quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TORNEIO DE ABERTURA BEAT4BIT DA LAFC

·         Custo Total por equipa: 30 €
·         Local: Polidesportivo de Brasfemes
·         Dia/Horário: 16 de Setembro - Domingo (Durante todo o dia)
·         Podem ser inscritos os jogadores (não tendo obrigatoriamente de ser os inscritos na LAFC) até dia 15 de Setembro às 20h, contudo devem apresentar apenas um jogador federado.
·         As equipas devem-se inscrever até dia 12 de Setembro (quarta)
·         Arbitragem: Igual à Liga Amadora (Cada equipa deverá apitar os jogos que tiver nomeada)
Pedimos a todas as equipas que informem, sem compromisso para já, se estão interessadas em participar ou não no torneio, de forma a marcamos o campo para o evento.

17 comentários:

Filipe Goucha disse...

Expliquem-me algumas coisas:
- Quais são os termos do contrato com os dois patrocinadores? O que ganha a Liga Amadora e em especial as equipas participantes na Liga com a inclusão destes dois patrocinadores, além da suposta divulgação (que na minha opinião nem é necessária - a melhor divulgação é feita pelos próprios participantes)?

Sinceramente estava à espera que a inscrição na Liga Amadora com os novos patrocinadores se tornasse mais barata que os tais 50€. Como tal gostaria de saber o porque da inscrição continuar a ser os tais 50€.

Visto bem: são 16 equipas na 1ª divisão mais umas 10 equipas (mais ou menos) na 2ª divisão, o que torna um total (?) de 26 equipas inscritas. Como tal são cerca de 1300€ limpos para a organização. Para que serve este dinheiro? Retirando algum para a compra de taças e medalhas (250€ que seja) mais algum para telefonemas e mensagens (50€) o resto (cerca de 1000€) é para quem?
Eu não me importo e até concordo que os organizadores recebam uma comparticipação pelo trabalho, mas tanto é um exagero. E 50€ de inscrição na liga existindo patrocinadores é um absurdo.
Visto bem, quem paga tudo (equipamentos, bolas, apitos, cartões, pavilhões) somos nós (atletas).

Cumprimentos
Filipe Goucha
Buba Juniores

Pinto Nunes disse...

Boa Tarde Filipe

Em relação aos patrocinadores, a Organização da LAFC aceita todo o tipo de participações monetárias, pelo que as empresas que nos patrocinam o fazem de forma amigável com retribuições simbólicas por simples simpatia com a nossa liga.
Quanto às despesas que alegas, são bem maiores do que pensas, o ano passado foram distribuidas diversas taças e medalhas, todas as semanas, os elementos da organização tiveram de reunir, deslocar-se aos jogos, resolver problemas de arbitragem, ligar a equipas entre outras despesas. Outro dos projectos que temos em mão e que gostariamos de realizar e ainda não podemos por falta de verbas, é a questão da compra de 2 portáteis para a liga, essenciais para o funcionamento da liga.
Por isso, não me parece viável as contas que apresentaste, alegando mais uma vez que as inscrições/participaçoes na AFC, INATEL ou mesmo outros torneios é bem mais cara do que os 50€ da LAFC.
Cumprimentos

Pinto NUnes

Paulito disse...

Comprar dois Portáteis?
Quer dizer, nós andamos a financiar portáteis para a organização?
Gostava que se possível me pudessem esclarecer isso.
Paulo Sá

David de Passos disse...

A questão dos portateis é um projecto que temos em mãos, mas para ser realizado a longo prazo (3 ou 4 anos), pois o dinheiro que sobra em cada epoca, como devem calcular nem para os ratos dá, e estejam descançados que o que sobra é sempre gasto em assuntos da Liga e não a titulo pessoal. E se um dia a Liga tiver portateis, que duvido muito, serão apenas usados para assuntos da Liga, e/ou pelos membros da Comissão de Arbitragem e Comissão de Justiça, não se esqueçam que agora há mais pessoas envolvidas e a trabalhar para a Liga.

É por isto que fazemos parcerias com potencias patrocinadores, para termos descontos nas suas lojas por exemplo.
Como devem ter reparado temos colocado ao longo destes 2 anos, vários descontos, cursos, etc no blog devido às parcerias que fazemos com os patrocinadores, raramente os patrocinios que obtemos são remunerados.

