terça-feira, 2 de junho de 2015

Deliberação do Conselho de Disciplina

No seguimento da queixa efetuada sobre o jogador José Borges (CIR Torre Bera) sobre uma suposta agressão à equipa de arbitragem no jogo da taça CIR Torre Bera x Buba Juniores, vem o CD decidir o seguinte:
Segundo a equipa dos Buba Juniores, o jogador empurrou ostensivamente o árbitro e deu-lhe de seguida um pontapé; a equipa dos CIR Torre de Bera defendem-se, informando que houve uma troca de palavras entre o árbitro e o seu jogador, com um empurrão do jogador no peito do árbitro mas nunca no sentido de agressão.
No esclarecimento solicitado ao árbitro, existe a confirmação de contacto, empurrão e intenção de agredir mas não se lembra de qualquer pontapé.


Nestes termos, nos termos do artigo 8º do Regulamento de Disciplina da LAFC, condena-se o atleta José Borges (CIR Torre Bera) com a pena de irradiação por empurrar um elemento da equipa de arbitragem.

13 comentários:

Nuno disse...

Boa Tarde,

Ok Dr Pinto Nunes ( Conselho Disciplina)

1º Deixar claro que a atitude do Jose Borges obviamente nao foi em nada correta.
Numa primeira fase a atitude do Xano de ir ao banco tb n foi, mas logo de seguida demonstrou ser homenzinho e relativizar tudo o q aconteceu e assumir a sua pequena parte de culpa pelo q aconteceu mas q despoletou o empurrao, ao contrario de outros!!!!!

2º Sendo eu arbitro apesar de um jogador me insultar constantemente verbalmente do banco, eu em vez de lhe dar ordem de expulsão for ao banco pedir explicações e dizer para me baterem ali etc,etc e se algum jogador me tocar/empurrar dá direito a irradiação....é isso o resumo, ok? e com a queixa vindo da equipa adversaria, sem sequer o jogador ter sido expulso no jogo em questão!!!!!


Estamos entendidos,

Continuação de boa liga ao/s honorários membros do conselho disciplina.

PS: quem são já agora? é que o meu capitão equipa e jogador não falou com "nenhum"! talvez fosse mais justo saber e aprofundar uma questão de irradiação em que o jogador nao foi expulso no jogo, não consta no relatório do arbitro qualquer anormalidade no jogo, e mediante queixa da equipa adversaria o proprio arbitro confirma que em certa medida foi ao banco provocar o jogador.


Obgd

JN disse...

Boa tarde,

Formalizada a, à muito anunciada, irradiação do Leandro, pouco temos a acrescentar à decisão da Organização.

Porém, não quero encerrar este caso, sem, mais uma vez, lamentar a atitude provocatória, fria, calculista e cobarde dos Buba, quando tudo estava resolvido (E BEM RESOLVIDO!).

Fosse a forma de estar do CIR-Torre de Bera nesta Liga a mesma dos Buba e estalaria mais uma bronca - a realização do tempo de jogo em falta (2min do tempo regulamentar + 2min de descontos de tempo, portanto 4min, ou seja, 20% de uma parte), ou até mesmo, a repetição de todo o jogo...

Mas caso tomássemos essa atitude, colidíamos com princípio básico que nos tem regido e do qual não abdicamos: VERDADE DESPORTIVA. Os Buba foram uns justos vencedores e merecem estar na final! E merecem-no, tal como o melhor jogador da Liga 2014/2015 merecia ir receber o seu prémio e estar entre nós para o ano. Infelizmente a mesquinhes dos dirigentes dos Buba e dos seus atletas não permitiu que isso seja possível.

Para terminar realço, ainda, a, já habitual, falta de senso do "misterioso" Conselho de Disciplina, que julgo ter como presidente o Pinto Nunes, como secretário o Pinto Nunes e como vogal o Pinto Nunes...

Um grande abraço a todos
João Rodrigues (CIR-Torre de Bera)

Anónimo disse...

Bom dia.
"No esclarecimento solicitado ao árbitro, existe a confirmação de contacto, empurrão e intenção de agredir mas não se lembra de qualquer pontapé."
Se numa liga amadora a intenção de fazer algo leva a irradiação, mesmo que seja prontamente sanada e evitada pelos colegas, então expliquem aos árbitros que a tentativas de agressões entre jogadores também devem ser punidas com vermelhos no jogo e com a irradiações. No final vamos ver com quantos jogadores as equipas acabam os jogos...
Está um caso de disciplina no em que houve uma acusação de pontapé e a arbitra disse que foi apenas uma tentativa de separação, se calhar foi ao pontapé, e o resultado final foi de "arquiva-se o presente processo pela inexistência de prova da agressão do atleta Nuno Barata.", aonde está a prova de agressão do atleta Jose Borges? Dualidade de critérios?

Obrigado
Humberto Primo (CIR-Torre de Bera)

Anónimo disse...

