domingo, 9 de novembro de 2008

Arbitragem e não só...

A Organização da Liga pede desculpa às equipas que se sentiram prejudicadas em algum lançe que tenha sido mal ajuizado pelas equipas de arbitragens que estiveram a arbitrar a 1ª jornada. Os arbitros que estiveram presentes são todos amadores, tal como todas as equipas presentes, e nunca tinham arbitrado qualquer jogo, pelo que qualquer erro que possam ter cometido, não o fizeram com o propósito de prejudicar quem quer que fosse. Apenas tentaram fazer o trabalho o melhor que puderam e souberam.
A organização, como é sabido de todos, apenas arbitrou a 1ª jornada, pelo que apartir de agora serão as equipas indicadas a faze-lo, e poderão então constatar que não é uma tarefa facil.
Queremos apenas alertar as equipas e as equipas de arbitragem em alguns pontos que possam ter gerado alguma confusão:
  • Atrasos ao guarda-redes - se o guarda redes tiver a posse bola, quer seja por reposição de bola ("pontape de baliza"), atraso de um jogador de equipa, por corte de bola de um adversário ou por uma defesa, só poderá voltar a receber a bola (apenas com os pés) de um jogador de equipa se abola ultrapassar o meio de campo ou tocar num jogador adversário, ou a bola tiver saido do terreno de jogo, senão será assinalado livre indirecto (não contando para as 5 faltas) na linha da area o mais perto do sitio onde o guarda redes a tocou, isto se for dentro da area, se for fora, será marcado no sitio onde o guarda redes tocou a bola.
  • 4 segundos do guarda-redes - o guarda redes só poderá ter a posse de bola, quer com as mãos ou com os pés, durante 4 segundos (não contando para as 5 faltas), se ele passar do meio do campo, é considerado um jogador normal e poderá ter a bola nos pés o tempo que quiser.
  • reposição de bola ("pontape de baliza") - a bola deverá ser tocada por um jogador da mesma equipa apenas quando a bola estiver fora da area.
  • apenas 10 jogadores - foi definido que deverão estar no máximo 5 jogadores no banco, isto foi estipulado no regulamento devido ao pouco espaço existente em alguns pavilhões. É claro que se uma equipa levar mais um ou dois jogadores e o arbitro vir que há espaço no pavilhão para tantos jogadores, não há motivo para não serem inscritos na ficha de jogo e darem o seu contributo à equipa.
  • substituições - as substituições devem ser feita na area de subsituição, em frente ao banco de suplentes e o jogador que entra só pode entrar quando o jogador que sai tiver efectivamente saido, caso não se verifique o jogador que entra deverá ser punido com amarelo.

Pede-se também as equipas que quando forem arbitrar levem pelo menos 3 pessoas, dois arbitros e um juri de mesa para apontar as faltas e contar o tempo.

Devem também levar apito, para ser bem audivel as faltas e que levem um kit de arbitro (cartões amarelo e vermelho). Podem encontrar os cartões na Sportzone 2.5 euros, foi onde encontramos mais barato e o apito na Decathlon 1.5 euros.

Sem comentários: