quinta-feira, 12 de julho de 2012

Novidades - Época 2012/2013

- Criação da 2ª Divisão da Liga Amadora de Futsal de Coimbra (moldes a definir brevemente)

- Criação do Conselho de Disciplina: Presidente - Susana Neto (Jurista/Mestre em Direito Desportivo), Vice-Presidentes: Filipe Rainha (Membro do Conselho de Arbitragem da AFC) e Alexandre Pinto (Àrbitro de Futebol/Presidente da Empresa IClio)
Competência do Órgão: exercer os meios disciplinares sobre os jogadores/treinadores/responsáveis

- Criação do Conselho de Justiça: Presidente - Albino Baptista (Jurista/Diretor Comercial Delta Caffés); Vice-Presidentes: Carlos Abreu (Árbitro de Futebol) e Ana Loureiro (Jurista(Advogada)
Competência: Analisar protestos de jogos e recursos de decisões do Conselho de Disciplina.

- Proibição de Jogos da Liga Amadora de Futsal no Pavilhão do Marco dos Pereiros

- Inclusão de 2/3 Patronos da Liga Amadora de Futsal, conforme outras competições de clubes

- As equipas que se queiram inscrever na 2ª Divisão podem-no fazer para a organização por e-mail

- Desaparecimento da tabela de castigos do regulamento, sendo as sanções disciplinares aplicadas pelo Conselho de Disciplina.

Continuem a enviar as v/ sugestões que serão analisadas pela Organização da LIGA AMADORA DE FUTSAL.

32 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite
É com bastante agrado que vejo as possibilidades de alterações á competição(ões) da liga amadora de futsal e desde já quero deixar aqui um bem haja ás pessoas que estãoa desenvolver esforços para essas alterações (a meu ver GRANDES melhorias, bem como ás pessoas que estão a mostrar disponibilidade para fazerem parte dessas alterações.
Vejo haver disponibilidade de pessoas de várias áreas. Seria muito bom que pessoas ligadas á arbitragem se disponibilizassem para contribuir com os seus conhecimentos e criassem um grupo que pudesse arbitrar os jogos da liga, pois pelo que tenho ouvido comentar vão acabar muitas equipas que participaram nos diversos campeonatos da afcoimbra!!!...., a participação dos arbitros na liga seria uma GRANDE mais valia e iria fazer com que a liga evoluísse e evitaria muitos problemas que acontecem por falta de respeito de atletas para com atletas e desconhecimentos das regras básicas do futsal.
Sei que o que estou aqui a escrever poderá ser em alguns casos utópico, mas perante o que tenho aqui lido vontade em mudar para melhor não falta, por isso a minha visão, talvez utópica....
Quero aproveitar o momento para perguntar se a liga é só para equipas do concelho de coimbra ou pode estender-se a outros concelhos. A pergunta surje pelo fato de pertencer a um concelho próximo de coimbra e pretender entrar com uma equipa na liga e já agora gostaria de ver exposto neste site as condições para entrada na competição.
Por fim gostaria de sugerir, uma vez que os responsáveis pela organização se estão a esforçar por melhorar a competição, que a participação das equipas tivessem honorários mais elevados ( mais que a simples inscrição da equipa).

Abraço e mais uma vez BEM HAJAM

João Facas disse...

Proibir jogos no pavilhão de marco dos pereiros!? mas só nesse?? é o unico que é perigoso jogar?? foi unanime essa decisão? ja agora deixo mais uma sugestão, proibir os jogadores canhotos de jogar! que dizem?

Pinto Nunes disse...

Boa Tarde. Relativamente ao primeiro comentário, a Organização da LAFC fará todos os esforços para que a competição evolua o mais possivel, contudo existem questões dificeis de mudar. A proposta dos árbitros é de dificil concretização por 2 motivos, em primeiro lugar, os árbitros da AFC são poucos, sem muita disponibilidade e caros para a participação na nossa liga.
A proposta do aumentar o valor da inscrição está em análise, mas em principio, ou ficará na mesma ou aumentará residualmente (temos de pensar também no esforço financeiro que as equipas fazem para estar na liga). Quanto às equipas fora do conselho, não autorizamos a entrada das mesmas na liga, contudo devem enviar um mail a organização para análise do caso em questão.
Amigo Facas, a decisão foi tomada pela Organização, após várias equipas (maioria) se ter queixado dos "perigos" do Pavilhão do Marco dos Pereiros.

Cumprimentos
Pinto Nunes

Pinto Nunes disse...