Este ano tivemos uma despesa média de 35 euros por equipa só em Taças e medalhas para a Liga, Taça e Supertaça.
Os torneios de abertura e encerramento apenas pagam o aluguer do campo, as Taças e premios é com o dinheiro que sobra das inscrições das equipas na Liga.

Este ano como o número de equipas é maior, queriamos ver se compravamos um pack de arbitragem (cartões e apitos), e tinhamos pensado em comprar 5 coletes para cada equipa, pois há equipas que não tem equipamento ou o equipamento é da mesma cor que outras equipas, isto só será possivel caso a 2ª liga arranque com mais equipas.

Outra coisa que estamos a trabalhar neste momento é de oferecer uma bola a cada equipa, não queriamos aumentar o valor da inscrição, mas também não conseguimos um bom desconto com algum potencial patrocinador, pelo que para este ano será de todo impossivel, pelas nossas contas e com o nº reduzido de equipas na 2ª Liga, vai ser mais um ano com o orçamento muito apertado.

Filipe Goucha disse...

Pinto Nunes, acho de mau tom fazer comparações com aquilo que se paga em competições como AFC e INATEL, porque em nada queremos ser equiparados a essas competições. Aqui reina o amadorismo, ou deveria reinar, até nas contas, porque volto a dizer que quem arca com tudas as despesas somos NÓS. E só em jeito de curiosodade no ano todo, eu gastei mais de 100€ com jogos, bola, etc.!

Em relação ao preço das taças e medalhas tenho alguma noção dos preços que se praticam. Fiz parte da organização de pequenos torneios e o custo desse material não é assim tão significativo. E pelos vistos a 6ª maior taça entregue no ano passado (que está no museu dos Buba) custou 7,25€, pois o preço ainda está na base, logo as restantes taças (do 7º ao 16º) deverão ter sido mais baratas, por serem mais pequenas. Como tal, não duvido que gastem mais de 200/250€ nesses prémios.

Em relação ao facto de ligarem a equipas, não me parece que o façam assim tanta vez. Pelo menos, o meu irmão não recebeu assim tantos telefonemas, poucos até. Sejamos sinceros, mas com facebook (e respectivo chat), msn, e principalmente o e-mail, não acredito que o custo de chamadas ascenda a 50€. Mas com mais uma divisão acredito que tal possa acontecer.

Depois convém acrescentarmos que esta ridícula opção de existir uma comissão de arbitragem e comissão de justiça nos pode levar a pagar ainda mais…

“O concelho de DISCIPLINA irá atribuir o castigo mediante o relatorio do arbitro.
Se a equipa/jogador quiser protestar o castigo deverá pagar 10 euros, e o concelho de JUSTIÇA irá analisar o relatorio do concelho de DISCIPLINA, o relatorio do arbitro e pedir às 2 equipas a versão dos acontecimentos, se decidir que o castigo foi mal atribuido é devolvido os 10 euros à equipa e atribuido o novo castigo (caso se verifique), caso contrário não serão devolvidos os 10 euros e o castigo irá manter-se.” – David de Passos, 19/07/2012 às 17:25

Mas vejo com bons olhos as tais ofertas às equipas participantes. É o mínimo, dos mínimos e mesmo assim…

Porque, caso contrário, apraz-me perguntar: Para onde vai o dinheiro?


Com os melhores cumprimentos
Filipe Goucha

David de Passos disse...

Filipe não dissemos que iam pagar mais por haver comissão, apenas dissemos que como ha mais pessoas envolvidas e como a Liga já leva uns anos de existência gostariamos de fornecer ferramentas para guardar toda a informação sobre a liga, seja portateis, discos externos o que for, isto para manter o historial de tudo o que se tem feito na Liga.
E como este ano ha mais equipas e o valor iria manter-se, tinhamos pensado em dar as tais ofertas as equipas.

