quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sugestões para a época 2010/2011

Finalizada que está a época 2009/2010, temos que começar a pensar já na nova época.

Como vem sendo habitual as inscrições decorrerão entre Agosto e Setembro, mas a seu tempo publicaremos aqui no blog essa informação. Até porque já fomos contactados por algumas entidades para possiveis parcerias.
Iremos então marcar reuniões com essas entidades, e posteriormente será colocado aqui no blog e discutido se virmos que essas parcerias possam trazer vantagens para a nossa Liga.

Para já, o que pedimos a todos, é que nos façam sugestões para tentar melhorar a nossa Liga.
A moderação de comentários foi desactivada, pelo que espero que todos se saibam comportar nos comentários que fazem.

24 comentários:

David de Passos disse...

Lanço já aqui uma sugestão que muito tem vindo a ser discutida pelos capitães:
Uma tabela de castigos para assim evitar os votos dos capitães, que pode sempre gerar mal estar entre as equipas.
Algo do genero:
1 jogo-> dois amarelos no jogo, ou 3º amarelo na competição, ou cortes com mão na area
2 jogos-> vermelho por falta quando jogador vai isolado para a baliza com possibildade de fazer golo sem a nitida itenção de agressão, claro
4 jogos-> ofensas a equipa da arbitragem
5 jogos-> resposta a uma agressão fisica
6 jogos-> agressão fisica a um jogador
10 jogos-> agressão fisica a um arbitro

Leo_9 disse...

Boas,

Eu sinceramente acho que agressão física, principalmente a um árbitro deveria ser punida com irradiação da liga. Eu não sou dos que mais joga da minha equipa, mas já estive em alguns jogos importantes onde havia muita tensão e vontade de ganhar, e por muito errada que possa ser uma decisão de um árbitro, nunca tive a menor vontade de o agredir e parece-me incrível que alguém o faça numa liga como estas, quando o objectivo é o espirito da competição e jogar por prazer. Quem não sabe cumprir essas regras mínimas de bem-estar é porque não tem o perfil adequado para participar numa liga destas. Minha opinião claro :)

Boas férias.

Leonardo, Niggaz

Anónimo disse...

Concordo com o último comentário.
Apenas joguei na liga amadora esta última época e logo no primeiro jogo que joguei houve muita confusão com faltas maldosas e palavrões constantes para com os árbitros etc.
Era para nunca mais jogar mas vim a reparar que no geral as equipas eram bastantes respeitadoras, ao contrário da 1a ideia com que fiquei.
Isto para dizer que equipas como a do Masturbinas(equipa onde ocorreram problemas em muitos jogos) só vêm estragar esta competição de convívio e de bem estar.
Se voltar a acontecer o que aconteceu neste campeonato na minha opinião a equipa tem de ser erradiada.Não podem haver pessoas bondosas que apenas querem praticar desporto com medo de entrar em campo ou de apitar por estarem sujeitos a agressões e constantes ameaças!!!

Anónimo disse...

por mim eliminava os federados da liga

Anónimo disse...

Concordo com o útltimo comentário, apesar de anónimo!

S esta é uma liga amadora é bom que só amadores participem nela.

Mas não admira que isso não aconteça já que a equipa organizadora (e mais forte do campeonato) tem no seu plantel pelo menos 4 federados! O medo de perder a hegemonia e "domínio" do campeonato é maior que a sensatez de perceber o simples significado de "amador"!

Cumprimentos e desejos de boas férias.

Filipe Goucha
Buba Juniores

Anónimo disse...

Apesar de concordar com o ultimo comentario...A equipa dos Buba Juniores tambem tem 3 federados...
Não creio que seja por aí..

Anónimo disse...

Três no "papel", mas só um a jogar! Na taça da liga só tivemos um federado em competição apesar de estarem 3 ou 4 inscritos. E, a não ser que restrinjam (como espero) com os federados nesta liga, o Paulo Sá, caso seja essa a sua disbonibilidade e vontade, continuará como nosso federado.