Boa Tarde. Relativamente ao primeiro comentário, a Organização da LAFC fará todos os esforços para que a competição evolua o mais possivel, contudo existem questões dificeis de mudar. A proposta dos árbitros é de dificil concretização por 2 motivos, em primeiro lugar, os árbitros da AFC são poucos, sem muita disponibilidade e caros para a participação na nossa liga.
A proposta do aumentar o valor da inscrição está em análise, mas em principio, ou ficará na mesma ou aumentará residualmente (temos de pensar também no esforço financeiro que as equipas fazem para estar na liga). Quanto às equipas fora do conselho, não autorizamos a entrada das mesmas na liga, contudo devem enviar um mail a organização para análise do caso em questão.
Amigo Facas, a decisão foi tomada pela Organização, após várias equipas (maioria) se ter queixado dos "perigos" do Pavilhão do Marco dos Pereiros.

Cumprimentos
Pinto Nunes

Unknown disse...

Pinto Nunes,

Como te disse por email, volto a repetir "Em dois anos de tantos perigos ninguem se aleijou!!!So tenho pena que em outro tipo decisoes nao tenhas a mesma atitude, e refiro.me a coisas mais importantes...!!"

Para quando a criação de organismo de vistoria dos pavilhoes, e regulamento?
È que o pavilhao vai ser sujeito a obras e pode ser necessario alterar o projecto para se adequar as condiçoes da organização.....

PS: As equipas que se queixaram terao concerteza as suas razoes....o que me indigna nao é a decisao, mas sim a maneira como foi tomada/transmitida....se fossem assim em outros temas estariamos bem melhor!!!!

Boa continuação

Anónimo disse...

Pinto Nunes,

Como te disse por email, volto a repetir "Em dois anos de tantos perigos ninguem se aleijou!!!So tenho pena que em outro tipo decisoes nao tenhas a mesma atitude, e refiro.me a coisas mais importantes...!!"

Para quando a criação de organismo de vistoria dos pavilhoes, e regulamento?
È que o pavilhao vai ser sujeito a obras e pode ser necessario alterar o projecto para se adequar as condiçoes da organização.....

PS: As equipas que se queixaram terao concerteza as suas razoes....o que me indigna nao é a decisao, mas sim a maneira como foi tomada/transmitida....se fossem assim em outros temas estariamos bem melhor!!!!

Boa continuação

Nuno Oliveira
CIR Torre de Bera

Mancha Negra Futsal disse...

A MANCHA NEGRA informa que na próxima época irá ter duas equipas a competir na LAFC, sendo que a equipa principal jogará na 1ª Divisão e a equipa B jogará na 2ª Divisão da LAFC.

Cumprimentos

Pinto Nunes

Filipe Goucha disse...

Isso quer dizer que qualquer equipa pode ter equipa B a jogar na 2ª divisão?
Se todas as equipas da primeira divisão quiserem podemos formar uma divisão só com equipas B. Não tem lógica...
Não tentem copiar o que infelizmente se passa no futebol profissional...

Se for assim, também farei com que os Buba tenham equipa B e era muito interessante se todas as restantes equipas também tivessem.

A conclusão seria, nenhuma equipa nova participaria na liga amadora!

Se a mancha ou outra equipa querem ter equipa B então que partam do mesmo patamar que uma nova equipa que queira participar.

Se existirem 25 novas equipas a querer participar, a mancha B ou outra qualquer equipa B não pode ter privilégio... Participa na fase de selecção como qualquer outra!

Cumprimentos
Filipe Goucha

Anónimo disse...

Qual é o problema de a Mancha querer entrar com uma equipa B??? Se arranjarem malta, que entrem com a B, com a C, etc... desde que tenham malta para "alimentar" essas equipas.

Malta..... principal conceito desta liga.... o AMADORISMO (não se esqueçam).

Queremos é bola a rolar....

Abraço.

Ricardo Lobo
Troika

Paulo Sá disse...

A haver equipa B da Mancha só meto um entrave, jogadores da equipa B não poderão jogar na equipa A e jogadores da A na equipa B.
Porque a meu ver deve ser uma equipa independente, pois se formos a ver iriam beneficiar de ter mais jogadores do que os que são permitidos inscrever por equipa.
abraços a todos
Paulo Sá

David de Passos disse...

Sim Paulo, claro, serão duas equipas independentes.

Filipe Goucha disse...

Mas quem está a dizer que não podem entrar? Ou que existe algum mal que entrem? Leiam bem o que escrevi!

Só falo de igualdade com outras equipas que queiram entrar! A mancha B será uma nova equipa, como tal deverá ter o mesmo direito de todos os outros que queira, entrar! Logo se quiserem entrar 20 equipas participará na fase de selecção tal como todas as outras (seja um torneio ou o que for).

Cumprimentos
Filipe Goucha

David de Passos disse...

Sim, caso existam muitas equipas interessadas em entrar para a 2ª Liga, teremos que fazer um torneio para apurar as equipas.