Bom dia,

O ano passado aconteceu algo parecido em que fui um dos intervenientes ( como árbitro)
E o jogador que agrediu não foi irradiado ( e bem ) da liga.
Porque razão o Leandro ( um dos melhores jogadores da liga) tem de ser irradiado?
Dois pesos e duas medidas mais uma vez...


André costa

David de Passos disse...

Boas,
em relação às questões "Pinto" aqui faladas já pedi ao Pinto para esclarecer, mas volto a repetir que não sou eu nem o Pinto que decidimos os castigos, foi algo que foi votado por todos os capitães já a uma épocas atrás, haver uma comissão externa à Liga para tomar as decisões.
Em relação ao que o Humberto fala, o Barata foi separar 2 jogadores e não houve prova de agressões a jogadores (o que não dá irradiação apenas jogos de suspensão), foi isto que foi concluído pela comissão.
Em relação a empurrões a árbitros o regulamento é claro, é irradiação, atenção não defendo que devia ter sido irradiado ou não (já dei a minha opinião pessoal ao capitão e treinador dos Torre Bera). A comissão perguntou várias vezes aos intervenientes o que se passou, e como foi provado que houve empurrões ao árbitro, a comissão decidiu assim, é pena pois é sem duvida dos melhores jogadores que passaram pela Liga recebendo constantemente o prémio de MVP da Liga.
Em relação ao que o André fala, podes refrescar-me a memória e dizer qual foi o jogador que te agrediu sendo tu árbitro, para ir ver os mails pois não me lembro desse caso agora mesmo.

Anónimo disse...

O Barata não foi separar dois jogadores.
O Bruno e o Ki não estavam pegados, nem algo que se pareça. O Ki tinha a bola nas mãos e o bruno tentou tirar ( em tom agressivo) para repor rápido a jogada.
O Barata não separou ninguém , o chinelo dele é que ganhou vida própria e foi parar dentro do campo ��

Não foram concluídas provas necessárias porque o campo do união é gigante , o lance foi longe de toda a gente, no banco dos Festivaleiros, e o chinelo era rápido��

O jogador foi o Vitor , na altura ele assumiu que tinha errado e assim foi suspenso e não irradiado!

Abraco
André costa

David de Passos disse...

Sim André já fui confirmar o caso.
O Vitor também foi irradiado na altura por te ter colocado as mãos no pescoço, mas os Mansturbinas recorreram da decisão, o caso foi reaberto, o jogador pediu desculpas, os intervenientes voltaram a relatar o caso e a comissão decidiu que em vez de irradiação o jogador ficava suspenso até ao final da época.
Aqui fica o link da decisão final.
http://ligafutsalcoimbra.blogspot.com/2014/03/castigo-vitor-batista-mansturbinas.html

Os Torre Bera estão no seu direito de recorrer e pedir para que sejam aplicados jogos de castigo e vez da irradiação (já o tinha dito aos Torre Bera).

Anónimo disse...

André Costa não sei se sabes ler ( mas suponho que sim ) o post refere-se a deliberação sobre o jogador Leandro portanto, penso ser irrelevante e despropositado ( quiçá sinal de demência ) falar em chinelos com vida própria em jogos que nada teem a ver com o aqui falado.
Segundo, suponho que quem de direito fará o necessário ao seu alcance para o jogador n ser irradiado, haverá outras punições que já foram aplicadas anteriormente.
Terceiro, André Costa, a ti e ao teus colegas dos Belhotes ( a equipa fair play ) da liga amadora desejo um bom campeonato na 2a liga e uma rápida volta ao convívio dos demais na 1a!

Cumprimentos

Nuno Barata

Ricardo Goucha disse...

Em primeiro lugar, não foram os Buba que foram cobardes. Se houve algum ato de cobardia foi da equipa de arbitragem que não relatou o que se passou. E por muito que a questão tivesse sido resolvida pessoalmente entre os intervenientes (árbitro e jogador), a mesma não poderia ser ignorada/omitida.

Nenhum jogador está acima da lei, seja ele o melhor ou o pior da competição. Ao longo dos vários anos de Liga já aconteceram irradiações por situações semelhantes (e algumas até menores). Por exemplo, um dos melhores jogadores dos Santana (Nuno Pinto) foi irradiado por "após o final do jogo foi confrontar um dos árbitros da partida, chegando a empurrá-lo e a fazer-lhe peito." A equipa de arbitragem era os Buba.
Outro exemplo, o jogador Pedro Inês (Triângulos) foi irradiado por: "dirigiu-se ao arbitro de dedo em riste, encostando o dedo a cara do arbitro com um gesto conhecido como "pirete"".

Se me forem perguntar se acho o castigo ao José Borges justo, direi sem qualquer dúvidas que sim. Não só pelo empurrão, mas essencialmente pelo pontapé que TODOS os jogadores dos Buba presentes no pavilhão viram. E como é óbvio os jogadores dos TOrre Bera também viram, mas aproveitam (e bem) o árbitro não se lembrar para o negarem.