Mas o que acima de tudo me chateia nisto dos federados é que nesta última época em apenas 5 jogadores podiam estar três federados, por jogo. Matematicamente falando, 60% de uma equipa tinha um nível físico e técnico muito superior a qualquer outro (não federado). Em economia, já que é esse o grande tema da actualidade, chama-se a isto concorrência imperfeita!

Os Buba Juniores desde o início que lutam pela existência de um entrave a atletas federados, mas pena é que muitas equipas receando a perda de qualidade no seu futebol, não apoiem aqueles que lutam pelo mais lógico.

Filipe Goucha

Anónimo disse...

Porque não limitar a liga a 2 federados, por jogo?
Sendo que nas nomeações de ,melhor jogador em campo, os federados não poderiam ser nomeados.
Julgo que seria mais motivante para os "amadores".

Anónimo disse...

Eu sou federado mas a meu ver os federados deveriam ser limitados a 1 por EQUIPA ou até mesmo nenhum.
É somente a minha opinião, porque a meu ver o a ultima liga parecia mais a liga intercalar do Futsal da AFC.
Um abraço e boas ferias

PAulo Sá(Bubas)

Anónimo disse...

Boas, sou um dos 3 federados que participaram pela equipa Mansturbinas na Taça da Liga.

Venho só deixar um comentário acerca do que aqui é escrito sobre esta equipa.

Fui convidado para jogar nesta taça , e de facto o que eu vi e vivi nestes jogos era uma forte união e "espírito" de querer vencer. Não vi nada de maldoso como aqui é relatado várias vezes , mas lá está só participei na taça não sei se os jogadores eram os mesmos ou se o espírito de jogo deles é que mudou..De arruaceiros a uma equipa com espírito humilde e vontade de vencer..Isto a meu ver.

Quanto á eliminação dos federados eu não concordo porque ,para além de ser federado , penso que esta Liga apesar de amadora é uma Liga entre amigos quer sejam eles federados amadores ou mesmo profissionais, todos deveriam e poderiam participar , com um número limitado é claro

Abraço
André C.

Ricardo Goucha disse...

A questão dos federados e dos castigos são, realmente, as questões essenciais a resolver. E são também as mais polémicas.

Em relação aos castigos, concordo com a proposta lançada pelo David... eu já tinha feito essa proposta à Comissão logo no início da mesma, mas na altura acharam que não era necessário.

Sobre os federados, a opinião da minha equipa é conhecida, somos contra a utilização de federados na Liga.

Anónimo disse...

Tambem axo que deviam ser reduzido para 2 ou mesmo não haver federados,tambem sei que algumas equipas não aceitam pois iriam ter jogos que dificilmente ganhariam sem federados.
Pelo menos que seja votado pelos capitães(embora quase todas as equipas não resistem aos federados).


Cumps
Fernando Amaral

Luís Teixeira disse...

Penso que a proposta de as equipas não poderem inscrever jogadores federados é algo polémica, isto é, eu também não sou a favor, e acho que uma equipa até pode sair prejudicada em certo ponto com os jogadores federados, na medida em que estes podem ter treinos/jogos às horas em que se realiza esta competição amadora e aí prejudicar a respectiva equipa amadora.
No entanto, penso que há outro lado da questão.
Um atleta que jogou futsal 5 anos (por exemplo) e por uma ou outra razão deixou de jogar no final desta temporada, pode-se inscrever para o ano na Liga Amadora como não-federado ! No entanto, com toda a experiência que ganhou, parte em vantagem tanto quanto um federado... Por isso é que sinto que isto vai ser um tema como muito "pano para mangas", e ainda bem, pois é sinal que nos preocupamos com esta liga e que gostamos de participar ;)

Em principio para o ano não participarei na liga pois devo fazer Erasmus e não estarei no país, e por isso desejo sorte a todos os participantes e à organização :D

Cumprimentos a todos,

Luís Teixeira #12 (ENAT)

Ricardo Goucha disse...

Luís, a questão vai mais além disso... existem muitos jogadores não-federados com mais qualidade que jogadores actualmente federados.