Nos temos um limite pre definido, se o nº de equipas ultrapassar esse número seguimos com o torneio a semelhança da epoca passada.

Filipe Santos disse...

Boas. Tenho "evitado" dizer alguma coisa, mas tenho algumas dúvidas em certas novidades aqui lançadas.

- Como irão decidir os conselhos aqui apresentados? A partir dos relatórios dos árbitros e das defesas dos capitães?

- Já fui espectador assíduo de muitos jogos nos quais houve muita confusão. No final, tudo é "apagado" e resolvido entre equipas e árbitros e depois não se faz justiça (toda a gente sabe que isso acontece!!). Não poderei eu, como interveniente na liga e espectador no local, explicar o que vi? Não terei eu uma opinião mais isenta? Isto leva-me a uma proposta: uma vez que a liga já está a ter uma dimensão considerável, não seria bom ser nomeado uma equipa para "observar" o jogo? Bastava um elemento externo às 3 intervenientes no jogo. Resolvia uma quantidade de problemas: poder ter uma opinião isenta dos factos ocorridos, poder substituir os árbitros em caso de falta dos mesmos, etc...

- a liga irá ter o mesmo número de equipas (16)?

- com a criação da 2ª liga, acho que se deveria ser mais rigoroso nos motivos dos adiamentos dos jogos. Não se esqueçam que irão acontecer muitos mais jogos (taça) e as datas e disponibilidades serão poucas.

- no inicio e periodicamente, deveriam ser ministrados workshops de arbitragem OBRIGATÓRIOS para as equipas.

Sem mais,
Filipe Santos

David de Passos disse...

Boas Filipe,

O concelho de DISCIPLINA irá atribuir o castigo mediante o relatorio do arbitro.
Se a equipa/jogador quiser protestar o castigo deverá pagar 10 euros, e o concelho de JUSTIÇA irá analisar o relatorio do concelho de DISCIPLINA, o relatorio do arbitro e pedir às 2 equipas a versão dos acontecimentos, se decidir que o castigo foi mal atribuido é devolvido os 10 euros à equipa e atribuido o novo castigo (caso se verifique), caso contrário não serão devolvidos os 10 euros e o castigo irá manter-se.

Mais uma equipa para "Observar o jogo". Não haveria disponibilidade (estamos a falar de mais equipa em cada jogo) e depois haveria sempre suspeitas de se favorecer ou não algumas equipas.

A 1ª liga irá ter o mesmo nº de equipas, a 2ª liga logo veremos quantas equipa há, se se fazemos ou não playoffs de entrada.
Consoante o nº de equipas decidiremos se descem/sobem 2 ou 3 equipas por epoca.

As outras questões estamos a analisar, obrigado pelas sugestões.

Tiago Roseiro disse...

Foram feitas alterações às regras de jogo. Podem ser consultadas na página: http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/FEDERACAO/COMUNICADOS/ARBITRAGEM

Abraço

Tiago Roseiro
Aeminium F.C.

Anónimo disse...

Foram feitas alterações às regras de jogo. Podem ser consultadas na página: http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/FEDERACAO/COMUNICADOS/ARBITRAGEM

Abraço

Tiago Roseiro
Aeminium F.C.

David de Passos disse...

Boas Tiago,

Pelo que vi, mas ainda tenho que ler melhor, e pelo que falamos com alguns arbitros de futsal da 1ª divisão, não ha alterações significativas das regras, pelo que provavelmente não as iremos aplicar.
Obrigado pelo aviso.

Anónimo disse...

gostava de saber uam coisa, para se terem 2 divisoes nos moldes actuais serao necessarias 32 equipas,o que acontece se o numero de inscritos ficar longe do esperado?, 22 por exemplo, irá ficar uma divisao com 6 equipas?

nao seria mais intressante divisoes com 12 equipas? e com uma taça num outro formato para compensar a "falta de jogos" resultante desta reduçao de equipas?

joao paulo drink

David de Passos disse...

Apenas iremos definir os moldes da 2ª divisão, quando soubermos quantas equipas estão inscritas.

Como esta epoca não havia 2ª divisão, não houve descidas, pelo que, apenas as equupas novas disputarão a 2ª divisão.

Ricardo Goucha disse...

O que querem dizer com:
- Inclusão de 2/3 Patronos da Liga Amadora de Futsal, conforme outras competições de clubes?
Em que consiste?

Pinto Nunes disse...