Em relação às medalhas e taças, tenho a dizer-te que os 3 primeiros classificados levaram Taças que não foram muito baratas (não tenho aqui o valor mas o Pinto Nunes deve ter) e medalhas para os jogadores das equipas, mais as Taças do vencedor da Taça e finalista, a do fair play, os trofeus individuais, a Taça da supertaça e finalista, estas são as mais caras, claro que apartir do 5º ou 6º lugar as Taças tiveram de ser mais pequenas e mais baratas.
Porque vejamos, 16 equipas = 16 taças, supertaça vencedor e vencido, taça vencedor e vencido, taça fair play e 3 trofeus individuais, dá um total de 24 Taças, se fossem todas a rondar os 30 euros, dava 720 euros, ou seja sobrava 80 euros já não dava para mais nada.
Este ano também demos hipotese às equipas de escolher se preferiam Taças ou medalhas, e houve várias equipas que quiseram medalhas, por exemplo a minha equipa teve 18 jogadores, mais a Taça do 2º lugar, posso dizer que deu prejuizo à Liga.

Não me lembro do valor exacto mas acho que cada medalha ficou a volta dos 2 euros.

fagsantos disse...

Boas!
Não sou "expert" em economia nem finanças, mas sinceramente estou um pouco como o Filipe Goucha diz...

Sendo uma liga amadora, em que tudo é suportado no nosso investimento e esforço, faz ainda um pouco de confusão o aparecimento de Conselhos e Comissões PAGAS. Convidou-se pessoas para esses Conselhos, que supostamente deveriam entrar num "movimento" amador e faze-lo com gosto... Mas afinal quem quiser reclamar PAGA mais 10€.
Se verificarmos que cada equipa paga (35€x4semanas = 140€ mensais x 10 meses = 1400€) 1400€ de pavilhão, mais equipamentos, gasóleo/gasolina, telefonemas, bolas... é pá, afinal isto sai caro! E agora ainda temos de pagar para os Conselhos analisarem... Lá se foi o amadorismo e o "amor à camisola" da liga amadora.

Sinceramente, a compra de portáteis é TOTALMENTE depropositado no meu entender. Guardar historial, sim, acho bem... Guardar uma quantidade de ficheiros Excel e Word, mais uns quantos backups de emails... Sim, um disco externo deve chegar e isso compra-se por menos de 100€...

Quanto aos prémios/taças/medalhas... Acho que sim, cada equipa deve ter direito a um prémio. Penso que medalhas não faz sentido nenhum, deve ser premiada a equipa e não o individuo. E se não houver dinheiro pra taças caras... Então que sejam das mais baratas e todas iguais! É um prémio simbólico (mais uma vez volto a frisar o amadorismo).

Outra coisa que gostava que a organização explicasse era mesmo o dos patrocínios... o que é que a Spoortal ou a Beat4bit trouxeram à liga? O que podemos nós (liga e seus participantes) lucrar com estes patrocínios? Vejamos:
- Spoortal: pesquisando Futebol5, Coimbra... os resultados que devolve são os campos do N10, que não são utilizados na liga.
- Beat4bit: o que é que eles fazem mesmo? Vendem música? Fazem aplicações informáticas? Não compreendo...

Será que a organização já contactou alguma empresa de venda/fabrico de equipamentos para realizar protocolo que ajude as equipas a arranjarem equipamentos mais baratos? E também sabemos que se forem compradas 10 ou mais bolas provavelmente teríamos um bom desconto. Não seria de aproveitar esse tipo de coisas? É só uma opinião, e sei bem do que estou a falar porque sou eu que encomendo essas coisas da minha equipa.

E por enquanto não digo mais nada.
Bons Treinos/Jogos e cumprimentos a todos!

Filipe Santos

Anónimo disse...

Bom dia

Amigos, como é do conhecimento geral estou ligado ao Desporto em Coimbra e à organização de eventos desportivos em várias modalidades.

Eu nao faria por 1000€, o trabalho que os elementos organizativos desta Liga Amadora fazem, e não é um evento pontual, é diário durante todos os meses do ano.

Vê-se que nao estão habituados, os que aqui colocam em causa os valores apresentados como lucro.

O tempo gasto em actualizações de dados e informação aos participantes, as preocupações e responsabilidades que, e todos sabemos são imensas, devem não todos os dias mas, a toda a hora tirarem o sono e o bem estar dos envolvidos e suas familias. (nao tem preço)

Só eles podem, e eu sei do que falo, dizer quantas horas estão acordados á noite, ou quando acordam a meio da noite e já nao conseguem dormir por causa dos problemas que têm que ser resolvidos no dia seguinte.

Gozem e divirtam-se no Jogo do momento e vão rezando para que os elementos organizativos não desistam deste grandioso projecto que é de todos nós.

