço
Pedro Esteves

Ricardo Silvestre disse...

Também consultei a tabela do regulamento e a minha interpretação acerca do sucedido é exactamente a mesma do Pedro Esteves, ao qual devo realçar a honestidade em dar a sua opinião neste assunto. Devo dizer que a equipa de arbitragem esteve muito bem durante o jogo todo e não temos nada a apontar, apenas consideramos demasiado pesada a decisão de irradiar um jogador, que reconhecemos que teve uma péssima reacção em termos de palavras para com um dos arbitros. Em relação á peitada e pisadela que consta no relatório foi mais pelo encosto momentaneo por parte do Rafael do que outra coisa, até porque o Tiago Coelho aprontou-se em separar os dois, pelo que vi e estava relativamente perto, enfim a descrição em si é encarecida.

Fico a aguardar que se aplique o devido castigo, porque quanto á irradiação não podemos aceitar.

Ricardo Silvestre
(Triângulos F.C.)

Anónimo disse...

Boa tarde.
Começo por dizer que nada tenho contra o Rafael que já conheço desde os iniciados do S. João e cujas capacidades como jogador sempre apreciei.
Relativamente ao que se passou, porque a situação foi comigo, o jogador em causa após ter sido advertido com cartão amarelo, por ter discordado da minha decisão de uma forma ofensiva, porque houve de parte a parte quem discordasse das decisões mas com outros modos e eu não os adverti, para além de me ter ofendido como aliás é confirmado por um próprio jogador da sua equipa, quando me dirigi a ele com o intuito de lhe fazer ver, sem qualquer intenção de o advertir novamente com outro cartão e consequente expulsão, de que independentemente de ter ou não razão, na situação em apreço, na minha opinião não tinha, não era motivo para me ofender da forma como me ofendeu, ele dirigiu-se a mim e ao mesmo tempo que me pisou o pé, fui eu que senti porque o pé é meu, deu-me uma “peitada”, sendo imediatamente agarrado por um dos gémeos da sua equipa e por um outro colega. Esta situação foi confirmada por um dos gémeos da equipa dos Triângulos logo na altura, junto ao Passos quando eu disse que tinha sido pisado. Quanto à troca de palavras que dizem ter havido no fim do jogo, o que se passou foi que o jogador em causa voltou a insultar-me e a ameaçar-me e eu, limitei-me a dizer para ele perguntar a um dos gémeos se tinha sido ou não verdade ter-me pisado.
O que se passou foi descrito no relatório, exceto esta ultima parte já no fim do jogo que foi levantada por um próprio colega de equipa.
Paulo Sousa

Ricardo Silvestre disse...

Sr. Paulo no fim do jogo até fui eu que me dirigi a si a demonstrar algum desconforto em relação á atitude do nosso jogador, como que meio a desculpabilizarmo-nos pelo sucedido. Estas situações acontecem recorrentemente nesta liga. Só pergunto o porquê desta vez decidirem irradiar um jogador nosso.
Não vou alongar este tipo de discussões sobre decisões, até porque nunca o aqui fiz e penso que o mérito da construção de uma liga como esta não o merece.

Abraço!

Anónimo disse...

Boa tarde Ricardo Silvestre
Em quatro anos de liga, penso que é, com esta a terceira vez que escrevo neste blog. Mais uma vez digo que nada tenho contra o Rafa. O que se passa nos jogos, bom ou mau fica lá dentro e acabou. Sabe perfeitamente que em jogos de brincadeira entre amigos ou familiares, acontecem cenas menos agradáveis quanto mais, numa liga com pontos em disputa, onde há diversos padrões de temperamento, postura, etc…, no entanto, em principio não deviam acontece mas acontecem e só se tem que assumir e tentar limar os atritos, não andar a criticar e depois ter-se atitudes piores. Só fiz o comentário anterior porque, mesmo depois do Pinto Nunes publicar o que foi escrito no relatório foram feitos comentários parecendo-me sonegar uma coisa que me aconteceu e eu escrevi. Dou-lhe como exemplo no jogo Real/Barcelona, a pisadela do Pepe ao Messi, de certeza que quase nenhum dos milhares espectadores no estádio viram, nem milhões de telespectadores se aperceberam mas de certeza absoluta, o Messi sentiu. Hoje, possivelmente para uns houve pisadela para outros não, depende dos pontos de vista e ainda, para outros não houve nada, tudo normal, porque estavam lá e não viram nada. Quanto à aplicação ou não de castigos e à aplicação das regras sobre os mesmos, não me pronuncio porque nada tenho a ver com isso, no entanto compreendo perfeitamente a sua posição enquanto jogador da equipa do Rafa. Ricardo Silvestre, se por ventura pretender voltar a falar comigo sobre este ou qualquer outro assunto, estou disponível pelo que pode pedir o meu contacto pessoal ou mail ao Passos.
Ao dispor, um abraço e bons jogos.
Paulo Sousa