A Organização da Liga Amadora de Futsal decidiu que este ano deveriamos associar a nossa liga a pessoas/desportivas reconhecidas pelo meio desportivo, como fazem as outras competições (ex. Copa Fut 21 em que o patrono da Edição foi o Rui Costa do Benfica). A função dos patronos será a publicitação da nossa liga e a presença em alguns eventos da liga, como por exemplo, o seu sorteio.Podemos já avançar que serão 2 os patronos da LAFC 2012-2013, sendo que um deles será o conhecido empresário de jogadores de futebol JORGE MANUEL MENDES e o segundo, será um ex-jogador internacional A português, cujo nome iremos revelar mais tarde.
Cumprimentos

Pinto Nunes

Anónimo disse...

Deviam acabar com a atribuição do prémio ao melhor jogador em campo (durante a época) e criar um prémio para a equipa menos batida...., pois a consideração do melhor jogador em campo nem sempre é a mais coerente...

David de Passos disse...

A escolha do melhor em campo este ano tambem irá sofrer alterações,
em principio apenas iremos pedir a votação dos arbitros.

Nuno disse...

Boas Carissimos Organizadores

Continuo sem obter resposta qto a questao acerca do pavilhao.

Volto a repetir.

Qual o organismo e regulamento de vistoria dos pavilhoes?

Ou pura e simplesmente proibem o pavilhao!é q ate hoje ainda nao obtive resposta dos itens e criterios em q se basearam.

Pinto Nunes disse...

Nuno, relativamente ao pavilhão, a questão foi suscitada nas sugestões para melhoramento da LAFC. A organização da LAFC considerou que o pavilhão não tinha condições pelas seguintes razões:
- as equipas que jogaram no pavilhão queixaram-se constantemente das suas condições, tendo até enviado exposições à Liga (atenção estamos a falar duma grande maioria ou quase até unanimidade desta opinião).
- A Organização da LAFC é a responsavel pela aprovação do campo e rege-se por alguns principios basicos: condições do piso, segurança dos atletas, medidas dos campos...
- Parece à organização e às restantes equipas, que o piso do pavilhão não se encontra minimamente adequado à prática do futsal, podendo causar lesões ou por em risco a integridade dos jogadores.

Cumprimentos
Pinto Nunes

Nuno disse...

lol

Ok,o problema entao é o piso certo?

Filipe Santos disse...

Boas!

Nuno, vou concordar com o Pinto Nunes...
Felizmente na época passada não jogámos no pavilhão de Marco dos Pereiros, mas no ano anterior foi uma experiência um pouco "estranha".
- Balneários e água "gelados", com poucas condições.
- Piso com grandes rachas, perigosas se alguém cair nesses locais.
- Animais (pássaro) morto a um canto do pavilhão.

Bem sei que não é o único pavilhão com problemas, mas neste caso são bastante evidentes.

Sem mais, e não querendo entrar em grandes discussões,
Filipe Santos

Nuno disse...

Volto a repetir, basta irem atraz ler...

Nao contesto a decisao, contesto sim a maneira como foi tomada, unilateralmente...... se a organização tivesse coragem para ter a mesma atitude em situações mais importantes seria de louvar.

E a maneira como a decisao foi tomada, leva a que nao saiba objectivamente os pontos a melhorar!!

Pelo que deduzo da afirmação so sr.pinto nunes o problema é o piso?
certo?

Pinto Nunes disse...

Nuno, o problema mais latente do pavilhão e que condiciona a prática do futsal é claramente o piso com graves riscos para a integridade dos jogadores. As rachas do pavilhão e a qualidade do piso não ajudam em nada. A protecção integridade fisica é o ponto essencial da liga, porque todos temos de ir trabalhar no outro dia. Depois temos outras questões que as equipas se queixaram, como água fria nos balneários algumas vezes, animais e penas pelo campo, falta de luz de vez em quando...
Quanto a decisão, foi tomada devido às diversas queixas que fomos tendo ao longo do ano e de todas as equipas, logo não seria necessário de novo ouvir as equipas sob este tema.

Cumprimentos

Nuno disse...

Acho q ja fiz entender que foi a atitude, e forma como foi comunicada que me chateou, e nao propriamente a decisao!!!!Por isso adiante.....


O pavilhao encontra.se em obras, com remodelação de piso entre outras...
A seu tempo entao terei que solitar a vistoria as condiçoes do pavilhao!

Filipe Santos disse...

Nuno, essa é uma boa notícia para o futsal, para a Liga, e em especial para a vossa equipa.
É bom que os responsáveis dos diversos pavilhões façam melhorias e as devidas manutenções. Cabe também a todos nós "fazer pressão" para que isso aconteça, pois todos pagamos pelo aluguer e gostamos de usar as coisas em condições.

Volto a frisar, não tenho nenhum problema em ir jogar ao vosso pavilhão, desde que apresente as condições normais.

Abraço a todos e boas férias que eu também mereço! :)
Filipe Santos