Aqui prende-se com uma questão de justiça para com aqueles que não têm oportunidade/disponibilidade para jogar numa competição federada e que acabam por ser preteridos em muitas equipas da Liga Amadora porque essas vagas estão ocupadas também por federados.

Em Coimbra existem as competições federadas (futsal e futebol de 11) e quando estas acabam aparecem inúmeros torneios em que esses jogadores também participam.
A Liga Amadora devia ser um algo de diferente, uma competição completamente amadora (a nível de equipas e jogadores), não permitindo qualquer jogador federado (que têm muitas competições e torneios para participar).

Anónimo disse...

Perante os acontecimentos passados durante o ultimo ano de competição penso que a questão central sobre a qual nos deveriamos debruçar em primeiro seria que atitudes tomar perante as condutas contrárias ao FAIR PLAY que todos viemos a assistir durante a liga e taça passadas.

Vamos continuar a pactuar ou vamos ser intrasigentes?

Na minha opinião agressões fisicas ou verbais sejam elas a quem forem dirigidass deveria dar direito a irradiação imediata, pois só assim demonstraremos que os arruaceiros e desprovidos de bom senso não têm perfil para participar numa competição amadora.

Anónimo disse...

Uma questão muito importante, é verdade. Mas até aí os federados têm um peso muito importante. Pois, não tenho dúvidas que, pelo menos, 70% dos admoestados com cartões são federados. Até um dos irradiados era federado. Toda a gente sabe que essa questão da falta de Fair-Play tem correlação positiva com os atletas federados na liga.
E concordo que qualquer tipo de agressão, seja a quem for, deve dar direito a irradiação.

Por fim peço que se identifiquem (principalmente a equipa a que pertencem). É um simples acto de hombridade!!! E é muito importante saber a opinião de todas as equipas em prova!

Filipe Goucha
Buba Juniores

Anónimo disse...

Filipe,

Antes mais se não me identifico é porque estou a falar em nome pessoal e não "mandatado" pelo equipe à qual pertenci.

A minha humilde intenção é tentar dar um pequeno contributo para que a organização possa limar arestas de forma a melhorar e cativar mais equipas a participar pelo que acho irrelevante para o caso a minha identidade.


Não sou federado, mas estares a fazer colagens de comportamentos incorrectos a jogadores federados parece-me exagerado, pois ter um cartão pode não ser sinonimo de comportamentos impróprios.

Por exemplo, um jogador jogar a bola com a mão dentro da area para evitar um golo, na minha opinião deve levar um cartão vermelho e ser castigado, mas não pode ser comparado com um mesmo cartão para um jogador que agrida, verbal ou fisicamente um adversário ou arbitro.

O que quero dizer com esta comparação é que os comportamentos que " sejam socialmente inaceitáveis" devem ser punidos sem dó nem piedade para bem da integridade de uma liga que se quer julgo eu competitiva e em que as pessoas tenham prazer e não medo de participar.


Abr

Anónimo disse...

Olá!

Sou federado e tenho acompanhado a Liga sempre que posso, não participei, mas gostaria, pois parece-me uma Liga, bem estruturada e bem organizada, os meus parabens.

Em relação a questão dos federados e respondendo ao Filipe Goucha.
Acho que a unica equipa que sairia beneficiada com a abulição de federados, até será essa equipa que falas "a mais forte e pertencente à organização" (RCSOFT).

Ora vejamos, a RCSOFT é muito forte mesmo sem os federados e até, pelo que ouvi falar, 3 dos seus federados para o ano não o serão, este ano já não jogaram, apenas foram inscritos pelos seus clubes e não jogaram nem treinaram devido a motivos profissinais, por isso, ficam na mesma, "fortes" como dizes.

