domingo, 2 de novembro de 2008

Vai começar...

Começa amanha a 1ªLiga de Futsal amadora de Coimbra e com algum simbolismo, com um Under41-RCSOFT, as 2 equipas mais antigas de Coimbra no FFA. Esta liga começou por ser só uma ideia longe de se pensar que iria ter sucesso, mas acabou por contar com 12 equipas inscritas e após o fecho das inscrições até houve 2 equipas ao qual se teve de recusar as inscrições. O sucesso desta liga não depende bem dos FCNiggaz ou dos RCSOFT (organizadores), mas sim de todas as equipas. Só funcionará se todas tiverem um sentido de responsabilidade e cumprirem as regras e houver dedicação a esta competição, que pretendemos que venha a ter mais edições, tal como acontece no Porto e em Lisboa com um grau de organização muito grande. A liga será uma realidade e esta semana os jogos já serão a serio e por isso as regras dos jogos terão de ser mais apertadas. Tenho visto e jogado alguns amigáveis e alguns aspectos que as equipas, terão que ter atenção e que têm falhado. Nos primeiros jogos iremos informar pessaolmente as equipas mas ficam aqui aspectos a ter em conta para o começo da liga.

-É importantissimo que as equipas estejam a horas nos Pavilhões (de preferencia até antes).
-Pede-se aos capitães que tragam algo a identifica-los nos jogos (uma fita no braço), para facilitar a comunicação com os arbitros.
-Só podem ter 10 jogadores nos jogos e só elementos da equipa podem estar no banco de suplentes, todos os elementos do banco têm que constar na ficha de jogo (incluindo treinador).
-Os jogos vão ter 2partes de 20 minutos separadas por um intervalo de 5 minutos. Esses 20 minutos serão corridos no entanto, o arbitro poderá parar o tempo só nestes casos: Um jogador ficar no lesionado dentro do jogo, a bola ficar presa no tecto ou ser enviada para alguma zona do pavilhão que demore a sua recuperação. Os arbitros terão a liberdade de caso surga outra situação que não estas, para parar o relógio se assim o entender.
-É expressamente pedido aos arbitros para punirem disciplinarmente, os jogadores, de qualquer tentativa de perdas de tempo por o resultado ser favoravel a alguma das equipas. Segurar a bola, chutar-la para longe, demora nas repozições é para evitar e para ser punido.
-Regra importante: Todo e qualquer acto de violência, agressões para jogadores, treinadores, arbitros ou espectadores, terão SEMPRE ser punidos com expulsão, cabendo depois a liga dar o castigo justo ao infractor. Não vai haver qualquer tipo de comtemplações neste tipo de casos, nem pode haver.

Regras expecificas de Futsal
Atenção:
-Ao atraso ao Guarda-redes, o Guarda-redes não pode agarrar a bola a mão e só podem atrasar uma vez sem que a bola toque no adversário, ou passe o meio campo, caso atrasem 2ªvez é falta (não contando para as 5 faltas).
-Regra das 5 faltas, se numa parte fizerem 5 faltas, á 6 é livre de 10 metros sem barreira, ao intervalo as faltas voltam a 0.
-Ás marcações de fora, a bola tem que estar em cima da linha e parada, tendo 4 segundos para o fazer.
-Reposição do guarda-redes quando a bola sai pela linha de fundo, o Guarda-redes não pode colocar a bola no chão e chuta-la para a frente, essa reposição deve ser feita com as mãos e tem 4 segundos para o fazer.
-Cada treinador pode pedir um desconto de tempo a mesa, por parte.

Ficam aqui os avisos sobre as regras, mas acima de tudo divirtam-se e desfrutem, porque jogar é que importa. Bons jogos.

Sem comentários: