sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Novas Regras no Futsal

Aqui ficam as novas regras no futsal, como a FPF já as aprovou e já estão em vigor no campeonato nacional, as mesmas também serão aplicadas na Liga Amadora nesta época.
Estas alterações serão adicionadas no regulamento, que brevemente será colocado para fazerem download, assim como o calendário da época.

Guarda redes - Poder ou não jogar a bola

Após uma defesa, o guarda-redes só poderá voltar a jogar a bola no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Numa reposição de bola feita por um colega de equipa, caso haja atraso ao guarda-redes este poderá jogar a bola,tendo 4 segundos para o fazer,depois de fazer o passe, só a pode voltar a jogar no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Após o lançamento de baliza (pontapé de baliza), o guarda-redes não pode voltar a jogar a bola, nem no seu meio campo nem no meio campo adversário. (excepto se ela tocar num adversário ou acidentalmente num colega).

Caso o guarda-redes venha a tocar a bola novamente no seu meio campo, sem que esta toque num adversário, a sua equipa será penalizada com um pontapé-livre indirecto no local da infracção. Se ele o fizer com as mãos fora da sua área de grande penalidade, será a sua equipa penalizada com um pontapé-livre directo.

Pontapé linha lateral

No momento de pontapear a bola, o executante:
Tem de ter um pé na linha lateral ou no solo fora da superfície de jogo.
Chutar a bola, que deve estar imóvel, quer no ponto onde a bola saiu da superfície de jogo ou fora da mesma, desde que a uma distância não superior a 25cm desse ponto.

Pontapé de canto

Caso um jogador infrinja a regra dos 4 segundos na marcação de um pontapé de canto;
O jogo recomeça com lançamento de baliza para a equipa adversária.

6 comentários:

Anónimo disse...

Presumo que o ponto "Guarda redes - Poder ou não jogar a bola" se refira a não tocar na bola desde que ela não passe o meio campo antes.

David de Passos disse...

Penso que o que está escrito, está bem explicito, contempla todos os casos em que o Guarda redes pode ou não tocar na bola.
Caso tenham alguma duvida, façam favor de perguntar.

Ricardo Goucha disse...

As regras mudaram em relação ao guarda-redes e são exactamente como estão descritas no post.

O GR agora só pode tocar a segunda vez na bola caso algum adversário toque na bola ou se o GR estiver no meio-campo adversário.
A única excepção é no caso do lançamento de baliza, onde nesse caso o GR só pode tocar na bola caso algum adversário tenha tocado.

paulito disse...

e agora tambem já é de novo permitido o takle deslizante...

Anónimo disse...

Boas uma equipa que só tem um guarda redes, e não tem na ficha um volante.
Caso o guarda redes seja expulso, o jogo pode terminar ali?

Ricardo Goucha disse...

Não...
Qualquer jogador inscrito na ficha de jogo poderá substituir o guarda-redes expulso.