Agora o que acontecerá as equipas que neste momento tem federados e ficariam sem eles?
Que competitividade irão eles fazer à RCSOFT?
O que são por exemplo os Buba sem os Martins e sem o Paulo Sá? O que são os Niggaz sem o Vinhas, Vasco e Hugo. Isto só para dar exemplos, porque também temos, RR Teixeira, LogicPulse, Goal, Mansturbinas, Cision, Pai da Manada, etc, que como todos sabemos só os federados apresentam um bom nivel e fazem a diferença nos jogos.
Basta ver os jogos que essas equipas fizeram em que não participaram os federados e daí tiramos as conclusões.
Vejam um bom exemplo disso, Os Niggaz na 1ª fase da Liga e por exemplo equipas fortes como os Buba e Pai da Manada que na Taça da Liga, não jogaram os seus federados (na maioria dos jogos) e vemos que campanha fizeram eles.

Eu também não digo que sou a favor dos federados jogarem, mas também se os retiram da Liga acho que o dominio da RCSOFT ainda será maior.

David de Passos disse...

A questão dos federados irá ser revista pela organização e haverá alterações para a proxima época.

Agora gostaria de ver outras sugestões, por exemplo, se concordam como uma tabela de castigos em vez de se ir a votos, nº máximo de equipas na Liga, competições a disputar, modelo do campeonato, alterações no actual regulamento, etc.

Filipe Santos disse...

Vou ser bem claro nos assuntos que acho que deveriam ser discutidos:
- limitar a liga a um máximo de 16 equipas, e formar um campeonato a 2 voltas, pois acho que é muito mais justo. Se não houver tempo para disputar todas as jornadas, é preferível acabar com a taça da liga.

- Taça com sorteio puro e sem limitações.

- Tabela de castigos: sim, mas não ser rigoroso. Existir uma tabela de castigos para determinadas acções, do estilo:
1 jogo-> dois amarelos no jogo, ou 3º amarelo na competição, ou cortes com mão na area
1 a 2 jogos-> vermelho por falta quando jogador vai isolado para a baliza com possibildade de fazer golo sem a nitida itenção de agressão, claro
de 4 a 8 jogos -> ofensas a equipa da arbitragem
de 5 a 10 jogos -> resposta a uma agressão fisica
de 5 a 10 jogos -> agressão fisica a um jogador
irradiação -> agressão fisica a um arbitro
Depois, a organização propunha à comissão de capitães para votar anonimamente (Resposta apenas para a organização) o número de jogos. Isto permitiria não ser tão rigido nos castigos pois sabemos que há casos e casos.

- limitar a inscrição de no máximo 3 jogadores federados nos 15 inscritos.

- a organização ter o poder para irradiar uma equipa por mau comportamento. Exemplo: faltas consecutivas de arbitragem sem justificação, desrespeito com as outras equipas, violência, ...

- deveria haver uma reunião geral mensal ou trimestral com representantes das equipas para discutir alguns casos importantes.

- Antes de iniciar a próxima época, deverá haver uma reunião com a presença do máximo de equipas participantes na liga passada para discutir todos estes assuntos e da qual deverão sair as "novas regras" a aplicar. Desta reunião saíria um documento que deveriam assinar e "comprometer-se" a respeitar e fazer respeitar pelos colegas de equipa.

- acho que a organização deverá ser mais interventiva em certos aspectos e fazer respeitar os regulamentos (por exemplo, atrasos no envio das fichas de jogos de quase 5 ou mais dias).

Estas são algumas das minhas ideias, não falo em nome de nenhuma equipa mas em nome pessoal e de quem acabou de organizar a Taça da Liga. Algumas delas já as discuti com os elementos da organização.

Sem mais,
Filipe Santos

Anónimo disse...

então... sem novidades há algum tempo...

David de Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David de Passos disse...

Será colocado em breve (esta semana ou a proxima) o regulamento para a proxima epoca, assim como as equipas que transitam da epoca anterior e iremos abrir as inscrições para as vagas disponiveis para esta epoca.

Anónimo disse...

acho que os jogos deveriam ser mais cedo,tão tarde(23h) sendo que pessoas tem trabalho ou outras estudam e depois nao descansam nada,so deixei a minha opiniao ;)

cumprimento