João Rodrigues, em relação ao segundo parágrafo... quem sugeriu à equipa de arbitragem que terminasse o jogo foram alguns jogadores dos Torre Bera (não posso precisar quem). Nenhum jogador dos Buba sugeriu isso. Depois, o árbitro terminou o jogo bem depois de terem passados os 2 minutos que faltavam para acabar o mesmo, 2 minutos que se decorreram com o jogo parado devido aos acontecimentos que despoletaram esta decisão. Mas como sabes o tempo de jogo nesta Liga é corrido, cabendo ao árbitro a decisão das interrupções de tempo. E o árbitro terminou o jogo apitando para o final do mesmo.
Mas obrigado pela vossa benesse.

Por fim, não admitimos que nos imputem qualquer castigo ao José Borges. Nós relatámos o que aconteceu à organização e depois a decisão foi tomada pelo órgão responsável.
Da mesma forma que no passado relatámos situações de irregularidades e como também já fomos alvo de relatos com jogadores nossos a serem castigados.

Anónimo disse...

Barata, boas.

1-Eu sei ler sim, já outros.
2-Se reparares o meu comentário vai em resposta ao que o Humberto Primo questiona:
"...pk o caso Barata está arquivado?..."
3-Eu estou nesta liga para me divertir, já outros...
4- na primeira ou na segunda vou ser igual, VERDADEIRO
5- sai da tua equipa por um lance idêntico ao k fizeste, contra a mancha, pk sou contra este tipo de actos
6- na primeira ou segunda, isto é o meu hobby não é a minha profissão
7- vamos ficar por aqui que isto não tem nada a ver connosco , concordo ctg

Os meus comentários anteriores não foram para julgar ninguém mas sim para tentar "ajudar" os Torre.

Abraco
André Costa

Nuno disse...

Boas Ricardo

Gosto da tua expressão de TODOS viram....voces estao sempre todos a olhar para o mesmo local e conseguem ver tudo..mesmo os que estão sentados no vosso banco, conseguiram ver o que se passou junto a linha do outro fundo encostado aos nossos bancos...no meio de uma confusão!!!Incrivel, parabéns!!!!

Depois como dizes, e é verdade, eu sugeri que acabasse...Mas sou eu que mando é? se eu sugerisse que no lance em q o Jose Borges saiu exaltado por nao ter sido apitado um penalty claríssimo, e o mesmo tivesse sido assinalado também estavas de acordo com a decisão, certo? deve ser isso??!!!
Mas isso é problema que nao é problema, visto que tenho palavra e assumo o que digo e faço!!!
E nem seria problema algum, visto que incrivelmente, e acho q ineditamente, o jogo do final da taça foi anunciado por volta do meio dia, e ia ser realizado no próprio dia a noite.. Na mesma hora em q é anunciado o castigo! Coincidências apenas......

Isso do relatamos pk ja relaram dos nosso, parece algo das virgens ofendidas, ou de pessoas vingativas....ah e tel ja q me fizeram agora vou fazer a tua a gente.....
Ah e tal, um arbitro veio ao banco desafiar um jogador, entao a partir de agora da.m o direito em todos os jogos q apite, com o jogo a decorrer, ir confrontar pedir passem das palavras visto que também já aconteceu connosco. È isso, certo? ok fica registado!

Mais uma vez parabens!!!

Continuaçao de boa liga



Ricardo Goucha disse...

Era difícil de não ver a situação. A situação aconteceu na altura em que ia ser um canto a nosso favor, perto do vosso banco. Eu estava a dar indicações para essa zona para congelarem o jogo naquela zona quando tudo se desenrolou.
Antes de enviar o relatório perguntei à equipa o que se tinha passado e TODOS confirmaram o empurrão e o pontapé.

Em relação ao teu último parágrafo... não foi isso que quis dizer. O que referi é que todos têm legitimidade (para não dizer obrigatoriedade) para relatar algo que tenham visto e que não tenha chegado à organização. Nós já fomos alvo (numa altura em que os Torre Bera nem participavam na Liga), mas não é por isso que o fizemos desta vez. O que aconteceu foi grave, na nossa opinião, e achámos que deveria ser alvo de algum tipo de punição.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

Depois de lido tudo o que foi escrito, gostava de emitir a minha opinião, em relação ao caso “ José Borges” se realmente houve uma agressão ao arbitro, não é o facto de ser o melhor ou pior jogador da liga que tem que influenciar a decisão do Conselho de Disciplina, os factos são relatados pelos intervenientes e analisados. Os Torre de Bera tem sempre a possibilidade de recorrer. Em relação ao que o Piazza disse referente ao membro da nossa equipa não posso deixar também de dizer que foi relatado por todos os intervenientes o que se passou, como dizia Óscar Wilde “ Uma coisa não é forçosamente verdadeira só porque alguém a diz muitas vezes”. Piazza se saíste da nossa equipa porque tivemos um comportamento menos correcto ou alguém o teve, não entendo o porque foste para a equipa dos Belhotes já que foi uma das equipas que também já andou ao soco na Liga Amadora. Por isso peço a todos que tenham calma como o Piazza disse e bem isto é um hobby e não uma profissão, todos erramos.


Abraço a todos
André Simões
FFC/ Rendisphera