PS. Se até nós temos problemas com as nossas respectivas equipas, ora na falta de 5 elementos para comparecer ao jogo, ora na falta de voluntários para apitar jogos, ora nos pagamentos do pavilhão, ora nos equipamentos. Agora imaginem o trabalho e preocupação de 26 equipas.

Cumprimentos

Humberto Almeida
LOBOS

David de Passos disse...

Verdade Humberto, muito trabalho e dores de cabeça para um trabalho que não é remunerado, apenas é feito para manter algo que gostamos de fazer (competir) sem termos hipotese de o fazer a nivel federado.

E depois de ler estas coisa que aqui nos são "atiradas à cara", dá vontade de desistir de isto tudo.

Paulito disse...

Mas se o problema é a falta de pessoal, arranjem mais membros para a organização ou então cada capitão da equipa que joga em casa fica encarregue de postar no blog a ficha de jogo, simplificava e amenizava o trabalho dos organizadores.
abraço

Paulo Sá

fagsantos disse...

David, atenção que eu não estou a "atirar à cara" nada nem a ninguém!
Sabes que sempre valorizei o vosso trabalho e sempre me disponibilizei para ajudar no que fosse necessário (fui até o organizador das 2 edições da Taça da Liga).

Como sabemos dá muito trabalho organizar tudo. Talvez por isso a proposta do Paulo não seja má de todo, alargar o número de pessoas na organização, dividindo o trabalho que se tem.

Eu não coloquei nada nem o vosso trabalho em causa, apenas gostava que explicassem certas decisões. Que eu saiba isso não é "mandar abaixo", apenas gosto de estar informado.

Volto a frisar, isto é AMADOR... se nos quisermos "comparar" com os campeonatos federados só temos a perder, no meu entender.

Com a existência da 2ª liga, penso que seria bom para todos que existisse elementos diferentes (mas organizados e interligados) na organização da mesma, por exemplo. Já vos tirava um grande peso de cima, não?

Sempre ouvi o Dartacão a dizer: "Um por todos, Todos por um!". Acho que está na hora de TODOS nós ajudarmos este "um" que é a Liga, pois se ela melhorar todos nós melhoramos. Por isso julgo que a organização deverá também ser mais aberta, responsabilizar quem participa e dividir algumas tarefas.

Não entendam isto como critica destrutiva, muito pelo contrário, são ideias positivas.

Boas organizações, bons jogos/treinos e um forte abraço a todos. Que a liga 2012/2013 seja um exemplo para todos!

Filipe Santos

Anónimo disse...

desculpem mas acho que há coisas mais importantes como tentarem arranjar um seguro para os atletas da liga, causo aconteça alguma coisa mas grave como já aconteceu ainda esta época.... abraço joão

Anónimo disse...

desculpem mas acho que há coisas mais importantes como tentarem arranjar um seguro para os atletas da liga, causo aconteça alguma coisa mas grave como já aconteceu ainda esta época.... abraço joão

Filipe Goucha disse...

Faz algum tempo que escrevi aqui que deveria ser alargado o número de organizadores/colaboradores da liga. Não é admissível, que se espere uma semana (por vezes até mais) por um resultado de um jogo quando a ficha já foi enviada. Mas sou solidário com os organizadores, nesse aspecto... Vejamos que cada um tem a sua vida pessoal que é sem dúvida mais importante que a Liga Amadora.

Mas eu quando falo em alargar o número de "ajudantes, não falo em que se coloquem mais organizadores com poder de decisão... Para isso já estão vocês que o fazem perfeitamente. Simplesmente acho que deveria ser alargado o número de colaboradores.

A verdade é só uma... se o trabalho é muito, tente-se arranjar quem ajude. E eu há muito tempo que venho a dizer isto.

David de Passos disse...

Boas, todos os anos a Liga elabora uma parceria com uma companhia de Seguros e disponibiliza um seguro para os atletas, nos ultimos 2 anos poucos aderiram e penso até que no ano passado niguem aderiu.
Pelo que este ano não estavamos a pensar estabelecer a parceria, mas se muitos atletas se mostrarem interessados podemos voltar a tentar arranjar um bom seguro pelo preço adequado.

David de Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David de Passos disse...

Podem consultar este topico para terem uma ideia das condições que foram conseguidas a 2 epocas atras.

http://ligafutsalcoimbra.blogspot.com/2010/11/seguro.html