segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

DECISÃO DO CONSELHO DE JUSTIÇA


O CONSELHO DE JUSTIÇA da Liga Amadora de Futsal de Coimbra vem decidir o recurso apresentado pela equipa Buba Juniores da expulsão do jogador André Espinha no jogo Buba Juniores x Santa Casa da Misericórdia de Condeixa e consequente castigo de 2 jogos de suspensão.

Nos termos do relatório da equipa de arbitragem, por palavras dirigidas à equipa de arbitragem dizendo: "o jogador André Espinha leva cartão vermelho apos o fim do jogo quando se dirigia para o balneário apos pronunciar as seguintes palavras mais vale as duas equipas pagarem para se ter árbitros do que vires tu, isto depois de ter passado o jogo a contestar com os árbitros."

Na defesa realizada pelos Buba Juniores, “contestam a amostragem do cartão vermelho bem como o castigo consequente em virtude das palavras do jogador André Espinha, em nenhum momento, configurar uma infração que resulte na punição máxima disciplinar. Em nenhum momento houve algum tipo de insulto (leve ou grave) a algum dos árbitros. O facto de no relatório procurar justificar a amostragem do vermelho direto por o jogador ter um comportamento incorreto recorrente parece-nos abusivo. Se durante o jogo nunca advertiu nenhum jogador dos Buba Juniores foi porque entendeu que em nenhum momento alguma contestação terá ultrapassado os limites.”

Nos termos do Regulamento do Conselho de Disciplina para a época 2018-2019, no art. 8º prevê a suspensão com dois jogos de suspensão, ao atleta que insultar ou fazer gestos leves, ofensivos ou grosseiros para a equipa de arbitragem.

Resta-nos aqui analisar se o conteúdo das palavras do atleta configuram um comportamento punível à luz do art. 8º como um insulto à equipa de arbitragem. Entende este Conselho de Justiça, que as palavras proferidas não são mais que um desabafo ou uma possível contestação do jogo, nunca ofendendo ou insultado o árbitro, nem proferiu palavras injuriosas ou grosseiras. Entende-se que não será sequer um comportamento para a exibição de um cartão amarelo, quanto mais para um cartão vermelho.

Nestes termos, decide o Conselho de Justiça pela DESPENALIZAÇÃO DO ATLETA ANDRÉ ESPINHA, do castigo de dois jogos de suspensão aplicado pelo Conselho de Disciplina.

Coimbra, 4 de Fevereiro de 2019

Conselho de Justiça da LAFC

Sem comentários: